quinta-feira, 15 de abril de 2010

Livros Proféticos - O LIVRO DE HABACUQUE

O LIVRO DE HABACUQUE

O Nome de Habacuque.
Este nome significa "abraçar".

O Autor do Livro.
Diz no versículo 1:1 "O peso que viu o profeta Habacuque". Sabemos quase nada sobre Habacuque mesmo. Ele era profeta de Judá.

A Data do Livro.
Diz nos versículos 1:5-11 que foi quando os caldeus (Babilônia) estavam se levantando. Então, deve ser acerca dos anos 625-606 a.C. No ano 606 a.C. houve a primeira deportação de Judá para a Babilônia.

O Tema do Livro.
O livro de Habacuque é uma oração. Habacuque não se dirige ao povo de Deus, nem a um povo estrangeiro, mas apenas para Deus. Este Iivro é a oração de Habacuque para Deus. O versículo chave do Iivro é 2:4.

Esboço do Livro.
1. Um Peso. A fé lutando com o problema. Capítulo 1.
2. Uma visão. A fé encontrando a solução. Capítulo 2.
3. Uma Oração. A fé gloriando-se na segurança. Capítulo 3.

Observações.
Capítulo 1.
O profeta se encontra na agonia da perplexidade. Observe versículos 1:1-4. Habacuque quer saber de algumas coisas, mas para ele, Deus aparentemente está no siIêncio, inatividade e desinteresse. Nos versículos 5-11 Deus dá a resposta a Habacuque. Deus usou os Babilônicos (Caldeus) para castigar os assíricos e os judeus de Judá. Nos versículos 12-17 diz que isto criou para Habacuque outro problema. Porque Deus deveria punir Judá por meio de um povo muito pior que Judá? Habacuque decidiu aguardar a resposta da Palavra de Deus (2:1).

Capítulo 2.
Deus respondeu a Habacuque segundo a Sua vontade. Há tempo determinado para tudo (v. 3). O justo viverá pela sua fé (v. 4). Deus ia ajeitar tudo (v. 14). Os problemas, então, de Habacuque do capítulo I foram resolvidos. Por isso Deus falou o versículo 20, temos que esperar no Senhor. Porque no seu tempo, Deus resolverá tudo conforme a Sua vontade. Quando tudo parece terrível e incuravelmente errado (v. 5-19), a única coisa que possamos fazer, é esperar Nele.

Capítulo 3.
É a resposta de fé de Habacuque. Ele pediu reavivamento no meio destes anos de aflição e castigo da parte do povo de Judá (v. 2). Ele pediu reavivamento no meio desta infidelidade horrível de Judá. Habacuque gloriou-se nos poderosos feitos passados de Deus, e pelas vitórias dadas por Deus a Israel no Egito (v. 3-15). Nos versículos 18-19 sua fé se eleva acima de todas as dúvidas e temores. Habacuque passou de seu choro de dúvida para sua canção de confiança.


Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
Fonte: www.obreiroaprovado.com

3 comentários:

  1. Prezado pastor! estou de passagem em seu blog, investigando o livro de habacuque,para a matéria de ciências politica.Estou tentando descobrir o porque karl marx chama john loke de suplantador do livro de habacuque nos 18 brumário!

    ResponderExcluir
  2. ja estudo sobre os ILLUMINATII pois (O JUSTO PELA FÉ VIVERA FIQUEMOS POIS FIRME NAO ROCHA QUE CRITO O SALVADOR (EU CREIO)

    ResponderExcluir
  3. A BIBLIA DE QUE NO GRANDE JUIZO FINAL TODO O JOELHO SE DOBRARA E TODA LINGUA VIRA A CONFEÇAR QUE JESUS CRISTO É O SENHOR.

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails