sábado, 17 de julho de 2010

História Bíblica do AT - A QUEDA DO HOMEM

Gênesis 3:1-24

Deus fez Adão em sua própria imagem espiritual. Isso quer dizer que Adão era uma criatura com autoridade, habilidade e vontade. Deus deu-lhe domínio sobre toda a terra. Deus então ordenou à terra que ela se submetesse a Adão, e ele criou o reino animal, que o reverenciou e o obedeceu. Adão, entretanto, não era soberano nessas coisas como é Deus. Ele, antes, tinha uma posição de responsabilidade para com Deus.

Parece-me que a ordem em, Gênesis 1:28, para povoar (encher) a terra e subjugar (dominar) foi uma instrução para que Adão submetesse seu domínio a Deus. Ele não deveria ter domínio soberanamente como Deus, reconhecendo (discernindo por si mesmo) bem e mal, decidindo por si mesmo o que poderia e o que não poderia, o que deveria e o que não deveria fazer. Deveria, antes, reinar de modo submisso, sob Deus, obedecendo as normas e as restrições colocadas sobre ele por seu criador soberano. Ao homem foi dada a habilidade para comer de todas as árvores do jardim, mas a responsabilidade de não comer de uma delas.

O Diabo, seja como serpente ou através dela, iludiu Eva. Ela comeu e deu para seu marido, e ele comeu do fruto proibido. Podemos apenas conjeturar sobre porque Adão comeu o fruto que sua esposa lhe ofereceu (tratarei disso mais tarde), ou sobre o que poderia ter acontecido com ele ou ela para que ele recusasse a tentação dela. Sabemos, entretanto, o resultado do fato de ele ter comido.

Ele exercitou capacidade contrária à sua responsabilidade. Adão, na verdade, declarou guerra à justiça de Deus por decidir por ele e exigir dele. Conseqüente e certamente, assim como o soberano criador espera, a criatura deve cair e, de fato, o faz. É improvável que algum homem já tenha sabido quão longe ele realmente caiu.

Como o pai da raça humana, Adão levou toda a sua descendência consigo. Em Adão vivemos, em Adão morremos (Romanos 5:15; I Coríntios 15:22). A morte espiritual tomou lugar em Adão imediatamente e toda a sua descendência nasce espiritualmente morta. Não apenas isso, mas também como julgamento sobre seu pecado, e para impedir a perpetuidade desse estado terrível, Deus pronunciou e impingiu a morte física sobre Adão e sua prole.

Isso não é tudo. Perdeu-se todo a harmonia em todo o domínio de Adão. É no âmbito dessa queda que as mulheres desobedecem a seus maridos, os filhos a seus pais, que os animais temem, atacam e aprisionam a si mesmos e ao homem. Essa é a causa de toda doença, deformidade e imperfeição nos homens, animais e plantas. Deus viu sua criação e ela era muito boa (Gênesis 1:31). Tudo nessa criação que hoje não é bom é resultado, tanto direta quanto indiretamente, do pecado e da queda de Adão.

PERGUNTAS - LIÇÃO 7

1. À imagem de quem Adão foi feito?
2. Isso significa que Adão se parecia com Deus?
3. O que isso significa?
4. Adão tinha autoridade sobre a criação?
5. Havia uma limitação sobre essa autoridade?
6. Qual era sua responsabilidade positiva?
7. Ele teve autoridade e responsabilidade para executá-la?
8. Quem motivou Adão a se rebelar?
9. Adão era mais sábio do que sua mulher?
10. Qual foi a rebelião de Adão?
11. Ele foi advertido de quais penalidade e resultado?
12. Isso foi executado imediatamente ou mais tarde?
13. A queda de Adão afetou Eva? Se sim, como?
14. A queda de Adão afetou seus filhos? Se sim, como?
15. A queda de Adão afetou os animais? Se sim, como?
16. A queda de Adão afetou as plantas? Se sim, como?
17. O homem ainda tem domínio sobre a criação?
18. O homem tem habilidade para executar sua responsabilidade hoje?
19. A falta de habilidade muda a responsabilidade?
20. A salvação nos restitui ao estado de Adão


Autor: Pr Calvin Gardber
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails