quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cristologia - CRISTO, NOSSA ESPIRITUALIDADE

I Cor 2:16
Há uma confusão na mente de muita gente hoje em dia em se tratando do assunto da espiritualidade. Alguns acham que a espiritualidade é relacionada ao espiritismo, outros pensam que é relacionado a poderes sobrenaturais que incluem qualidades de uma mente sempre feliz com poderes de curar, de fazer milagres e até mesmo a capacidade de viver sem pecado. A verdade é bem diferente desses dois extremos.

O homem que não conhece a Cristo como seu Salvador tem apenas um espírito morto para as coisas de Deus (Gên. 2:17; 3:6; Rom 5:12; 8:6-8). Para se entender as coisas de Deus é preciso o Espírito de Deus (I Cor 2:11,14).

O espiritismo é baseado na lógica e no raciocínio humano, carente da verdade e ainda assim procura explicar assuntos complicados referentes ao mundo físico e espiritual. Existem espíritos além do Espírito Santo e esta conclusão é da própria Bíblia (Rom 8:38; Efés 6:10). Satanás era um anjo de Deus e gozava da presença contínua de Deus até que o orgulho foi achado nele. Por querer se exaltar acima do Altíssimo, foi lançado por terra para ser posteriormente lançado no lago de fogo (Isa 14:11-15; Eze. 28:11-17; Mat. 25:41; Apoc 20:7-10). Os anjos que caíram com ele são os espíritos maus de hoje (Mat. 25:41; I Ped 2:4). O homem que não tem o Espírito Santo de Deus só pode entender o mundo dos espíritos ímpios (I Cor 2:14). Neste mundo de espíritos malignos não existe a verdade (João 8:44) e eles se rebelam contra tudo que é verdadeiro (I Cor 4:4; Rom 7:21; I Cor 2:11).

O homem sem Cristo é morto espiritualmente (Efés 2;1) e não pode conhecer a Deus pela sua própria sabedoria (I Cor 1:21). Na verdade, o homem pecador não tem espiritualidade; não pode conhecer a Deus além da maneira geral e limitada que Deus tem se revelado a todo o homem pela natureza (Rom 1:20) e isto "para que fiquem inescusáveis".

O homem que conhece a Cristo como seu Salvador conhece uma outra verdade. O espírito morto em pecados e em ofensas foi vivificado juntamente com Cristo pela graça de Deus (Rom 8:10; Efés. 1:5; Tito 3:5,6). Pela operação do Espírito Santo, o pecador tem visto a sua situação de condenação diante de Deus. O Espírito Santo é quem traz o pecador a ver o Salvador e ministra a Fé para que se torna possível confiar em Cristo. Assim o Espírito vem dar vida espiritual a qual vai habitar no crente (João 1:13; Rom 7:8,9; 8:15; I Cor 3:4,5).

Com Cristo vem uma abundância de bênçãos para o crente. Agora, em Cristo, o crente tem uma nova natureza (II Cor 5:17) que pode discernir as coisas do Espírito de Deus (I Cor 2:15,16). A palavra de Deus que é espiritual (João 6:63) e verdade (João 17:17) já pode ser comida (I Ped 2:2) e assim o crente cresce no seu entendimento e na obediência a Palavra para receber mais bênçãos espirituais. Agora estando em Cristo, o regenerado pode provar se os espíritos são de Deus ou não (I João 4:1,4). Cristo sendo a espiritualidade do pecador renovado este pode orar da maneira que agrada a Deus pois Deus quer que os que O adoraram o adorarem em Espírito e em Verdade (João 4:24). Habitando o Espírito em nós (Rom 8:9; I Cor 6:19) temos Quem nos ajuda nas orações "porque não sabemos o que havemos de pedir como convém " (Rom 8:15,26). É pelo Espírito Santo em nós e por Cristo a quem chamamos de Deus Pai, Aba, Pai. Tendo Cristo, temos a vitória sobre as tentações pois é como João nos diz: "maior é o que está em vós, do que o que está no mundo" (I João 4:4).

Sim, a beleza de Cristo é Ele ser a nossa espiritualidade. Sem cristo ninguém tem o Espírito, e se alguém não tem o Espírito, esse tal não é de Deus. O Espírito testifica de Cristo, e por Cristo vem a nova natureza. Não é necessário buscar e obter o Espírito, mas sim o Filho, Jesus Cristo. Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6). O Espírito sempre ministra a Palavra de Deus (João 14:26) e pela Palavra testifica de Cristo (João 15:26; 16:13,14). A pergunta é: Você já está em Cristo? Entre em Cristo pelo arrependimento dos seus pecados e pela fé neste Unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo (Atos 17:30;16:31). É assim que se tem a vida eterna, a regeneração do espírito (Tito 3:5).

Aqueles que estão em Cristo devem observar que não devem se encher de orgulho por terem entendimento espiritual. Se vamos nos gloriar em algo, devem nos gloriar em Deus que conhecemos (Jer 9:23,24), e nossos nomes estarão escritos nos céus (Luc 10:20). A pessoa que conhece a Deus deve encher-se de gratidão graças a misericórdia que o leva obedecer mais a Sua Palavra.

Salmo 115:1, "Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória,por amor da tua benignidade e da tua verdade."

Você pode se regozijar por conhecer a Deus através de Cristo? Pode discernir as coisas espirituais de Deus? Tem a nova vida que obedece a Palavra em Espírito e em verdade? Essa beleza: só em Cristo.



Autor: Pastor Calvin Gardner
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails