domingo, 6 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - HERODES ANTIPAS E HERODIAS

MATEUS 14:1-12; MARCOS 6:17-28

É trágico quando se registra somente más notícias e nada de bom sobre uma pessoa, mas é o caso de Herodes e Herodias. O homem de que se fala aqui, Herodes Antipas, é um dos três filhos de Herodes o Grande. Seus irmãos eram Filipe II e Arquelau. Herodes Antipas tomou a Herodias, esposa de seu irmão Filipe. Isso aparentemente envolveu terrível cobiça e infidelidade de ambas as partes pois quando João o Batista, o fiel profeta de Deus, repreendeu Herodes por ter tomado a mulher de seu irmão; Herodes o aprisionou e Herodias o odiou ainda mais, pedindo sua morte.

Um homem que se entrega a prazeres sexuais invariavelmente torna-se vítima disso, e nunca senhor. E isso ocorreu com Herodes. Seu pecado fez que João o repreendesse e seu orgulho levou ao aprisionamento de João. Quando ele, em um aniversário, deu uma festa a si mesmo e envolveu-se com outros bêbedos sensuais o palco ficou pronto para Satanás atuar. Herodias enviou sua bela filha à sala de banquete para dançar danças exóticas para esses homens vis. Quando as vis paixões desses homens foram despertadas, Herodes, bêbado, prometeu a ela o que ela quisesse, até a metade do reino, se continuasse sua dança. Quando ela foi a sua mãe ímpia para ver o que deveria pedir, Herodias viu sua chance de se vingar do pregador que a havia humilhado. Disse a sua filha que pedisse a cabeça de João o Batista sobre uma travessa. Que condição triste se encontra um coração quando o desejo de vingança está acima de tudo.

Herodes não queria exatamente matar João, sabendo que era um verdadeiro homem de Deus. Entretanto, agora estava enganado por seu próprio pecado, promessa negligente e orgulho, então mandou degolar a cabeça de João.

Quando você lê a Bíblia, não encontra nenhum registro de uma boa atitude de Herodes, encontra apenas que assassinou João. É uma pena um homem com tal oportunidade ser tão mal e inútil.

Perguntas – HERODES ANTIPAS E HERODIAS

1. Quem era o pai de Herodes Antipas?
2. Quantos irmãos tinha?
3. Por que era errado Herodias ser sua esposa?
4. Qual era o título de Herodes?
5. Quem se tornou inimigo de Herodes e Herodias?
6. Como que ele causou o ódio deles?
7. O que Herodes fez por causa da repreensão de João?
8. Herodias se satisfez com a punição de João?
9. Em que ocasião houve o banquete de Herodes?
10. Quem foi a responsável pelo fato da filha de Herodias dançar para eles?
11. Que tipo de promessa tola Herodes fez a ela?
12. A quem ela foi se aconselhar diante dessa oportunidade?
13. O que Herodias disse-lhe que pedisse?
14. Esse pedido agradou Herodes?
15. O que ele fez em relação a isso?
16. Por que foi em frente e fez o que lhe foi pedido?
17. Onde João foi decapitado?
18. Como sua cabeça foi trazida a ela?
19. Você acha que Herodes e Herodias, com toda sua riqueza e sociabilidade, foram felizes?
20. O que aconteceu com o corpo de João?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails