terça-feira, 29 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - FÉLIX

ATOS 23:23-24:26

Félix não é um personagem Bíblico significativo por causa de sua justiça, mas por causa de sua falta de caráter. Ele não é um defensor fervoroso do mal como Judas ou Nero. Simplesmente tinha uma atitude neutra como Pôncios Pilatos e desempenhou um papel de procrastinador, para a perda de sua alma.

Paulo tinha sido preso ilegalmente por Ananias, o sumo sacerdote, e seus cúmplices. Haviam se comprometido a assassinar Paulo antes de comerem ou beberem (Atos 23:12). Envolveram um capitão do exército romano, Cláudio Lísias que, quando descobriu a conspiração dos mesmos, empregou duzentos soldados, setenta cavaleiros e duzentos lanceiros para, durante a noite, levar Paulo a Cesárea até o governador Félix.

Primeiramente, Félix ocupou-se do julgamento de Paulo e ouviu as acusações de Ananias e as de suas falsas testemunhas. A defesa de Paulo correspondeu à pregação do evangelho (morte, sepultamento e ressurreição) de Cristo. Na vez seguinte, ouviu Paulo, não tanto para que ele se defendesse, mas apenas para que ele falasse da fé em Jesus Cristo (Atos 24:24). Foi nesse momento que Paulo pregou-lhe na mais direta e simples maneira sobre justiça, temperança (essas duas coisas se ligam diretamente com a vida pecaminosa de Félix) e sobre o julgamento vindouro (o que tratou diretamente o encontro de Félix com Deus um dia).

Tão poderosa foi a convicção do Espírito Santo sobre Félix que ele literalmente tremeu. Reconheceu seu pecado, reconheceu a oferta de perdão de Deus, reconheceu o mandato de se arrepender. Não rejeitou verbalmente o apelo, simplesmente adiou seu arrependimento (ele procrastinou). Sua declaração foi: “Eu te ouvirei novamente em momento oportuno.” Ouviu Paulo outras vezes (versículo 26). Entretanto, nunca mais ficou tão convencido e o versículo 27 indica que Félix, finalmente, atuou contra Paulo, sua mensagem e seu Salvador. Podemos, assim, prever que Félix esteja no inferno hoje, porque esperou até que fosse tarde demais.


Perguntas – FÉLIX

1. Qual era a posição de Félix?
2. Onde ficava seu local de trabalho?
3. Que grande homem ele julgou?
4. Que líder judeu queria Paulo morto?
5. Que pacto ele e seus seguidores fizeram em relação a Paulo?
6. Quem arruinou esse plano e resgatou Paulo?
7. Qual era a posição de Cláudio Lísias?
8. Quem informou Cláudio sobre o plano?
9. Para onde Cláudio enviou Paulo e quando?
10. Ao todo, quantos soldados, etc, ele utilizou?
11. Para quem Paulo foi enviado?
12. Como Cláudio explicou a chegada de Paulo?
13. Quem acusou Paulo perante Félix?
14. Qual foi o ponto central da defesa de Paulo?
15. Paulo ficou isolado na prisão depois disso?
16. O que aconteceu quando Félix ouviu Paulo novamente?
17. Sobre quais três áreas da verdade Paulo falou perante Félix?
18. Félix negou as verdades que Paulo pregou?
19. Qual foi a decisão de Félix aquele dia?
20. Descreva com suas palavras quais foram os resultados.


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails