quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

[Discipulado] PACOTE BÁSICO OU COMPLETO?

- Olá senhor, posso ajudá-lo? Procurando carros? Nós temos vários modelos!
- Meu amigo, vou ficar com aquele carro preto.
- Ótima escolha! O senhor vai querer o pacote básico ou o completo, com ar condicionado, vidros elétricos e aros de liga leve?
- Hmmm... Certamente consigo viver sem esses acessórios. Vou ficar com o básico!
Foi nisso que transformamos o viver cristão. Resumimos a resposta ao chamado de Jesus, o discipulado, a uma vida cristã medíocre. Em outras palavras, é como se a igreja estivesse dando a opção da vida cristã sem o discipulado de Jesus.
Imaginem a situação: o novo crente chega ao pastor e relata seu desejo de congregar em sua igreja. O pastor, mais do que depressa apresenta as opções ao cidadão: “Muito bem meu jovem, você pode tornar-se um ‘membro’ da igreja. Neste caso, é interessante que você participe dos cultos de domingo, engaje-se em algum ministério, e é claro, seja batizado. A segunda opção, é um pouco mais complexa, é a opção do discipulado. Este caminho é de fato mais complicado. Nele, é necessário que você renuncie a si mesmo, arrependa-se dos seus maus caminhos, ou seja, abandone o velho homem e seus velhos hábitos e entregue o controle, o senhorio da sua vida a Jesus Cristo. Qual será a tua escolha meu jovem?”
Existe cristianismo sem discipulado? Lembro-me de A. W. Tozer: “a salvação sem obediência é algo desconhecido nas Escrituras Sagradas”¹. É a verdadeira transformação da graça preciosa de Deus em graça barata, onde a justificação dos nossos pecados é aceita de bom grado, porém sem a decisão de mudança de vida, da mudança de caráter, da renuncia ao antigo estilo de vida totalmente dominado pelo pecado. A graça barata, como afirma Dietrich Bonhoeffer, “é a pregação do perdão sem o arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem a confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. Graça barata é a graça sem o discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado... é a justificação dos pecados e não do pecador.”²
A salvação pela graça, mediante a fé (Ef 2.8) vista de dessa forma, isenta o individuo da consciência de pecados e da busca por santidade (Hb 12.14). Qualquer resposta, que não a de confiar no perdão de pecados e garantia de salvação seria acrescentar obras à salvação. “A vida pode permanecer como era antes.” Esta é a graça barata.
Graça preciosa é a graça que reconhece o alto preço pago por Cristo na cruz, a graça que justifica o pecador, a graça que chama a uma transformação radical, que chama a um relacionamento íntimo com Jesus, que chama ao discipulado.
Ser cristão sem ser discípulo é impossível.
O preço que pagamos pelo fato de ter a igreja omitido o discipulado e ter dado a opção do cristianismo sem a mudança radical exigida por Cristo é altíssimo. Como é possível explicar a total irrelevância da igreja evangélica brasileira para a sociedade? Como explicar o número crescente de evangélicos paralelo ao aumento da violência, da desordem e da inversão de valores? Como explicar o fato de ser, muitas vezes (na grande maioria das vezes, permita-me dizer), impossível distinguir um crente de uma pessoa do mundo? As nossas igrejas estão repletas de meros espectadores de cultos, de pessoas totalmente incapazes de louvar e cultivar um coração grato, pois não têm a mínima consciência da obra realizada por Cristo Jesus. Vão até a igreja buscando espetáculo, entretenimento. Buscam a multiplicação dos pães, mas ao ouvir as palavras de Jesus, respondem: duro é este discurso, quem o pode ouvir? Procuram as bênçãos de Deus sem vínculo algum com o Deus das bênçãos e sem pretensão alguma de “andar no Espírito e jamais satisfazer as concupiscências da carne” (Gl 5.16). Esse é o preço que pagamos por termos barateado a graça. Esse é o preço que pagamos pela falta do discipulado.


¹ TOZER, A. W.,I Call It Heresy, pag. 5
² BONHOEFFER, Dietrich. Discipulado, pag. 10

Autor: Lucas Gerard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails