quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eclesiologia - O PROPÓSITO DA MULHER NA IGREJA

I Cor. 11:3.

I. O LUGAR É DE RESPONSABILIDADE, MAS SUA AUTORIDADE É SUJEITA AO HOMEM.

A. Criação:

1. Deus criou o homem primeiro, e depois criou a mulher para o homem. I Cor. 11:7-9; Gên. 2:20-25.

2. O homem tem a posição de maior autoridade, mas a mulher tem uma divina responsabilidade. Gên. 2:20, "adjutora do homem" I Cor. 11:9, a razão da mulher está no homem, desde a sua criação.

B. Exemplos no Velho Testamento

1. Eva, Gên. 2:20, adjutora ao homem, Gên. 4:1-2, reproduzir, o lugar da mulher é abençoado, pois a responsabilidade que ela tem é:
a. Divina – Deus a fez assim.
b. Importante ao homem em particular e ao mundo em geral. Gên. 3:16, "…o teu desejo será para o teu marido e ele dominará." O lugar da mulher é sujeição ao marido.

2. Mulher de Noé e suas noras, Gên. 6:18.

a. Gerou três filhos. Gên. 6:10.
b. Foi incluída no pacto que Deus fez. Gên. 6:18.
c. Não só gerou os filhos, mas tinha a parte dela na educação espiritual deles.

(1). Heb. 11:17, A arca foi preparada para a salvação da sua família. O concerto era com Noé , mas incluiu a esposa dele e das noras.
(2). O fato dos filhos serem visa o fato, que a mulher de Noé era obediente ajudou no treinamento dos filhos.

a) Depois do diluvio, a mulher tinha a sua responsabilidade. Gên. 9:1-7.
b). Mas a autoridade dela era ser sujeita ao homem. Por isso o concerto era falado aos homens, v. 1-9, mas incluindo a Mulher também, v.1-17.

(3). A mulher tem uma divina responsabilidade que é só dela, mas a autoridade é sujeita ao homem.

3. Sara, Gên. 11:29; 17:15-16 e 21 .

a. O concerto de Deus à Abraão era com ele primeiro, mas incluindo a sua esposa por tratar de produzir filhos.
b. As bênçãos do concerto estenderam à ela Deus mostrou isso em particular, v.16.
c. A responsabilidade de Sara era gerar o filho que Deus prometia. Isto Deus chama de ser abençoada, v.16.

(1). É uma benção que o homem não tem na mesma forma.
(2). É uma benção que só a mulher pode reproduzir os filhos que Deus quer que sejam produzidos na terra.

d. Os homens tem uma responsabilidade direta com Deus pelo concerto, v.15, "disse Deus mais a Abraão"
e. As mulheres tem a responsabilidade com Deus, mas só através dos homens, em sujeição aos homens. Quer entender que as mulheres servem o Senhor Deus pelo trato que dão aos maridos.

(1). A mulher está sujeita ao marido? Então ela está sujeita `a Deus. I Ped.3:1-2; Efes. 5:22-24.
(2). A mulher está reverenciando o marido? Então ela esta reverenciando a Deus. Efes. 5:23.
(3). A mulher está servindo o marido? Então ela está servindo a Deus. I Ped. 3:6.

f. Estamos vendo a mulher que tem responsabilidade para com Deus em particular e que esta responsabilidade esta cumprida na medida em que ela se sujeita ao serviço dos outros; ao marido em primeiro lugar, e depois, aos filhos, a igreja e as irmã novas na igreja, e onde ela tiver oportunidade.

4. Jezebel. I Reis 21:1-29.

a. Jezabel foi alem da sua posição, v. 17 "....Eu ti darei a vinha..."
b. Em vez de ela servir os outros, ela só quis servir a si, e nada no mundo pode impedir a conquista que ela quis. Ela mentiu, enganou, incitou assassinos, e em palavra e em ação blasfemou o Senhor Deus, v. 10-25 (19:2).
c. Deus amaldiçoou o Acabe por causa da sua mulher, v.19-22.
d. Jezebel também foi amaldiçoada. V.23.

(1). A mulher que sai da sua responsabilidade não só traz problemas para si mesmo mas traz maldições ao marido também Prov. 12:4.
(2). Na medida que a mulher obedeça a ordem que Deus tem estabelecida, Deus derrama bençãos nela, nos seus filhos e no marido I Cor. 7 :14.

5. A Mulher Sunamita, II Reis 4:8-10

a. v. 9-10. Ela preenche o lugar de responsabilidade em servir Deus pelo serviço à outros.
b. Ela não fez o serviço para ganhar algo em troca, mas só serviu pelo amor dele à Deus. Foi isso que motivou a sua ação, v. 10 "…tenho observado…" "…é um santo homem de Deus…."
c. Em nenhum caso ela se impus acima do lugar que Deus deu à ela.
d. O serviço trouxe bençãos a ela, seu marido, e por último ao seu filho que Deus os deu, v. 17-26 e 36-37, e Deus ficou glorificado.

6. A mãe do Rei Lemuel. Prov. 31:1-31.

a. Serviu o Senhor Deus pelo serviço de ensinar palavras sábias ao filho, v.1.
b. Não usurpou o lugar do marido, nem o lugar do filho mesmo; só preencheu o seu lugar divinamente dado em cumprir a responsabilidade de servir os outros para a glória de Deus.
c. Nós podemos, até, hoje, receber instruções dessa mulher que era sábia e sujeita no seu serviço à Deus.
d. A mulher abençoada é aquela que teme ao Senhor (v. 30) em cumprir a sua posição para a qual Deus a preparou.

Nota: O homem recebe bênçãos por servir Deus em obediência no que Deus ao homem diz. A mulher recebe bênçãos por servir Deus em obediência ao que Deus tem dado à ela para servir.

C. Exemplos de mulheres no Novo Testamento.

O homem foi colocado no mundo para receber as ordens diretamente de Deus e para obedecer essas ordens. Essas ordens incluem as responsabilidades na Igreja para a perfeição dos santos, a obra do ministério, a edificação do corpo de Cristo, e para ser a cabeça da mulher para a amar proteger e a guiar. Como é o homem no cumprir destas responsabilidades com um coração de obediência à Deus para ele receber as bençãos de Deus, quanto é a mulher no cumprir das suas responsabilidades com um coração de obediência à Deus.

1. Isabel – Mãe de João Batista. Luc. 1:5-7 e 24:25.

a. outra vez Deus falando com o homem diretamente e dando premesses que inclui a mulher, v. 13.
b. mulher justa é aquela que anda (viva) sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor, v. 6 repreensão – censurar, advertir admoestar com força (castigar), precitos – regra, doutrina. Aurélio – 1ª edição.

(1). Não é fora de possibilidade duma mulher agradar Deus.
(2). Deus nota mulheres que vivem com consciência limpa.
(3). A quantidade de dinheiro, ou o seu sucesso na vida não foi mencionado. Foi mencionado aquele de maior valor que agradou Deus. Ela temeu o Senhor, e era obediente à ELE!
(4). A benção que Deus deu à este casal era através de Isabel – um filho.

(a). Toma seus filhos, cada um, como a herança do Senhor. Sal. 127:3; Sal. 128:3-4 (Gên. 33:5).
(b). Cuide de cada um com um ensinamento (e exemplo) Bíblico que honra o Senhor. Ensina os filhos do Senhor de Quem é a herança.

c. Isabel era quieta. V. 24, "...cinco meses se ocultou..."

(1). A Bíblia fala muito mulher que não é quieta – alvoroçada. Prov. 9:13 – agitada, pressa, sobressaltar, perturbação (confusão). Prov. 10:8 – insensato de lábios, falar muito, tagarelar, emitir sons vazios. Aurélio – 1ª edição.
(2). Ser quieta é, à Deus um adorno precioso. I Ped. 3:4.

d. Como Deus usou essa mulher justa para cumprir a Sua em trazer o João Batista – este que tem o Espírito Santo desde o ventre, que tem o Espírito de Elias – Deus usa ainda hoje, a mulher justa para cumprir a Sua vontade aqui no mundo. Luc.1:13-17.

(1). Para ganhar os maridos para Cristo. I Ped. 3:1-2.
(2). Para os filhos ser santificados. I Cor. 7:14.
(3). Para trazer ao mundo os filhos que Deus dá como benção aos justos Sal. 128:3-4.
(4). Para servir outros. I Cor. 7:34, Atos 9:39; Prov. 31:20.


II. AS RESPONSABILIDADES DA MULHER NA IGREJA.

Temos visto que o lugar das mulheres é de responsabilidades, mas com a sua autoridade sujeitada ao homem.
Isso não que dizer que a mulher é menos que o homem, pois:

  • Os dois foram criados por Deus. Gên. 1:27
  • Os dois são igualmente por arrependimento e a fé. Rom. 10:13.
  • Os dois são julgados, duma maneira justa e igual, pelos pecados. Rom. 3:23.
  • Diante de Deus, um não é sem o outro. I Cor. 11:11-12. Mas, o que isso quer dizer é:
  • A criação de Deus dos dois foi com propósito diferente para cada um. Gên. 5:7 e 20.
  • A posição do homem é de dominar com amor e receber as instruções diretamente de Deus, e a posição da mulher é de sujeitar-se ao servir através dos filhos e marido, ou com os que Deus ele a dá. Gên. 3:16; Efes. 5:22-28.


Como, o homem tem responsabilidades distintas para exercer, a mulher também privilégios nas quais ela cumpra o propósito que Deus tem para ela.

Essas responsabilidades mencionadas no Novo Testamento são:

A. Com os maridos.

1. Sujeição. Efes. 5:22-24 (Col.3:18; I Ped. 3:1-5).

a. É uma comparação de Cristo e a Igreja.
b. Isso mostra a posição de bençãos no qual Deus tens colocado a mulher, é uma honra de ser comparado com Cristo e a Igreja.
c. A razão da sujeição é evidente, v. 23.
d. Na Igreja é a mesma. I Cor. 14:34-35.
e. I Ped. 3:6, "…chamando-lhe Senhor…" Efes. 5:33

a. necessita uma ação de amor:

(1). À Deus – Quem mandou.
(2). À Cristo – Que explicou.
(3). À marido – Quem é o objeto do amor, e à quem ela prometeu de reverenciar.
(4). Aos filhos – quem recebem instruções de amor verdadeiro pelo exemplo da mãe, ensinar os filhos palavras sábias Ter o seu desejo ao homem; Se fosse para a mulher Ter: uma posição de sujeição ao homem um atitude de obediência e reverência ao homem; Se fosse a mulher que pode ser uma ajuda ao homem: observando como ela possa seguir ao marido ao servir o Senhor melhor com a sua casa; Então a sua casa, o seu lar, seria o seu reino, o seu lugar, para exercer os seus privilégios e as suas responsabilidades.

2. Governar. I Tim. 5:14; Governar – significado, ser a cabeça do (como governar) uma família. Strongs.

a. O marido é a cabeça da mulher (I Cor. 11:3), mas é para a mulher governar a casa, ser como um que reina.
b. Na ausência do marido, é a mulher que cuida das coisas necessárias do Marido, é a mulher que cuida das coisas necessárias na casa, que decida a roupa, a comida e as atividades para as crianças. É ela que deve ver se tem o que precisa na casa, que determina onde os moveis são colocados etc. Ela governa a casa.
c. A casa é o lugar para a mulher exercer completamente tudo o que Deus preparou para ela ser e para ela fazer. Não há um lugar melhor disso, nem há um lugar melhor disso, nem há um lugar igual a isso.

3. Outros lugares para mulher ficar (trabalhar fora, responsabilidades fora) são menos abençoados em relação à mulher e para o que ela foi criada.

(1). Quero dizer que a mulher que governa a casa, e tudo o que há nela, está no lugar das benção de Deus, do marido e dos filhos na medida maior possível.
(2). Qualquer coisa que leva a mulher fora da casa, leva ela a exercer num grau menor as suas capacidades e responsabilidades.

4. Boas donas de casa. Tito 2:4-5; Significado, (um lugar que habita), um que "fica" no lar; ser domesticamente inclinada (como uma "boa dona de casa"). Strongs.

a. É para ser uma "boa" dona de casa.

(1). Isso leva imaginação e criatividade.
(2). Isso leva oração com uma tentativa sempre de ser o melhor possível em tudo que refere a casa. (I Cor. 7:34).

(a). Foi assim que a mulher sumanita foi abençoada. II Reis 4 :8-10.
(b). Foi por falta disso que a Jezebel entrou em problemas. Ela cuidou dos negócios de fora e não da sua casa. I Reis 21:1-29.

(3). Há exceções na história e do mundo.

(a). Débora – Juizes 4:4.
(b). A Rainha Sabá (I Reis 10:1).

Mas é de lembrar que estes são exceções, e não a regra para todas.

(4). A regra normal é:

(a). Ana, mãe de Samuel. I Sam. 1:9-28. Uma mãe ideal que não procurava fama mas cuidou de servir ao Senhor pelo cuidado a família no lar.
(b). Eunice, mãe de Timóteo. II Tim. 1:5; 3:15. Uma mãe que treinou seu filho nas Sagradas Letras desde a sua meninice.
(c). Maria de Betânia, irmã de Lázaro. Mat. 26:6-13; João 11:1-2. Uma mulher que serviu ao Senhor em sua casa com ungüento nos Seus pés, e assim, "praticou uma boa ação para Comigo…"

(5). Tem mulheres:

(a). Boas que ensinem nossos filhos nas escolas.
(b). Honestas que ajudem os executivos no comércio como secretárias.
(c). Justas que ganham o pão como funcionárias nos supermercados, etc.
(d). Mas, o lugar de responsabilidade que Deus deu para a mulher não são estes lugares, e sim o Lar, trabalhando com boa vontade para cuidar do marido, tratar e ensinar os filhos e servir o senhor por eles.

É para ser uma boa dona de "casa". O lar é o lugar para ela governar.

(1). Ela que faz isso muito bem. Melhor do que qualquer babá, governante, avó ou empregada.
(2). Deus formou ela para ser boa dona de casa, e sendo isso, ela é a mulher que é melhor para isso.
(3). Nada melhor no seu lugar tentando de servir os outros no seu lar com toda a imaginação que ela tem. É mesmo o lugar das bençãos. É o lugar da sua responsabilidade.

B. Com as Pessoas outras. As outras responsabilidades que Deus deu a mulher para ela levar e através destas ela torna ser abençoada e uma benção aos outros são:

1. Com os aflitos (pobres) Prov. 31:20; Heb. 13:16; Gal 2:10 (Atos 9:39).
2. Com os no comercio. Atos 9:30; Prov. 31:24.
3. Com as mulheres novas na igreja. Tito 2:3-5, "Para que ensinem as mulheres novas a servem prudentes."; (I Tim. 2:9-12).
4. Com os servos de Deus.

a. Fil. 4:3, "mulheres que trabalharam comigo no evangelho..."
b. Atos 12:12, "foi à casa de Maria...onde muitos estavam reunidos e oravam."
c. Mat. 25:35-36, fazendo aos pequeninos, tem feito à MIM.

5. Com Cristo. No seu sepultamento. Luc. 23:55-56.
Então a posição é abençoada tanto no propósito da criação, quanto no agir dela com os da sua casa, Igreja e na sociedades.

A mulher tem deveres e capacidades que só ela tem, e quanto mais ela entrega essas capacidades no temor do Senhor, tanto mais ela é abençoada como os outros que por ela são servidos.

A Igreja, o lar e a sociedade precisam abundantemente dessas mulheres

Este Estudo foi preparado em 1989 enquanto o Pastor Calvin G. Gardner trabalhava de missionário na Zona Leste de São Paulo. Depois a obra foi expandida para incluir outros aspectos da igreja, especialmente sobre as ordenanças.


Autor: Pastor Calvin Gardner
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Um comentário:

  1. Estou impressionado. Nunca vi tanto machismo e opressão às mulheres em um único texto! E quando falam de exceção como no caso de Débora (Juizes 4:4) e a Rainha Sabá (I Reis 10:1) é só para "lembrar que estes são exceções, e não a regra para todas". Ou seja: não há mérito nenhum nas mulheres, afinal, de acordo com o autor, só importa que sejam submissas aos seus maridos e cuidem da casa! E as que não se casaram? Serão submissas a quem? Cuidarão de que casa e de que filhos? Sinceramente, transportar um outro tempo para os dias de hoje é só um pretexto para uma leitura machista da Bíblia. E as mulheres que andavam com Jesus? Ora,deveriam estar em casa cuidando dos seus maridos...

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