sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA

Gênesis 1:1 - 2:25

Nesta lição, trataremos do quinto dia da criação e, de maneira geral, da criação do sexto dia, excluindo o detalhe concernente à criação do homem. A criação do quinto dia envolve a criação da vida marinha e das aves. "E disse Deus: produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus" (Gênesis 1:20).

Há alguns que vêem isso como base para pensar que os pássaros vieram do mar de segundo a Bíblia, que eles igualmente evoluíram do peixe. Penso ser essa hipótese uma interpretação descuidada do versículo 20 e, na realidade, uma especulação totalmente infundada. O caminho para decidir a respeito de qualquer versículo questionável é ler os versículos precedente ou seguinte. Nesse caso, o versículo 21 explica perfeitamente a ordem. Deus criou grandes baleias e toda criatura viva que a água produziu conforme a sua espécie. Essas palavras são constantemente proferidas em razão da criação para negar a mutação e garantir que Deus criou.

A Palavra diz: "toda a ave de asas conforme a sua espécie". Afirma-se que Deus criou de ambas as categorias, e afirma-se de ambas: cada criatura, cada ave conforme sua espécie. Somos constantemente conduzidos a negar qualquer possibilidade de evolução ou negar a Bíblia. Você não pode ter ambas possibilidades.

A criação do sexto dia pode ser basicamente dividida dessa forma: animais, serpentes, insetos e homem. A pessoa que reivindica que o versículo 20 afirma a evolução da vida a partir do mar também deve afirmar que o versículo 24 afirma a evolução da vida a partir da terra. Assim, novamente, a falta de lógica cronológica evolucionista encontrou sua cauda voltando ao redor da árvore. Deus criou a besta, o gado e as criaturas rastejantes conforme sua espécie.

A criação final de Deus para o sexto dia foi o homem. Devo também dizer que esta é a criação física final de Deus. Deus está preparando, julgando e regenerando hoje, mas Ele não está criando (Gênesis 1:31).

A criação final e exclusiva de Deus é o homem. O homem é único por duas razões. Primeiro, foi criado para ter domínio (Gênesis 1:26) sobre todo o resto da criação e, segundo, porque Deus deu-lhe responsabilidade. Deus incumbiu e comandou o homem sob um propósito. É notável que Deus não falou dessa forma para os animais. Eles devem mover-se, agir e multiplicar-se apenas por instinto. Não é assim com o homem, ele teve desejo, responsabilidade e desígnio. É nesse sentido que foi feito à imagem de Deus.

Deus não é físico, Ele é Espírito. Deus é, entretanto, pessoal. Ele tem desígnio, desejo e domínio e, depois de tudo, foi criado o homem.

PERGUNTAS - LIÇÃO 4

1. Quais são os dois tipos de vida mencionados no versículo 20?
2. O versículo 20 está descrevendo um ato da criação?
3. O versículo 21 indica uma ou duas formas de vida?
4. Deus estava satisfeito com a criação do versículo 21?
5. O versículo 24 é um ato de criação ou um decreto?
6. Aponte três tipos de vida criadas no versículo 25.
7. Por que não podemos assumir que as aves foram criadas através do peixe?
8. O mar produziu a ave?
9. As baleias são um resultado da criação direta?
10. As baleias e os peixes são diferentes?
11. Qual deve ser a principal característica do homem?
12. Isso significa que Deus tem um corpo?
13. A Escritura indica que o homem pode ter evoluído?
14. Deus deu domínio para o homem sobre o quê?
15. O que é entendido por o homem ter domínio?
16. Quantos homens tiveram esse domínio?
17. Adão deveria ter desejos e planos?
18. Deus deu a Adão alguma ordem?
19. Se sim, aponte algumas delas.
20. Deus disse a Adão o que era para o homem comer?


Autor: Pr Forrest Keener
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails