segunda-feira, 10 de maio de 2010

Personagens Bíblicos - MOISÉS DIANTE DO FARAÓ

ÊXODO 7; 12:29-33

Quando Moisés tinha 80 anos, 40 anos depois de ter abandonado o Egito e ir para Midiã, voltou e compareceu diante do Faraó com seu irmão Arão. A mensagem de Moisés em nome de Deus para o Faraó era simples, "permita que Israel deixe de servi-lo, porque devem servir a mim (o Senhor)". A resposta do Faraó foi hostil e blasfemadora. "Não conheço o Senhor, nem permitirei que o povo deixe de ser meu escravo".

Deus tinha alertado Moisés que essa seria a resposta do Faraó e disse-lhe o que fazer quando o Faraó se recusasse. Então Moisés e Arão iniciaram uma serie de milagres. Arão lançou seu bastão no chão e ele virou uma serpente. Os mágicos do Faraó fizeram o mesmo. Seus bastões viraram serpentes, mas a serpente de Arão engoliu as deles. Depois disso, transformaram a água do Egito em sangue e depois encheram a terra de sapos e piolhos. Mas nenhuma dessas três pragas mudou o coração do Faraó para a obediência. Depois, então, a terra encheu-se de moscas, depois adoeceu o gado e as ovelhas e furúnculos tomaram conta dos egípcios. Ainda assim não houve arrependimento. Depois, ainda, Deus mandou chuva e pedras de granizo, destruindo plantas, árvores e animais, como também pessoas. O Faraó prometeu então a liberdade, mas, quando a tempestade passou, recusou-se permitir que se fossem. Deus enviou gafanhotos para comer a colheita e a praga de uma escuridão profunda. Com tudo isso, o Faraó não se arrependeu.

Deus, então, deu a Moisés instrução para a instituição da páscoa em Êxodo 12. Disse-lhe que o anjo da morte passaria pelo Egito à meia noite e o primogênito de cada família morreria. Os israelitas deviam aspergir o sangue do cordeiro nas umbrais das suas portas, assim o anjo da morte passaria por cima eles. Isso foi feito e tudo aconteceu segundo a Palavra de Deus. Naquela noite o Faraó enviou Moisés e todos os israelitas para fora das terras do Egito, incluindo todo seu gado, ovelhas e pertences. Os egípcios também deram ao povo de Israel muitas jóias e bens pessoais.

Dentre as muitas lições que podemos aprender desse confronto com homens de Satanás, a verdade é que Satanás opera milagres e sempre tenta fazer que seus feitos se pareçam com os de Deus o máximo possível. Fazia isso através dos mágicos e ainda faz hoje.

Perguntas – MOISÉS DIANTE DO FARAÓ

1. Qual era a mensagem de Moisés para o Faraó?
2. Qual foi a resposta do Faraó?
3. Por que o Faraó queria segurar o povo?
4. Qual foi o primeiro milagre que Moisés e Arão fizeram?
5. O que os mágicos fizeram em resposta a isso?
6. Como Deus provou Seu poder sobre os mágicos?
7. Qual foi a primeira praga que veio sobre o Egito?
8. Qual foi a primeira praga usando criaturas vivas?
9. Cite os três insetos que Deus usou para aborrecer o Egito?
10. Qual o uso que Deus fez dos elementos da natureza?
11. Qual doença veio sobre os animais?
12. Qual aflição veio sobre todas as pessoas?
13. Essas pragas vieram sobre o povo de Israel?
14. Esses julgamentos fizeram que o Faraó se arrependesse?
15. Durante esses eventos, o Faraó disse que arrependesse?
16. Moisés se ofereceu uma oração a pedido do Faraó?
17. Deus respondeu à oração do Faraó?
18. O que o Faraó fez então?
19. Qual foi o último julgamento sobre o Egito?
20. Como Israel escapou desse julgamento?



Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails