quarta-feira, 30 de junho de 2010

Personagens Bíblicos - TITO

TITO; II CORÍNTIOS 12:18; GÁLATAS 2:1-3

Não escrevemos sobre Tito porque foi um personagem distinto ou famoso. Não fosse a epístola escrita por Paulo a Tito, muitas pessoas dificilmente teriam constatado que ele existiu. Entretanto, humanamente falando, devemos a continuidade do Evangelho a tais homens pouco conhecidos, como Tito, que foram firmes em lutar pela fé.

O nome de Tito nunca aparece no livro de Atos quando Lucas escreve sobre as viagens de Paulo. Lucas, entretanto, conhecia-o e estava associado a ele. Foi também um companheiro de Paulo ainda no princípio de seu ministério, quando Barnabé ainda estava com ele (Gálatas 2:1). Tito era provavelmente excepcional em que, mesmo sendo envolvido no início do ministério de Paulo, era um gentio (Gálatas 2:3 e 4).

Podemos seguramente presumir que Tito foi um ministro de bom caráter, mesmo não havendo nenhuma pregação dele registrada e nenhum milagre fora feito por suas mãos. Foi uma pessoa a quem podiam ser confiadas responsabilidades importantes, pois Paulo enviou-o a Corinto para preparar a igreja sobre suas ofertas para os santos em Jerusalém (II Coríntios 8:6;12:18).

Podemos aprender muito sobre o caráter e o equilíbrio de Tito lendo a carta escrita por Paulo para ele. Paulo deixou-o em Creta para colocar em ordem as coisas que estavam inconclusas (ou que estavam fora de ordem neotestamentária). Esse não é um trabalho para um ministro fraco ou infiel (Tito 1:5). Foi-lhe dado a responsabilidade de distinguir o caráter dos homens (Tito 1:6). Foi-lhe dado a tarefa de ordenar os anciãos (pastores) em várias cidades (Tito 1:5).

Tito teve um povo difícil com quem trabalhava e deveria selecionar homens capazes de lidar com esse povo. Os cretenses eram mentirosos, pessoas imorais e glutões preguiçosos (Tito 1:10-13).

Foi dada a Tito a tarefa penosa de trabalhar entre esse povo. Devia não apenas reprovar o pecado deles, mas também preveni-los e ensiná-los para que fossem sãos na fé (Tito 1:13; 2:1).


Perguntas – TITO

1. Tito era jovem ou velho?
2. Era um apóstolo?
3. Conheceu muitos dos apóstolos?
4. Escreveu um livro da Bíblia?
5. Realizou algum milagre?
6. Ele tem algumas de suas palavras registradas na Escritura?
7. Conheceu o apóstolo Paulo?
8. Começou a viajar com Paulo antes ou depois de Timóteo?
9. Era um judeu ou um gentio?
10. Era uma pessoa de grandes responsabilidades?
11. Em que igreja ele exortou as pessoas em relação ao dinheiro?
12. Em que ilha ele foi deixado para trabalhar?
13. Havia muitas igrejas ali ou apenas uma?
14. Essas igrejas estavam em ordem segundo as Escrituras?
15. De maneira geral, que tipo de pessoa eram os cretenses?
16. Que grupo entre eles era mais propenso a deturpar a Palavra de Deus?
17. Paulo instruiu Tito para ser moderado e gentil com eles?
18. Tito foi ordenado a abster-se de interesse doutrinal?
19. Paulo propôs a dar àqueles da circuncisão poder livre para falar?
20. O que foi dito a Tito sobre a motivação da doutrina subversiva desses homens?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Um comentário:

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails