sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - O PROGRESSO ECONÔMICO DO HOMEM

Gênesis 4:1-24; 6:1-5

O ensino da "ciência moderna", falsamente assim chamada, assegurar-nos-ia que o homem evoluiu da postura, aparência e mentalidade de animais. Foi-nos dito que há todos os tipos de evidências de que ele progrediu através de muitos estágios de grunhido, alimentação de carne crua, transporte com eixos de pedra, criaturas com habitação em cavernas.

De tempo em tempo, algum escavador de ouro muito ambicioso encontra outro dente de porco, osso do pé ou uma sepultura indiana, asseguram-nos que, finalmente, a "evidência real", que eles sempre souberam estar lá, foi encontrada. Para nenhum estudante objetivo de ciência, a Bíblia fará mais sentido e alcançará maior coesão, histórica e cientificamente, do que qualquer coisa acessível a ele.

Não nego que o homem tenha vivido em cavernas, usado instrumentos de pedra, comido carne crua, bebido sangue, agido como macacos e cheirado como símios. Todas essas coisas ainda são feitas em várias partes do mundo. Nego, entretanto, que esses estilos de vida tenham sido estágios de uma luta ascendente pela vida. Esses são, todos, eventos na história de uma criação caída.

O fato é que tanto a Bíblia quanto a ciência indicam civilizações muito sofisticadas tão antigas quanto o homem. Muito pouco é falado sobre isso porque o homem ainda está mascarando a evidência, para tentar contestar Deus, mas o encanamento antigo é quase tão abundante quanto os eixos antigos de pedra. Depende apenas de onde você quer escavar ou que tipo de data você quer afirmar.

Adão foi o primeiro homem sobre a terra. Ele foi criado há cerca de seis mil anos por um ato direto de Deus. Seu primeiro filho construiu uma cidade (Gênesis 4:17). Dentro de oito gerações de Adão, encontramos pecuaristas, músicos e artesãos de ferro e metal. Isso deveria ensinar que o homem, já naquele tempo, domesticou animais, construiu tendas, edificou construções, produziu ferro e bronze, projetou e fez instrumentos musicais, etc. As pessoas dessa civilização são descritas em Gênesis 6:4 como "homens de fama".

Estou muito certo de que Adão foi criado com todas as faculdades mentais que temos hoje. Isso não quer dizer que eles tinham as invenções que os homens obtiveram presentemente. Isso quer dizer que o quociente de inteligência deles era igual ou provavelmente superior do que o nosso hoje.

O ponto é que Deus criou o homem no auge da inteligência e da integridade, e o homem, por meio da transgressão, caiu em um ponto muito baixo de depravação. Nas palavras de Salomão, "Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias" (Eclesiastes 7:29). Todo progresso que o homem fizer social, moral ou economicamente estará direta ou indiretamente relacionado à graça de Deus.

PERGUNTAS - O PROGRESSO ECONÔMICO DO HOMEM

1. Há cerca de quanto tempo o homem foi criado?
2. Quem foi o filho mais velho de Adão?
3. O que provocou Caim a matar seu irmão?
4. Que influência o assassínio de Abel teve onde Caim viveu?
5. Adão e Eva tiveram outros filhos quando Abel foi morto?
6. Eles depois tiveram um filho que consideraram especial?
7. Caim foi um habitante da caverna?
8. Caim viveu a vida de um eremita?
9. Quantas gerações da descendência de Caim foram registradas?
10. Quantas gerações, na linha sangüínea de Caim, foram registradas do dilúvio até Adão?
11. Como você presume as idades desses homens, comparada com aqueles da linha espiritual?
12. A linhagem de Adão era mentalmente ou fisicamente superior à de Sete?
13. Havia artes e ofícios naquela civilização?
14. Aquela civilização era muito diferente da nossa?
15. Se sim, aponte todas as diferenças que você puder.
16. Quem cometeu a primeira poligamia já registrada?
17. Quem cometeu o segundo assassínio já registrado?
18. Caim foi odiado por sua descendência por ter matado Abel?
19. O segundo homicídio foi diferente do primeiro?
20. Há evidência a favor, ou contra, o fato de essas pessoas serem primitivas e ignorantes?



Autor: Pr. Forrest Keenr
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails