domingo, 27 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - O CARCEREIRO DE FILIPOS

ATOS 16:19-40

Estudamos, na lição 37, como Paulo e Silas foram surrados e aprisionados. O homem responsável por mantê-los aprisionados era o carcereiro de Filipos, que é o assunto desta lição. Ele participou no açoitamento de ambos e foi encarregado de garantir que não escapassem. Estaria sob sentença de morte se isso acontecesse; então os colocou nas celas de segurança máxima na prisão e cruelmente prendeu seus pés em um tronco de madeira. Você pode imaginar o sofrimento e a miséria de Paulo e Silas? Você deve esperar que Paulo e Silas, bem como Deus, tenham sentido profundo desprezo por esse homem cruel, mas, na verdade, estavam cheios de compaixão, porque era ele o verdadeiro prisioneiro.

Deus providenciou todas essas coisas em preparação para salvar esse homem. Durante a quietude da noite, por volta da meia noite, um canto foi ouvido por todos os prisioneiros. Seriam aqueles pobres pregadores açoitados? Sim, eram eles, que estranho! Parecia que deveriam estar chorando e lamentando. Naquele momento, a terra começou a tremer e as portas da prisão abriram-se e o carcereiro foi acordado. A sua conclusão foi que não haveria esperança para ele, a mão de Deus havia se movido contra ele e os prisioneiros partiram e a morte o esperava.

De repente, a voz de Paulo provou que sua suposição estava totalmente errada. Os prisioneiros estão aqui, não partiram e o carcereiro não iria morrer. Na realidade, Deus teve piedade e graça em relação e esse homem depravado. Como Ele, silenciosamente, abrira o coração de Lídia para o Evangelho, abrira o coração desse homem com a violência de um terremoto. Então, com o coração aberto, cai perante Paulo e Silas e pergunta humildemente, o que devo fazer para ser salvo? “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31). Depois Paulo e Silas pregaram-lhes a Palavra de Deus, explicando o que significa crer no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:32).

Sim, o carcereiro foi salvo para sempre. Isso fica evidenciado por dois motivos: batismo e arrependimento. O arrependimento revela-se por ele ter lavado suas feridas e lhes dado comida. Grande mudança se realiza quando Jesus entra no coração.


Perguntas – O CARCEREIRO DE FILIPOS

1. Em que nação o carcereiro de Filipos vivia?
2. Por que Paulo e Silas foram presos?
3. Eram acusados de quê?
4. O que foi feito a eles então?
5. Quem ficou encarregado de suas carceragens?
6. Cite duas medidas que tomou em especial para mantê-los presos.
7. O que lhe aconteceria caso os prisioneiros escapassem?
8. O que estavam fazendo à meia-noite?
9. O que os prisioneiros estavam fazendo?
10. O que o carcereiro estava fazendo?
11. Que ato de Deus ocorreu à meia-noite?
12. Que efeito causou na prisão?
13. Que suposição equivocada teve o carcereiro?
14. Qual foi sua reação diante dessa conclusão?
15. O que evitou sua morte?
16. O que fez depois de encontrar os prisioneiros ainda lá?
17. Que instrução lhe deu Paulo?
18. Isso é tudo da mensagem de Paulo a ele?
19. O carcereiro se tornou um cristão?
20. Cite dois fatos que evidenciam sua salvação.


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails