quinta-feira, 15 de abril de 2010

Livros Proféticos - O LIVRO DE MALAQUIAS

O LIVRO DE MALAQUIAS

O Nome de Malaquias.
Este nome significa "meu anjo" ou "o anjo do Senhor". Está no fim do Velho Testamento e está olhando para a vinda do Messias, que é chamado em 3:1 "o mensageiro da aliança".

O Autor do Livro.
No versículo 1:1 diz que é Malaquias.

A Data do Livro.
Neste Iivro tem as úItimas profecias antes do siIêncio de 400 anos entre o Velho e o Novo Testamentos. 397 a.C. Esta história é mais de 100 anos depois dos profetas Ageu e Zacarias.

O Fundo do Livro.
O povo judeu está na sua terra de novo e muito relaxado nas coisas de Deus. É um apelo ao arrependimento por causa do seu pecado e à volta a Deus. Observe alguns versículos. 1:6, 1:9, 2:10, 3:7, 4:4. Note também os versículos. 1:7-8, 3:8-10. É rápido e fácil para o povo de Deus esquecer de seu Senhor.

O Esboço do Livro.

1. Apelo I — Em Vista do Pecado Presente. Capítulos 1-2.
O Senhor Fala — O apelo é feito aos Sacerdotes. 1:6-2:9.
Malaquias Fala — O apelo é feito ao Povo. 2:10-17.

2. Apelo II — Em Vista do Dia que Virá. Capítulos 3-4.
O dia julgará os culpados. 3:1-6. Portanto, o apelo. 3:7-12.
O dia abençoará os piedosos. 3:13-4:3. Portanto, o apelo. 4:4-6.

Observações.

1. O Formalismo e O Ceticismo.
Tem neste Iivro as raízes dos fariseus e dos saduceus. Formalismo — Fariseus (Farisaísmo). Ceticismo — Saduceus (Saduceísmo). Estas duas seitas judaicas que tem quando o Novo Testamento abre, podemos ver começando neste Iivro. Note os versículos seguintes. 1:2, 1:6-7, 2:17, 3:7-8, 3:13. Formalismo e Ceticismo evitam a verdade com auto-justificação. Isso descreve bem os fariseus e os saduceus. Eles evitaram a Palavra de Deus com suas próprias interpretações da Palavra de Deus.

2. A Profecia.
Jesus Cristo virá outra vez!

O Velho Testamento termina com esta promessa. 3:1. Depois de 400 anos de silêncio (entre os Testamentos), Jesus Cristo veio para ser o Salvador. Também Jesus Cristo virá no fim dos tempos a segunda vez. 4:2-6.

O Novo Testamento também termina com a mesma promessa. Jesus Cristo virá outra vez! Apocalipse 22:20.

Do mesmo jeito que depois da última promessa do Velho Testamento da Sua Vinda houve um tempo de silêncio, Ele veio; depois de muito tempo de silêncio desde a última promessa do Novo Testamento da Sua Vinda do Apóstolo João, Ele virá outra vez com toda certeza!

"Ora vem, Senhor Jesus"


Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
Fonte: www.obreiroaprovado.com

4 comentários:

  1. queria saber mais sobre malaquias, mas esse comentario foi otimo a paz de cristo.

    ResponderExcluir
  2. Há 1 semana atrás uma pessoa teve um sonho onde um familiar meu lhe pedia para ler 2 versículos bíblicos: um correspondia a Malaquias 2:13 (em diante) e outro Malaquias 3:1. O Deus vivo quis falar-nos numa situação familiar que vivíamos e a pessoa que deu a mensagem desconhecia. O 2º versículo achei que deveria partilhar porque não é só para nós, mas um alerta para todos: Cristo vem! Prepara-te!!

    ResponderExcluir
  3. Irmãos, a Bíblia nos "fala" em Hebreus 1.1 que antigamente DEUS falou de muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo FILHO.
    Entendo que a maior "revelação" de DEUS para conosco foi feita pelo derramamento do sangue do Cordeiro na cruz do calvário, portanto devemos conscientemente entender que "sonhos", "visões", "revelações" foram formas como DEUS utilizou-se para se comunicar com os seus exclusivamente no Velho Testamento. Agora, desde o sacrifício de Jesus Cristo, a maneira como ELE fala conosco, é única e exclusivamente por sua Palavra, a Bíblia!!!!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do que li aqui, muito bom o comentario de malaquias,mas tambem gostaria de dizer algo ao irmão adelson barbosa,querido irmão é uma pena que o irmão pensa asim,ou melhor veja o reino de Deus tão pequeno,uma das coisas melhores que temos é aprender a sonhar os sonhos de Deus para nossa vida,leia mai aprenda um pouco mai a viver em Espirito deixe este Espirito trabalhar mais na sua vida pois o nosso Deus ainda não mudou continua o mesmo falando ha nós que fomos eleitos por Ele para ser sacerdotes e profetas neste mundo então querido irmão deiche o Espirito santo de Deus trabalhar mais na sua vida.
    que Deus assim o abéçoe.

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails