sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - O DILÚVIO E O MUNDO

Gênesis 7:1-24

A geologia prova que houve um grande dilúvio sobre a terra. Muitos cientistas ateístas tentam confundir a discussão reivindicando "muitos dilúvios", "oceanos em movimento", "eras de gelo", etc.; todavia, a evidência de um grande dilúvio é incontestável. Ainda que possam desenterrar fósseis e datas especulativas, somente a Bíblia pode nos dizer o que aconteceu e como aconteceu.

Não deixe reivindicações de data, etc. arremessarem-no fora dessa área. Diferentes conteúdos químicos do solo, variações de chuva e uma dúzia de outras coisas alteram a deteriorização e a preservação de qualquer item soterrado, e isso, juntamente com outras complicações, torna impossível a datação.

O dilúvio teve lugar 1.656 anos depois da criação de Adão. Retornando a partir de hoje, foi há cerca de 4.220 anos. Foi extraordinário para a sociedade da época, pois eles nunca haviam visto chuva. Naturalmente, a chuva não era a única fonte de água. A Bíblia registra que as nascentes das profundezas foram rompidas. O propósito e o resultado do dilúvio eram de que toda a vida animal sobre a terra perecesse. Há alguma variação de opinião a respeito de quais formas de vida entraram na arca. O termo "ser rasteiro" significa répteis ou insetos. É minha opinião que a resposta repousa nas palavras: "toda a carne em que há espírito de vida". O ponto é que todos os tipos de vida que pereceram fora da arca como resultado do dilúvio foram preservados dentro da arca como resultado da graça.

Não é inesperado que as pessoas cujos corações eram somente maldade permaneceram fora da arca e perecerem apesar da pregação de Noé (II Pedro 2:5). O que é surpreendente é que o coração depravado de Noé e os corações de seus filhos e mulheres passaram a acreditar e trabalhar por cento e vinte anos, construindo uma arca. Isso é comparado apenas com o fato de que esse número imenso de animais foi levado para a arca dentro de um período de sete dias. Isso pode ser explicado apenas pelo fato de que Deus pode operar sobre o coração, a mente e o desejo de homens e animais da maneira como Ele escolhe.

As águas começaram a cair no dia exato em que a carga estava completa. Noé entrou na arca e Deus fechou a porta. O dilúvio atingiu a profundidade de 15 côvados (6,75 a 8,1 metros) acima do topo da montanha mais alta, e toda criatura vivente sobre a terra morreu. Foram 40 dias antes que a chuva parasse, 150 dias até que a água retrocedesse o suficiente para a arca não se mover, e um ano e dez dias até que Noé pudesse sair da arca.

PERGUNTAS - O DILÚVIO E O MUNDO

1. Quantos anos tinha Noé quando o dilúvio veio?
2. Por que Deus produziu um dilúvio?
3. Como Deus produziu o dilúvio?
4. Qual foi o objeto da ira de Deus?
5. Poucas, muitas ou todas as pessoas eram pecadoras?
6. Houve alguma pessoa divina viva naquele tempo?
7. Se havia ou se não havia, por quê?
8. As pessoas foram advertidas sobre o dilúvio?
9. Se sim, por quais meios?
10. Como sabemos a resposta para isso?
11. Quando tempo foi preciso para carregar a arca?
12. Que categorias de vida foram levadas para dentro?
13. Como Noé foi capaz de capturar todas essas?
14. Quantos anos tinham os filhos de Noé nessa época?
15. Em que ano, mês e dia da vida de Noé a chuva começou?
16. A chuva caiu durante quanto tempo?
17. A que profundidade a água chegou?
18. Quanto tempo se passou até que começasse a decair?
19. Qual foi o resultado disso fora da arca?
20. Quanto tempo Noé ficou na arca?



Autor: Pr. Forrest Keenr
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails