sexta-feira, 18 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - JUDAS

JUDAS VERSÍCULOS 1-25; MATEUS 10:3; MARCOS 3:18; LUCAS 6:16

Versículo para memorização - Lucas 6:16

Aqui está um homem conhecido na Bíblia por pelo menos quatro nomes diferentes. Marcos refere-se a ele somente como Tadeu (Marcos 3:18). Mateus refere-se a ele como Labadeu, cujo sobrenome era Tadeu. Comparando a lista de Apóstolos em Mateus e Marcos à lista apresentada por Lucas, descobrimos que ele também era conhecido como Judas, irmão de Tiago (Lucas 6:16). Isso fica mais evidente pelo fato de que ainda no cenáculo, onde Jesus comeu a Páscoa sozinho com os Apóstolos, Judas (não o Iscariotes) apresentou-Lhe uma questão (João 14:22).

Na epístola que leva o seu nome, ele identifica-se como Judas, o irmão de Tiago. É obvio, portanto, que estamos falando sobre Judas filho de Maria e Alfeu, o primo do Senhor Jesus Cristo.

Judas não foi um Apóstolo altamente reconhecido durante a vida de Cristo, mas parece ter sido um Apóstolo muito sério e discernente. A epístola geral de Judas, foi, em natureza, como a escrita por seu irmão Tiago. Tiago escreveu sobre problemas na conduta cristã e falsa religião. Judas escreveu para contender pela fé dada aos santos. A maior parte de sua epístola é dirigida para a exposição de falsos professores e falsos profetas. Ele fala sobre a natureza, conduta e julgamento eterno deles.

Judas foi aparentemente um bom estudioso das verdades do Velho Testamento e da história hebraica. Registra verdades aprofundadas sobre Satanás e o arcanjo Miguel. Dá-nos discernimento sobre a pecaminosidade de alguns personagens do Velho Testamento.

Deveríamos ter notado até agora, em nossa série de lições sobre os Apóstolos, que o Senhor não escolheu apenas um tipo de pessoa para o Apostolado. Escolheu todo tipo de pessoa, que possuem pontos fortes e fraquezas diferentes. Somos edificados e instruídos por aquilo que está registrado sobre eles, tanto seus sucessos como seus fracassos. E assim acontece conosco, Deus chama diferentes tipos de pessoas para diferentes tipos de trabalhos. Respeitemos, portanto, essas diferenças.

Perguntas – JUDAS

1. Qual era o sobrenome de Judas?
2. Cite dois outros nomes pelos quais ele era chamado.
3. Qual o nome do Apóstolo que era seu irmão?
4. Ele tinha outros irmãos?
5. Tinha irmãs?
6. Qual era o nome de seu pai?
7. Qual era o nome de sua mãe?
8. Que parentesco tinha com Jesus?
9. Há alguma afirmação ou questão feita por ele registrada nos Evangelhos?
10. Há alguma obra realizada por ele particularmente?
11. Qual era a ocupação secular de Judas?
12. Ele era um estudioso da Bíblia?
13. Sua carta é de alguma forma parecida com a de seu irmão?
14. Exorta que seus leitores façam o que?
15. Sua carta é mais longa ou mais curta do que a de seu irmão?
16. Fala bem de todos os homens?
17. Por que se tem a impressão de que o Senhor chamou homens que têm diferentes tipos de vida?
18. Judas ensina que devemos fazer piada de Satanás?
19. Qual anjo ele diz que contendeu com Satanás?
20. Qual foi o motivo da contenda?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails