quarta-feira, 30 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - FILEMOM

LEIA O LIVRO DE FILEMOM

Filemom não é um personagem Bíblico realmente significativo. Seu nome aparece apenas uma vez nas Escrituras e nenhum de seus atos ou palavras estão registrados. Eu o incluí nessa série, porque isso proporciona uma boa ocasião para estudar a Epístola a Filemom.

Filemom foi um cristão que viveu na cidade de Colossos. Conheceu Paulo e muitos de seus companheiros trabalhadores, como Marcos, Lucas, Epafras, Aristarco e Demas.

Na época de Filemom, se um homem obtivesse uma dívida muito alta, vendia a si mesmo ou, às vezes, seus filhos para serem escravos por um período de tempo (não excedendo sete anos). O dinheiro pelo qual era vendido pagava seus débitos e ele servia seu comprador para indenizá-lo. Filemom comprou desta maneira uma pessoa chamada Onésimo. Isso significa que Onésimo concordou em servir Filemom por um período de tempo, mas, em vez disso, roubou-o e fugiu para Roma.

Em Roma, conheceu o apóstolo Paulo, que era prisioneiro, mas era autorizado a alugar sua própria casa por determinado período para proclamar e ensinar a Palavra de Deus (Atos 28:28-31). Mais tarde, Paulo era colocado na prisão e depois degolado. O encontro de Onésimo com Paulo iria mudar a sua vida e muitas outras. Paulo o conduziu até Cristo e lhe ensinou o caminho de Deus. Ele veio a amar muito Onésimo e Onésimo também amou Paulo.

A Epístola a Filemom é uma carta que Paulo escreveu para ele e lhe enviou por meio de Onésimo, que devolveu a seu mestre. Pelo simples fato de termos a Epístola a Filemom, podemos ter certeza de que Onésimo estava arrependido de seu pecado, que a confiança de Paulo não foi inapropriada e que ele voltou para seu mestre. A mensagem desse curto mas extraordinariamente grande livro da Bíblia tipifica o plano de Deus para a salvação dos homens. Leia cuidadosamente os versículos 17 e 18. Paulo diz “recebe-o como a mim mesmo”. (Confie a ele qualquer mérito que você considerar meu.) Este é o fundamento sobre o qual Deus nos recebe. Ele confia em nós o mérito de Cristo. Novamente, Paulo diz “se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta”. Na cruz do Calvário, Deus colocou todo meu pecado na conta de Cristo, e Jesus meu Salvador pagou a conta. Somente por fazer isso eu tenho a vida eterna.


Perguntas – FILEMOM

1. Que livro da Bíblia Filemom escreveu?
2. Filemom era um cristão poderoso?
3. Filemom era um pregador?
4. Vivia em qual cidade ou perto de qual cidade?
5. Cite o nome de alguns dos companheiros de Paulo que ele conheceu.
6. Conheceu Paulo pessoalmente?
7. Qual era o nome de seu servo?
8. Foi malvado ou cruel com esse homem?
9. Que coisa maldosa Onésimo fez?
10. Para onde foi depois desse crime?
11. Que grande evento aconteceu em sua vida lá?
12. O que Paulo disse para Onésimo fazer?
13. Onésimo fez isso? Como sabemos?
14. Paulo aconselhou Filemom a punir seu servo? Por quê?
15. Antes de sua partida, Onésimo foi um bom servo?
16. Por que Paulo não manteve Onésimo com ele como um ministro do evangelho?
17. Como Paulo disse que Filemom deveria receber Onésimo?
18. O que Paulo disse para Filemom fazer com as ofensas de Onésimo?
19. O que disse para Filemom fazer com suas dívidas?
20. Explique como isso está relacionado com o plano de Deus de salvação.


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails