sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - O PRIMEIRO DERRAMAMENTO DE SANGUE

Gênesis 3:14-24; Hebreus 10:1-10

Na criação e na incumbência original de Deus para o homem, a morte não é vista. Ela é mencionada apenas como uma advertência condicional. "No dia em que dela comeres, certamente morrerás". É com e pelo pecado que a morte veio ao mundo.

É igualmente importante ver que a primeira morte, tanto dos animais quanto dos homens, não foi "natural", mas violenta. O sangue deles foi derramado. O derramamento de sangue é um fato temido da vida em todo lugar. Todos os animais não predadores ficam muito excitados e descontrolados com o cheiro de sangue, especialmente de sua própria espécie. Os homens são naturalmente adversos à idéia de derramamento de seu sangue e a Bíblia é bastante eloqüente sobre o mal do derramamento de sangue.

Apesar de tudo isso, aprendemos que foi Deus quem primeiro derramou sangue. Em Gênesis 3:21, lemos que Ele fez túnicas de peles para Adão e Eva. É óbvio que Deus providenciou essas peles matando animais, e o padrão de sacrifício animal do Velho Testamento certamente poderá sustentar essa conclusão. Assim, a questão que nos encara é: "Por que Deus matou os animais? Por que o derramamento de sangue?"

Quando Adão pecou, não apenas ele, mas sua esposa, toda a sua descendência e a criação inteira (a terra e todos os seus habitantes) foram afastados de Deus. Essa alienação e a sua rebelião afetaram os animais, assim como os homens, o que pode ser facilmente visto pelo fato de que os animais, que deveriam comer apenas ervas (Gênesis 1:30), agora comeram uns aos outros. Adão não estavam em comunhão com Deus. Estava com medo. Sentiu a sua nudez e a ira iminente de Deus sobre ele (Gênesis 3:7-8). Seguindo isso, em Gênesis 3, vemos o pronunciamento do julgamento de Deus e de todas as penalidades do pecado. Mas, no meio desse julgamento, vemos um ato de Deus (fez túnicas de pele) para prover uma necessidade do homem (e eu estava com medo, por que eu estava nu; e eu me escondi). Agora, essa foi uma atividade encerrada em si mesma ou isso teve um significado mais profundo?

De acordo com Hebreus 10 e muitas outras Escrituras, esse primeiro derramamento de sangue teve um significado mais profundo e mais maravilhoso. Vemos que os sacrifícios de sangue tiveram uma relação com a purificação do pecado (Hebreus 10:1-2). Aprendemos que o sangue de touros e bodes não podem tirar os pecados (Hebreus 10:4). Então, aprendemos que o sangue de Cristo de fato tira o pecado (Hebreus 10:10; 13:12). Agora, com essas duas verdades opostas em mente, retorne a Hebreus 10:1 e você verá a proposta de Deus ao sacrificar os animais (derramando seu sangue) e todo sacrifício do Velho Testamento. Foi para testemunhar (em símbolo) o sacrifício reconciliador de Cristo.

PERGUNTAS – O PRIMEIRO DERRAMAMENTO DE SANGUE
1. A morte era parte da criação original?
2. Quem foi o instigador da morte?
3. Quando Adão se sentiu separado de Deus?
4. Aponte duas coisas que Adão fez motivado por seu medo.
5. Isso ajudou Adão a não sentir medo?
6. Adão estava realmente escondido de Deus?
7. Adão aceitou a culpa por seu pecado?
8. O que Deus providenciou para cobrir a nudez de Adão e Eva?
9. Como devemos compreender que isso foi feito?
10. A Bíblia descreve alguma diferença na roupa que Deus fez para o homem e a mulher?
11. O valor das peles era real ou simbólico?
12. Deus tinha o direito de matar os animais?
13. Aponte algumas formas más de derramamento de sangue.
14. Apenas o homem derramou sangue? Explique.
15. O sangue dos animais tirou o pecado de Adão?
16. Os sacrifícios do Velho Testamento ajudaram a tirar o pecado?
17. Algum desses sacrifícios estava relacionado à purificação do pecado?
18. O que realmente tira o pecado?
19. Como o sangue de Jesus está relacionado aos sacrifícios do Velho Testamento?
20. Como as mortes no jardim e sobre a cruz estão relacionadas à reconciliação?



Autor: Pr. Forrest Keenr
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

2 comentários:

  1. Amados em cristo eu estou no meio de um estudo voces pode me ajudar.entao realmento foi o Propio Deus quem fez as roupas de Adao e Eva foi o Propio Deus quem sacrificou o animal.amem e isso que eu entendi correto.

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã, não entendi se seu comentário é uma afirmação ou uma pergunta, mas de fato foi Deus que fez as roupas para Adão e Eva e para isso sacrificou algum animal para usar-lhe as peles. Isto remete ao fato de que o homem também para entrar de volta na presença eterna de Deus precisa de uma nova "roupagem" (santificação), e para isto Deus permitiu que seu filho morresse derramando o seu sangue para que nós pudéssemos receber sua vida "novas roupagens" (santidade), para poder habitar novamente na presença de Deus.

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails