sexta-feira, 14 de maio de 2010

Personagens Bíblicos - CALEBE

NÚMEROS 13:1-14:12; 26:64,65; JOSUÉ 14:6-15

Calebe é um homem da história porque foi um homem de fé. Quando tinha 40 anos, foi escolhido para representar sua tribo Judá e ir espiar as terras de Canaã. Havia 12 homens escolhidos, um de cada uma das tribos de Israel. Partiram de Cades Barnea, passaram Hebrom e chegaram ao riacho de Escol, lá apanharam um cacho de uvas tão grande que precisou ser carregado em um mastro por dois homens, sendo o tempo das primeiras uvas maduras. Levaram também romãs e figos quando retornaram, 40 dias depois de vascular a terra.

Quando os 12 homens retornaram, mostraram o fruto da terra e disseram "É uma terra boa, onde emana leite e mel, mas não podemos ir e possui-la, como disse o Senhor. Está cheia de gigantes, e somos gafanhotos comparados a eles".

Havia ainda esse grande homem chamado Calebe que acalmou o povo e disse, "Vamos em frente e a possuamos porque somos capazes". Obviamente Calebe estava confiando na Palavra de Deus enquanto os outros homens estavam olhando apenas para os obstáculos. Houve apenas um homem que concordou com Calebe. Era um homem da tribo de Efraim chamado Oséias. Moisés o chamou Josué e esse é o nome pelo qual é conhecido.

Bem, tragicamente os filhos de Israel acreditaram nos homens de fraca fé mais do que em Calebe e Josué. O povo passou a noite chorando e dizendo que desejavam ter morrido no Egito ou no deserto. Disseram, "Vamos apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe até a morte e apontar outro líder para conduzi-los de volta ao Egito."

Deus ficou muito bravo com essa incredulidade e rebelião e, por isso, disse que deixaria Israel no deserto até que cada um dos homens adultos, exceto Josué e Calebe, morressem e, então, colocaria seus filhos na terra prometida. Por causa da fé de Calebe, 45 anos mais tarde recebeu a montanha que tinha espionado.

Somos cristãos como Calebe ou somos como os descrentes israelitas? Quando Deus fala, devemos acreditar nEle sem reservas e agir segundo Sua Palavra.

Perguntas – CALEBE

1. Qual era a tribo de Calebe?
2. Que trabalho foi atribuído a ele?
3. Quantos anos tinha nesse tempo?
4. Onde estava Israel quando os espiões foram enviados?
5. O que lhes foi incumbido de descobrir sobre a terra?
6. Foi-lhes dito para trazer frutas ou fizeram isso por conta própria?
7. Em que estação foram espiar a terra?
8. Qual foi a fruta mais extraordinária?
9. Como foi carregada?
10. Quais outras frutas foram trazidas?
11. Como era chamado o lugar das uvas?
12. Quantos tempos gastaram espiando a terra?
13. O que disseram emanar da terra?
14. O grupo de espiões achou que Israel poderia ir para lá?
15. Por que ficaram com medo de ir para a terra?
16. Todos os espiões concordaram com essa opinião?
17. Quais dois não concordaram? E o que esses pensavam?
18. Quais dos espiões Israel acreditou?
19. O que Deus fez em decorrência de sua decisão?
20. O que aconteceu a Calebe como resultado da sua fé?



Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails