sexta-feira, 25 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - FELIPE

ATOS 6:1-7; 8:1-8, 26-40

O Felipe que estamos estudando nesta lição não é mencionado nas Escrituras pelo nome antes de Atos 6. É quase certo, entretanto, que ele também seja um dos setenta autorizados e enviados por Jesus, em Lucas 10, porque exerce dons sobrenaturais que só eram exercidos por homens que houvessem sido autorizados pessoalmente por Jesus durante o seu ministério sobre a Terra. A única exceção para isso é o apóstolo Paulo.

Felipe, provavelmente um dos setenta discípulos, é escolhido como um dos sete administradores da alimentação de órfãos e viúvas, em Atos 6:3-5. É facilmente distinguido do Apóstolo Felipe, um dos doze apóstolos, porque, na dispersão, em Atos 8:1, os apóstolos permaneceram em Jerusalém, e Felipe foi para Samaria. Esse é um passo muito importante, pois é o primeiro passo para fora da Judéia na realização da grande comissão que foi dada em Atos 1:8. O povo da Samaria era somente judeus mestiços e, até a ascensão, não houve uma comissão a pregar-lhes o evangelho, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Enquanto Felipe pregou-lhes, muitos acreditaram e vários milagres foram realizados entre eles (Atos 8:6-8).

Foi no meio dessa grande cruzada que Deus falou com Felipe e disse-lhe para deixar a cidade de Samaria e ir para o deserto, onde pregaria a um único homem, um eunuco etíope. Isso pode parecer um tanto estranho nessa época de “evangelização em massa”, mas existe uma grande lição nisso tudo. É a lição de que Deus demonstra misericórdia onde Ele escolhe (Romanos 9:15). Podem ser multidões de samaritanos indignos ou multidões de judeus indignos. Por outro lado, Deus pode abandonar as multidões e enviar Seu mensageiro para um único eunuco indigno da Etiópia. De qualquer modo, é direito de Deus, é a escolha de Deus, é a obra de Deus. Quando agimos segundo a vontade de Deus, Ele abençoa se for um indivíduo ou se for uma multidão. O fato é que Deus só salva indivíduos, talvez um dentre uma enorme multidão, ou um único no caminho para Gaza ou para Damasco.

Perguntas – FELIPE

1. Em que lugar das Escrituras o nome deste Felipe é mencionado pela primeira vez?
2. Era um apóstolo?
3. Tinha dons de cura, etc.?
4. Era capaz de expulsar demônios?
5. Qual era o grupo de origem do qual parecia fazer parte?
6. Como podemos discerni-lo do Apóstolo Felipe?
7. A qual cidade foi enviado?
8. O que tornou essa cidade diferente de Jerusalém?
9. Felipe foi propriamente incumbido de ir para a Samaria?
10. Humanamente falando, por que Felipe deixou Jerusalém?
11. O povo de Samaria gostava de seu ministério?
12. O seu trabalho teve um sucesso divino nesse lugar?
13. Por que deixou a cidade?
14. Quais apóstolos foram à cidade para completar sua obra?
15. Felipe foi até quem depois disso?
16. Onde esse homem se encontrava (em que caminho)?
17. Cite duas coisas que esse eunuco estava fazendo, quando Felipe o encontrou.
18. Qual foi o resultado da mensagem de Felipe?
19. Que pedido esse homem fez a Felipe?
20. Em que cidade Felipe foi encontrado mais tarde?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails