sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - A CONSTRUÇÃO E O ENCHER DA ARCA

Gênesis 6:8 - 7:16

Para todo estudante de ciência, o dilúvio é um fato facilmente demonstrado. Para todos os estudantes da Bíblia, a arca não é somente um fato, mas uma curiosidade maravilhosa. Não vamos supor que nenhum outro barco ou navio existiu na época de Noé. Podemos ter certeza, entretanto, que se eles existiram, não foi dada a ninguém a sobrevivência por meio deles.

A arca foi construída pela instrução precisa de Deus. Foi construída de madeira de gofer. Essa palavra significa "abrigar-se em". Assim, é uma madeira usada para construir. É considerada como a maior parte dos ciprestes. As dimensões da arca são dadas em côvados (1 côvado = 45 cm). Essa é a medida do topo do dedo até o cotovelo. As dimensões dadas para um côvado variam entre 45 e 54 centímetros. O comprimento do meu antebraço e de meus dedos é de 50 centímetros. Você conheceria muitas pessoas que variam de um extremo a outro. Lembre-se também de que houve gigantes naqueles dias. Que altura tinha Noé? A arca bem poderia ter sido maior do que imaginamos, mas usando uma figura de 45 centímetros, o que eu considero ser um mínimo absoluto, as dimensões da arca poderiam ter sido 135 metros de extensão, 22,50 metros de largura e 13,50 metros de altura. A janela é descrita somente como terminada em um côvado acima. Eu não acho que podemos esperar que isso seja um buraco quadrado de um côvado no telhado da arca, enquanto isso certamente não seria ar ou luz suficientes necessários para a vida. Eu, antes, acho que podemos esperar uma janela contínua de um côvado de altura em todo espaço ao redor da arca.

Pela providência divina, os animais vieram à arca até Noé, assim como pecadores foram convidados pelo pregador e, invisivelmente e efetivamente, chamados pelo Espírito Santo até Cristo. Em minha opinião, é por essa razão que não conhecemos nem as dimensões exatas da arca nem o número exato de animais dentro dela.

O número é explicado desta forma: de animais limpos... sete, o macho e sua fêmea, de aves... sete, e de animais não limpos... dois, o macho e sua fêmea. Agora, como você toma macho e fêmea por sete? A resposta mais lógica e casual é sete machos e sete fêmeas. Com esse pensamento, desejo que você considere essa possibilidade em Gênesis 7:9-16. "Entraram de dois em dois... macho e fêmea". Eu penso que o significado desse versículo é, de cada animal, dois machos e duas fêmeas. Leia-o cuidadosamente e pense sobre isso.

Em todo caso, a construção, o encher, a flutuação, a sobrevivência e o desembarque da arca são todos atos notáveis de Deus. O ateísmo, hoje, adoraria recusá-lo, mas evidências arqueológicas o proíbem.

PERGUNTAS - A CONSTRUÇÃO E O ENCHER DA ARCA

1. Por que a arca foi construída?
2. Quem deveria construí-la?
3. Como ele sabia construí-la, por que e como?
4. Quanto tempo ele teve para a construção?
5. De que ele deveria construir a arca?
6. Como ele deveria impermeabilizá-la?
7. Quais eram as dimensões da arca?
8. Quantos pavimentos teve?
9. Esses pavimentos tinham quartos?
10. Quantos quartos a arca tinha?
11. Quantas portas tinha?
12. Qual era a altura da janela?
13. Quanto tempo antes do dilúvio Noé começou a levar os animais para a arca?
14. Quantos animais limpos foram?
15. Quantas aves foram?
16. Quantos animais não limpos foram?
17. Quantas pessoas foram?
18. Quanto tempo choveu sobre a terra?
19. Quantos anos tinha Noé quando entrou na arca?
20. Quantos anos tinham seus filhos?



Autor: Pr. Forrest Keenr
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails