quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Esboço para pregação - SANTIFICAÇÃO NÃO É PERFEIÇÃO - 1 João 3.1-10

1. Medos sobre a Santificação

A palavra "Santificação" gera um certo receio em algumas pessoas que trazem consigo um conceito errado sobre esta doutrina. Veja alguns tipos de "medos”:
• Alguns dizem: "Santificação é apenas para pessoas MUITO MADURAS NA FÉ. Eu tentei e NÃO CONSEGUI! Talvez, quando eu for mais velho...";
• Outros afirmam: "Se eu quiser agradar a Deus, VOU TER QUE ACERTAR alguma área da minha vida (o que é a mais pura e cristalina verdade!). Assim sendo, NEM VOU LER A BÍBLIA para não ficar sabendo O QUE eu faço de errado!".
Santificação não é apenas para os MAIS MADUROS na fé: É PARA TODOS NÓS QUE SOMOS DA FAMÍLIA DE DEUS! A Bíblia NÁO É NOSSA INIMIGA - muito pelo contrário! Ela nos mostrar o caminho para um VIVER CHEIO DE VIDA, tendo o próprio Criador do Universo como NOSSO ALIADO!

2. O que “não é” Santificação

Não é sinônimo de PERFEIÇÃO:
Não há dúvida de que nosso Deus é Santo, Perfeito e que Ele diz: "Sede santos, porque eu sou santo". Mas isto não quer dizer que seremos PERFEITOS e TOTALMENTE SANTOS nesta vida terrena. Quando estivermos no Céu, com corpos glorificados, poderemos até permanecer "face a face" com o Senhor, sem sermos destruídos. Hoje, isto é impossível, por vivermos em corpos que ainda sofrem os efeitos (e também pendem) para o pecado.
Não quer dizer que ficamos "IMPOSSIBILITADOS" de pecar:
Buscar Santidade, não quer dizer "tornar-se isento" da possibilidade de pecar! Não adianta dizer que "O PECADO ESTÁ AMARRADO", porque ele não está! Deus deixou aos Seus filhos a missão de LUTAR contra o pecado, enquanto estiverem vivos. Muitas vezes exigirá domínio próprio, coragem, persistência, seremos injuriados, sofreremos humilhações, e em algumas vezes, CAIREMOS nas armadilhas do pecado. Isto, porque apesar de convertidos a Jesus, ainda pecamos!
Não é um "REMÉDIO MÁGICO", que só produz "gente boa":
A conversão de alguém e a consequente busca por Santificação, não é nenhum "pó mágico", como nos contos de fadas, que transforma o caráter das pessoas "de uma hora para outra". A conversão é um ótimo início, mas Deus tem um caminho de transformação, na vida de cada ser humano. (“O pó mágico cria monstros)

3. O que é então a Santificação?

As palavras mais utilizadas, entre as línguas originais bíblicas, para exprimir o sentido de "Santificação", são QADHOSH (no hebraico) e HAGIOS (no grego). As duas palavras trazem o pensamento fundamental de separação, dedicação, consagração a Deus. Existe também a ideia de uma transformação interna, que gradualmente resulta em pureza, retidão moral, expressa numa vida externa de bondade e piedade.
Poderíamos dizer então, que: SANTIFICAÇÃO É O DESEJO DE SEPARAR-SE DO QUE DESAGRADA A DEUS, OPTANDO CONSCIENTEMENTE PELA ACÃO DE OBEDECÊ-LO, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO.

4. Quando começa a Santificação

O desejo de Santificação é consequência natural de uma REAL CONVERSÃO. Quando ouvimos o Evangelho, nos arrependemos de nossos pecados e abrimos a vida para que Jesus seja nosso proprietário e comandante (em outras palavras, seja SENHOR), segundo Ef 1:12-13 nós fomos selados com o Espírito Santo.
Não sei se você já notou, mas Ele não se chama ESPÍRITO SANTO por acaso: Jesus explicou que Sua missão seria convencer-nos "do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16:8).
Quando a 3ª pessoa da Trindade age em nós, Seu objetivo básico é lançar luz sobre pecados, para que os confessemos e paremos com a prática do erro (Pv 28:13-14 ).
Há uma ilustração que diz que, antes de nos convertermos ao Evangelho, nossa natureza era como a de um PORQUINHO. A natureza do porco é SEMPRE VOLTAR À LAMA. Por mais que você dê banho, coloque perfume e coloque "traje de gala" no porco, ele correrá para a sujeira, quando menos se esperar. Assim éramos nós, voltando com muito gosto para a lama do pecado, quando estávamos longe do amor de Deus.
Porém, quando Jesus entrou em nossa vida, nossa natureza mudou à semelhança do PASSARINHO. O pássaro também pode se sujar, MAS FICA INCOMODADO e rapidamente busca se limpar; quando isto acontece, dá um vôo rasante em algum lago, ou tenta limpar suas asas com o bico, pois NÃO AGUENTA FICAR SUJO POR MUITO TEMPO. Assim é aquele que tem nova vida em Cristo: quando peca, isto o incomoda, pois o Espírito Santo o convence do erro. Ele busca se "limpar" através da confissão do pecado e volta à prática do que Deus quer.

5. Santificação é um processo

Não chegaremos à perfeição nesta vida, mas nosso alvo, sempre na dependência de Deus, é que sejamos hoje, mais limpos e santos do que fomos ontem. Quando pecamos, confessamos ao Senhor, quebrantados e arrependidos e somos lavados pelo sangue de Jesus (1 Jo 1:9; 1 Jo 2:1)
Perdoados por Deus, levantamos a cabeça e continuamos no processo da Santificação. A luta pelo bom testemunho será diária, até a volta de Cristo.
Outra ilustração conta que, nossa vida antes de nossa conversão a Jesus, era como um QUARTO ESCURO. Andar num quarto assim é praticamente certo viver tropeçando em cadeiras, móveis e esbarrando em objetos que não vemos pelo caminho! Antes de Jesus era assim: caíamos em pecado e nem sabíamos - apenas sentíamos os seus efeitos malignos.
Após entregarmos nossa vida a Cristo, é como se Ele (que é chamado de "a luz do mundo") colocasse no quarto uma lâmpada de 60 W. Ela nos mostra onde estão os móveis (que antes tropeçávamos), bem como a sujeira que não víamos e que teremos de limpar. Existe no "quarto" de nossa vida, muita sujeira de pecado que precisamos confessar e limpar diante de Deus.
Assim, confessamos os pecados que enxergamos com a lâmpada de 60 W. Quando estamos acabando de "varrer", o Senhor muda aquela lâmpada de 60 W por uma de 100 W, com a qual enxergamos outras sujeiras (pecados) que antes não víamos. Ao confessarmos estes também, Ele muda a lâmpada para outra de 200 W. E assim por diante. O Senhor aumenta "aos poucos", para que nós mesmos não entremos em pânico! Santificação é um processo, que está em anda-mento a partir da nossa conversão.
Você tem irmãos desanimados e acomodados na prática de pecados que nem o pastor sabe, mas sua turma toda tem conhecimento? O Espírito Santo pode usá-lo para exortar estes irmãos, pois muitos estão desorientados, precisando de alguém como você para dizer: -"Já está na hora de parar de brincar com Deus".
Existem aqueles que irão responder: -"Que é isso? Eu estou ótimo e não tenho a mínima intenção de mudar! Vá cuidar da sua vida, que da minha cuido eu!". Ao encontrarmos pessoas no nível mencionado (sem vontade de abandonar o pecado, curtindo e se deliciando com o que é biblicamente errado), não podemos descartar a possibilidade de que elas não sejam verdadeiramente convertidas. Afinal, Santificação é algo absolutamente irrelevante, quando vista pelos olhos de alguém que não entregou sua vida a Jesus (1 Jo 2:19; 1 Jo 3:6-10).

6. Santificação é característica da família de Deus

Nosso Deus é Santo e quer que os membros de Sua família, CAMINHEM PROGRESSIVAMENTE em Santidade:
• 1 Pe 1:16 : "... porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo...".
Como Pai, Ele sabe que quanto mais distantes estivermos da vontade de Deus, mais desespero, medo, frustração e desilusão existirá. Quanto mais nos voltamos para o Senhor e Sua Palavra, mais vida sentimos, mais alegria de existir e mais convicção de estarmos indo na direção correta.
Como seres humanos, trazemos certas características que vêm de familiares, como o pai e a mãe. As pessoas dizem: -"O nariz é parecido com o do pai", ou então: -"É comunicativa como a mãe". Comparando com a família de Deus: como temos um Pai Santo, a característica inconfundível de Seus filhos, É A BUSCA DE SANTIFICAÇÃO. A cada dia Ele quer de Seu povo, mais Santidade, mais transparência, mais limpeza de caráter, diante dEle mesmo e dos homens.

12 comentários:

  1. MUITO BOM MUITO INTERESSANTE ESTA MATÉRIA ESTE ARTIGO, ESTUDO, REVELAÇÃO TUDO DE BOM. PR NELSON

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE, FORMA ABORDADA E OS EXEMPLOS CITADOS. DESRA FORMA, APRENDEMOS DE FORMA SIMPLES E COERENTE.ANDREIA TAVARES

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse esboco nunca tinha enterdido o que era santificao direito mais agora esta tudo esclarecido muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Em suma: Não existe padrão de santidade. Para você, autor do esboço, santo é aquele que 'peca menos'. Se a perfeição moral não é possível nesta vida, então somos escravos do pecado e o Espírito Santo é incapaz selar a obra de Cristo em nós. Jesus morreu só para nos eprdoar ou nos livrar do pecado? Leia o estudo "PERFEIÇÃO CRISTA" de Jonh Wesley, e entenderá o que estou lhe dizendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeccionismo Cristão (meramente humano- Wesley) + idealismo x Perfeição bíblica (Gradativa e efetuada por Deus.

      Excluir
  5. Parabéns por esse esboço excelente elaboração aprendi muito
    que Deus posso vos abençoar ricamente.

    ResponderExcluir
  6. muito boom e realmente esclarecedor para aprendemos mas e mas do senhor

    ResponderExcluir
  7. Amado irmão, o termo "santificação" tem dois sentidos básicos: o primeiro entende a santificação como uma posição, estado ou relação e é traduzido por "separação", "corte", "consagração para uso exclusivo". Era santificado tudo o que era separado do comum ou secular, para uso sagrado.

    O segundo significado diz respeito à condição, estado, ou processo que leva a uma transformação interna e que resulta em pureza, retidão moral e pensamentos santos expressados por meio de uma vida de piedade e de bondade, em relação a Deus e ao próximo.

    Textos Bíblicos

    • Mt 5:43-48 - O aspecto da santificação através do amor.
    • Fl 2:5-11 - Ter a mente de Cristo, a mente de abnegação e de esvaziamento, tudo em benefício de outrem.
    • Ef 5:25-27 - Cristo santifica sua Igreja ao lhe dar sua Palavra de verdade, amor e libertação.
    • Hb 12:10 e 14 - A santificação, incluindo a pureza de coração é essencial à salvação final.

    A SANTIFICAÇÃO NO PENSAMENTO DE JOHN WESLEY:

    Para Wesley, a Santificação e Perfeição Cristã, "são dois nomes para definir a mesma coisa. Não há perfeição na terra. O ser humano tem sempre necessidade de crescer em graça e avançar diariamente no conhecimento e no amor de Deus". (Sermões de Wesley, vol. 2, pg 286).

    Não existe, nesta vida, uma perfeição tal que implique na dispensa da obediência dos mandamentos de Deus e da prática do bem a todos os seres humanos, enquanto há tempo. Enquanto vivermos estaremos sujeitos à ignorância e ao erro nas coisas não essenciais à salvação, bem como às tentações e fraquezas próprias de nosso corpo corruptível.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo estudo. Sem santificação ninguém verá ao Senhor. Se queremos entrar no céu viver em santidade é a melhor escolha.

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails