quinta-feira, 15 de abril de 2010

Livros Proféticos - O LIVRO DE OSÉIAS

O LIVRO DE OSÉIAS

O Nome de Oséias.
Este nome significa "Libertador" ou "Salvador".

Autor do Livro.
Segundo o primeiro versículo do livro é Oséias.

Data do Livro.
Diz em 1:1 que era profeta em Israel durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá; e de Jeroboão até o fim, rei de Israel. Oséias era comtemporâneo dos profetas Amós, Isaías e Miquéias. 785 – 722 a. C.

Fundo do Livro.
Era profeta em Israel no momento crítico de Israel. O que Jeremias era para Judá, Oséias era para Israel. Porque Jeremias era o profeta em Judá quando foi levado cativo, e Oséias era profeta em Israel quando foi levado cativo. Israel na época de Oséias estava piorando demias e já já ia cair. Rei estava matando outro rei para ficar no seu lugar (Menaém matou Salum, Peca matou Pecaías, e Oséias matou Peca). Foi um período de tempo de traição, roubo, assassínio, idolatria e pecado. Por causa de tudo isso Israel ficou sem jeito (7:11). Pediu de ajuda, mas ninguém podia ajudá-la, por que Deus estava contra ela (5:5-15). O fim estava chegando.

Observe os males que Oséias lamentou e denunciou: perjúrio e mentira, 4:1-2; assassíno e derramamento de sangue, 4:2, 5:2, 6:8; gangues de assaltantes e sacerdotes assassinos, 6:9, 7:1; adultério, 4:2, 11, 14,7:4; perversão e falsidade, 10:4, 12:7; idolatria, 4:12-13, 8:5, 10:1, 5, 13:2; embriaguez, 4:11, 7:5; descuido total de Deus, 4:4, 10, 8:14.

O Esboço do Livro.
1. A História Inteira em Símbolo. Cap. 1-3.
2. O Pecado de Israel É Intolerável, e Deus É Santo. Cap. 4-7.
Acusação em Cinco Partes, cap. 4-5.
A Volta Fictícia de Israel, cap. 6.
A Cura Impossibilitada, cap. 7.
3. Israel Será castigada porque Deus É Justo. Cap. 8-10.
A Trombeta do Juízo, cap. 8.
Capítulos Expressivos da Ira Vindoura, cap. 9-10.
4. Israel Será Restaurada. Cap. 11-14.
Anseio Divino, cap. 11.
Mesmo Assim Israel Deve Sofrer, cap. 12:1-13:8.
A Vitória Final, cap. 13:9-14:9.

Observações.
1. O Casamento de Oséias Trágico e Triste. Cap. 1-3.
Qual tipo de casamento foi este de Oséias? Simbólico, mandado por Deus, ou casamento com uma mulher idólatra que se tornou adúltera? Deve ser que seja que Oséias casou com uma mulher que depois fez estas coisas contra ele. Faz mais sentido para acreditar que Oséias casou com a mulher que achou fiel a Deus e a ele, mais depois ela ficou infiel. Israel é esta mulher simbolicamente. Esta nação foi tirada da idolatria para ser a esposa de Deus. Depois de alguns anos ela foi infiel a Deus, seu marido, praticando todo tipo de adultério espiritual com as religiões falsas ao seu redor. Observe o resultado da infidelidade dela a Oséias. Simbolicamente mostra também o resultado da infidelidade de Israel a Deus. É mostrado pelos significados dos nomes dos filhos que nasceram da esposa de Oséias por causa da sua infidelidade. 1. Jizreel que é o filho primogênito, e significa "espalhado por Deus". 2. Gômer que significa "falhando". 3. Lo-Ruama que significa "desfavorecido", "não amada", ou "aquela que jamais conheceu o amor de um pai". É duvidoso que era a filha de Oséias. 4. Lo-Ami que significa "não são meu povo" (não é meu parente). Sem dúvida não foi filha dele. Tudo isso descreve perfeitamente a condição de Israel espiritualmente. Deve notar a comparação que Deus dá de Israel e da mulher infiel ao seu marido. (2:1-6). Mas, também depois dá a promessa da restauração de Israel futuramente pela sua graça. (1:10-11, 2:14-3:5).

2. O Pecado de Israel. Cap. 4-7.
3. O Castigo de Israel – Deus É justo. Cap. 8-10.
4. O Futuro Abençoado de Israel. Cap. 11-14


Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails