terça-feira, 1 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - JÓ

JÓ - CAPÍTULOS 1, 2 E 42

Jó é um personagem de profundo interesse para o cristão e um exemplo notório para a humanidade em geral. É mencionado em outros dois livros da Bíblia, Ezequiel (14:20) e Thiago (5:11). Para aprendermos a respeito desse personagem, entretanto, devemos estudar o livro escrito sobre ele.

As três principais figuras do livro são Deus, Satanás e Jó. O livro se inicia com Satanás difamando Jó, alegando que servia a Deus somente por causa da sua prosperidade e que não tinha amor por Ele. Deus permitiu que Satanás levasse todas as suas riquezas e seus filhos. Jó não entendeu, ainda assim confiava em Deus. Satanás, então, tomou a saúde de Jó e lançou-lhe uma dolorosa aflição, cobrindo-o com úlceras malignas, até que a própria esposa de Jó disse-lhe que amaldiçoasse a Deus e morresse.

Os amigos de Jó vieram e apenas sentaram-se ao seu lado, fitaram-no durante dias, e, então, quando falaram, acusaram-no de pecados secretos. Jó negou tudo com veracidade. Sabia que a aflição estava na mão de Deus, mas não entendia o por quê de tudo. Enunciou a profunda necessidade do homem de possuir um mediador entre si e Deus (Jó 9:32). Falou sobre sua fé em um Salvador vivo, sobre a ressurreição do Salvador, vindo à terra, e também sobre a sua própria ressurreição (Jó 19:25-27). Compreendia tudo isso e se alegrava, porém seu coração clamava "por que essa aflição". Esse questionamento é uma acusação contra a justa soberania de Deus.

Finalmente, nos capítulos 38-41, Deus conversa com Jó dentro de um redemoinho. Explica a Jó, em essência, que o homem não pode conhecer as obras de Deus e não tem direito de questioná-las. No último capítulo, Jó arrepende-se da justiça própria de um homem bom. Agora, entendendo Deus, sabe que os melhores homens não são nada (Jó 42:1-6). Depois disso, Deus deu-lhe de volta sua saúde e muito mais do que tudo o que possuía antes.

Devemos aprender deste livro, entre outras coisas, a não questionar Deus. Seus métodos não são como nossos métodos, porém, Seu conhecimento e Sua ação são perfeitos.

Perguntas – JÓ

1. Quem são os três personagens principais do livro de Jó?
2. Onde Jó vivia?
3. Que tipo de pessoa era moralmente?
4. Qual era a sua situação financeira?
5. Era um homem muito religioso?
6. Por que Satanás disse que Jó era bom?
7. O que Satanás pediu primeiro a Deus para invalidar a fé de Jó?
8. Quantos filhos Jó tinha no princípio?
9. Qual foi a segunda requisição de Satanás contra Jó?
10. Qual foi a aflição física atribuída a Jó?
11. Os amigos de Jó permaneceram com ele e confiaram nele?
12. A esposa de Jó comportou-se corretamente?
13. Jó disse que era um homem bom?
14. Quantos amigos foram ver Jó?
15. Esses amigos condenaram Jó na cara?
16. Eram justificados na sua condenação?
17. Há profecias bíblicas no livro poético de Jó?
18. Deus fala diretamente com Jó neste livro?
19. De onde Deus fala?
20. Qual foi a resposta de Jó para a reprovação de Deus?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails