sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - A DESCENDÊNCIA ESPIRITUAL PRESERVADA

Gênesis 4:25 - 6:8

Na lição anterior, vimos muito brevemente a história da descendência de Caim. Vimos lá o detalhe das profissões, etc., envolvidas em sua primeira civilização. Na linhagem que vai de Sete a Noé, reuniremos alguns detalhes da história da Bíblia que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.

Note, primeiro, que Sete nasceu no lugar de Abel. Quando você lê a linhagem de Jesus Cristo (através de Maria, de quem Ele recebeu sua humanidade), você o encontra traçado pela geração direta de David, Abraão, Noé e Sete, até Adão. Há algumas coisas muito interessantes e importantes para aprender sobre o povo de Sete a Noé; incluindo Adão e Noé, isso envolve dez gerações. Desses homens, Maalalel viveu oitocentos e noventa e cinco anos. Lameque, pai de Noé (não deve ser confundido com o Lameque de Gênesis 4:19), deve ter vivido apenas setecentos e setenta e sete anos. Enoque foi transladado na idade de trezentos e sessenta e cinco, e os outros sete homens viveram mais de novecentos anos. O tempo total estendido da criação de Adão até o dilúvio foi de mil seiscentos e cinqüenta e seis anos.

Não façamos o erro de imaginar que a descendência de Sete foi uma linhagem divina e que eles não estiveram entre aqueles seres descritos em Gênesis 6:5. Deus preservou uma semente dentro dessas dez gerações e essa semente foi preservada pela graça. O restante da geração de Sete foi descrito em Gênesis 6:5 e foi destruído no dilúvio.

Penso ser esta a família referida em Gênesis 6:2 como os filhos de Deus. Muitos pensam que isso se refere a anjos caídos. Discordo por muitas razões, não sendo a menor delas o fato de que o dilúvio ocorreu para destruir "o homem" (Gênesis 6:5-7) e a destruição foi sobre "tudo em que há espírito de vida" (Gênesis 6:17). Nenhuma dessas categorias de julgamento parece pertencer ou estar diretamente ligada a anjos, caídos ou não.

O que a Bíblia nos ensina através dessa linha de homens é que, quando Adão caiu, toda a sua descendência caiu com ele e nele. Não fosse pela preventiva graça de Deus, todos eles teriam seguido o caminho de Caim. Deus, entretanto, em sua maravilhosa graça e determinação de gerar Cristo na plenitude dos tempos, preservou uma semente espiritual. Mesmo a semente espiritual foi só má continuamente nos pensamentos e na imaginação de seus corações (Gênesis 6:5; 8:21).

A manifestação do julgamento em Gênesis 6:7 foi sobre todos os homens, e isso incluiu Noé, seus filhos, suas mulheres e também toda vida animal. O conjunto de nossa existência e salvação é hoje descrito nessas palavras: "mas Noé encontrou graça".

PERGUNTAS - A DESCENDÊNCIA ESPIRITUAL PRESERVADA

1. Quem é o terceiro filho de Adão, cujo nome a Escritura registra?
2. Para qual propósito Eva diz que Deus o deu?
3. Quantas gerações houve antes do dilúvio, incluindo Adão?
4. Qual foi a proposta divina para a linhagem espiritual?
5. Quantos homens viveram mais de novecentos anos?
6. Aponte aqueles que morreram em uma idade menor antes do dilúvio.
7. Quem teve a menor vida terrestre registrada antes do dilúvio?
8. Abel poderia ter possivelmente vivido mais do que Enoque antes de Caim o matar?
9. Quantos dos antepassados de Noé nomeados aqui morreram no dilúvio?
10. Qual deles foi o último a morrer antes do dilúvio?
11. Quem é o homem mais velho do mundo já registrado?
12. Quem são o segundo e o terceiro mais velhos?
13. Quanto tempo antes do dilúvio Matusalém morreu?
14. Algum dos antepassados de Noé foi profeta?
15. Os antepassados de Noé eram muito diferentes de seus filhos?
16. O que Noé e Enoque tiveram em comum?
17. Que revelação Deus deu a Noé?
18. Deus escolheu Noé ou ele foi voluntário?
19. Por que Deus escolheu Noé?
20. A caminhada de Nóe com Deus foi uma causa ou um efeito?



Autor: Pr. Forrest Keenr
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails