sexta-feira, 18 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - SIMÃO - O ZELOTE

MATEUS 10:2-45; LUCAS 6:15; MARCOS 3:18; ATOS 1:13

Provavelmente esse homem é o menos conhecido de todos os discípulos. Os versículos acima são os únicos quatro lugares na Bíblia em que ele é mencionado. Nunca se refere a ele individualmente falando uma única palavra ou realizando qualquer ação. Temos duas palavras que dão alguma descrição dele: Cananeu e Zelotes. Vejamos por meio dessas duas palavras e de referências gerais o que podemos aprender sobre esse homem.

O nome Zelotes significa simplesmente um Zelote. Os Zelotes formavam um grupo de pessoas que queria conseguir a independência política dos judeus. Como você sabe, a nação de Israel ficou sob o domínio do governo romano durante o tempo de Cristo. Havia grupos de judeus que se juntavam, expondo-se a perda de vida e de fortunas, para se libertarem da opressão romana. Simão sujeitou-se a um chamado de abandonar esta boa causa por uma outra muito maior. Essa causa maior obviamente era pregar o Reino de Deus e expor-se a perda de tudo para que os homens fossem livres da opressão de Satanás.

A palavra Cananeu também nos diz algo sobre esse homem, embora não seja muito diferente da primeira palavra Zelotes. A palavra Zelote é um equivalente grego para a palavra caldeia Cananeu. Ambos os termos parecem referir-se a um grupo de defensores ferozes da Lei Mosaica para aquele povo estabelecido por Deus na terra de Canaã. Foi essa convicção que os fez odiar o mando romano.

Há ainda uma outra palavra que nos ensinara sobre esse homem. Essa palavra é Apóstolo. Segundo Marcos 3:13-15, Jesus pessoalmente escolheu esses homens e mandou que primeiro ficassem com Ele e então fossem adiante e pregassem. Sabemos então que lhe foi dado o poder e a ordem para curar os enfermos, levantar os mortos, expulsar demônios, etc.

Alguns suponham que esse Simão é o irmão de Tiago e Judas e filho do Alfeu de Marcos 6:3, porém, não há nenhuma evidência Bíblica para isso, e Simão era um nome extremamente comum. Alguns dizem que ele sucedeu a Tiago, irmão de João, como bispo de Jerusalém quando Tiago foi morto em 62 d. C. Também não há versículos nas Escrituras que confirmem isso.

Perguntas – SIMÃO, O ZELOTE

1. Qual é um outro nome de Simão, o Zelote?
2. Sabemos quem era seu pai?
3. Sabemos se tinha irmãos ou irmãs?
4. Qual o importante ofício que possuía?
5. Que nação governava Israel naquele tempo?
6. O que significa Zelote?
7. O que era um Zelote?
8. O que era um Cananeu nesta lição?
9. Temos registro Bíblico de algum sermão que este homem pregou?
10. Temos registro Bíblico de alguma boa ação praticada por ele?
11. Que reino tornou-se mais importante do que Israel para ele?
12. Ele tinha o dom de curar?
13. Ele tinha o dom de expulsar demônios?
14. Exercitou esses dons?
15. Qual sistema de lei os Zelotes insistiam em impor para Israel?
16. Algumas pessoas suponham que Simão era irmão de quem?
17. Isso pode ser comprovado pela Bíblia?
18. Temos um registro Bíblico de sua conduta?
19. Temos algum relato de sua morte?
20. Escreveu alguma parte da Bíblia?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails