domingo, 27 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - CORNÉLIO

ATOS 10:1-48

Cornélio é um personagem bíblico do qual concerne muita doutrina bíblica, por isso fica difícil colocar tudo sobre ele em uma única lição. Primeiramente, tomemos conhecimento de que era um centurião romano, um gentio. Era um homem bom, humanamente falando, e certamente religioso. Acreditava em Deus e o temia, mas isso não significava que estava salvo, porque o Senhor Jesus claramente estabeleceu: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Cornélio não conhecia Jesus como seu Salvador pessoal, então Deus enviou um anjo para dar-lhe instrução sobre como mandar buscar um pregador que lhe falasse de Jesus. Mas havia um outro problema. Pedro foi o mensageiro escolhido e ele não freqüentava a casa dos gentios. Entretanto, Deus novamente trabalha para preparar tanto o mensageiro quanto o ouvinte. Deus enviou uma visão a Pedro, que se encontrava em Jope, na casa de Simão, o curtidor. Essa visão tinha como objetivo revelar a Pedro que, agora, os judeus deveriam pregar para os gentios e tratá-los como irmãos, quando estivessem salvos, pois Deus os tornaria um em Cristo Jesus.

Foi imediatamente após essa revelação que os mensageiros de Cornélio vieram à casa de Simão, o curtidor; então Pedro, à ordem de Deus, foi com eles e levou consigo um grupo de crentes judeus que tinha em sua companhia. Quando chegou à casa de Cornélio, estavam reunidos e esperando ansiosamente a mensagem do Senhor. Da maneira como Pedro pregou no dia de Pentecostes e como Felipe pregara na Samaria, Pedro, agora, pregou Jesus à casa de Cornélio e criam em sua mensagem.

Na mesma hora enquanto a mensagem estava sendo dita e aceita, o Espírito Santo pousou sobre à casa de Cornélio e conversaram em línguas estrangeiras de acordo com a profecia de Joel, provando a Pedro e aos judeus que estavam com ele que Deus também lhes havia enviado o Espírito Santo.

Então Pedro questionou pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, não para que podem receber o Espírito Santo, mas porque receberam o Espírito Santo, o que é uma evidência irrefutável de sua salvação.


Perguntas – CORNÉLIO

1. Onde Cornélio vivia?
2. Qual era sua nacionalidade?
3. Qual era seu emprego?
4. De que grupo era líder?
5. Era fielmente religioso?
6. Acreditava em Deus verdadeiramente?
7. Era um homem salvo?
8. Que visão teve?
9. Que instrução lhe foi dada?
10. Quem ele deveria mandar buscar?
11. Em qual cidade esse mensageiro estava?
12. Na casa de quem ele estava sendo hospedado?
13. Pedro era conhecido por pregar aos gentios anteriormente?
14. Que visão Deus deu a Pedro?
15. Qual foi a reação de Pedro e a instrução de Deus?
16. Pedro estava ansioso para ir com os mensageiros?
17. Quando Pedro chegou à Cesárea, sobre o que conversou?
18. O que aconteceu, quando pregou?
19. Que ato simbólico foi realizado?
20. Eles foram salvos antes ou depois do batismo?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails