quarta-feira, 5 de maio de 2010

Personagens Bíblicos - A VIDA DE ABRAÃO

GÊNESIS 18:1-22

Versículo para memorização – Gênesis 17:19

(Os estudantes da Bíblia mais entusiasmados leiam Gênesis 13-18)

Aprendemos sobre um homem chamado Abrão, como Deus o chamou e os grandes planos que tinha para ele. Muitas vezes, Abrão foi tolo e incrédulo, mas Deus é sempre fiel.

Abraão era rico assim como Ló, seu sobrinho. Tinham tantos rebanhos que houve problemas entre seus pastores, então se separaram. Abrão habitava na montanha e Ló mudou-se continuamente mais perto de Sodoma, uma cidade bastante perversa, até que chegou a viver nela. Certa vez foi capturado por um guerreiro perverso e Abrão foi e, com a benção de Deus, libertou Ló, mas Ló continuou a viver em Sodoma.

Depois disso, Deus apareceu outra vez para Abraão e o relembrou de todas as promessas que ele tinha recebido de Deus. Em vez de confiar e esperar unicamente no Senhor, Abrão e Sarai inventaram um plano maldoso para ter um filho. O plano realizar-se com o uso impróprio de Agar (serva de Sara). Agar teve um filho de Abrão. Esse filho foi chamado Ismael, e foi o desejo de Abrão que Deus abençoasse Ismael, e que as promessas viriam através dele. Entretanto Deus recusou-se a fazer isso e relembrou Abrão de que Sarai deveria ter um filho e que, somente através desse filho, Isaque, viria a benção. Podemos aprender de tudo isso, que Deus tem Seus meios de fazer as coisas e que nunca as faz de outra maneira. Em vez de Ismael tornar-se o abençoado, como Abrão desejava, tornou-se uma grande nação e é uma maldição para a verdadeira semente de Abrão ainda hoje. Depois disso Deus apareceu a Abrão, cujo nome foi mudado, por Deus, para Abraão. O nome de Sarai também foi mudado para Sara. Abraão tinha aproximadamente 100 anos e Sara, 90. Relembre-se de que a expectativa de vida está diminuindo continuamente por causa do pecado e da enfermidade, e a idade para se ter filhos agora vai dos 25 aos 70 anos. Mas Deus diz que agora é o tempo. Em menos de um ano Sara terá o filho prometido. Abraão e Sara podiam regozijar-se muito no Senhor agora pela benção que esperava há anos, e pela qual até pecaram, mas que agora vinha através do poder e graça de Deus.

Perguntas – A VIDA DE ABRAÃO

1. Abrão sempre foi fiel a Deus?
2. Abraão era um pobre pastor?
3. Quem era Ló?
4. Qual foi o problema que houve entre Abrão e Ló?
5. Qual foi a solução deles para esse problema?
6. Onde Abrão foi viver depois disso?
7. Onde Ló foi viver depois disso?
8. Que tipo de vizinhos Ló teve?
9. O que aconteceu quando Ló foi capturado?
10. Qual era o nome da serva de Sarai?
11. Que papel ela desempenhou na vida de Abrão?
12. Qual era o nome do filho que ela deu a Abrão?
13. Qual era o plano de Abrão para Ismael?
14. Qual foi a resposta de Deus para o pedido de Abrão?
15. Qual foi o efeito que Ismael teve sobre a semente de Abrão?
16. O que Deus chamou Abrão?
17. O que Deus chamou Sarai?
18. Qual era a idade de Abraão e Sara quando Isaque nasceu?
19. Abraão era um grande guerreiro?
20. Quem abençoou Abraão depois da batalha?



Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails