segunda-feira, 11 de março de 2013

[Perguntas e respostas] É VERDADE QUE A BÍBLIA ESTÁ CHEIA DE CONTRADIÇÕES? 1 Crônicas 21.1


Aqui está uma das acusações comuns contra a Bíblia. Como podemos crer num livro que está cheio de contradições? As principais chamadas contradições envolvem datas de acontecimentos históricos, relatos bíblicos repetidos com enfoques diferentes (nos três primeiros Evangelhos) e discrepâncias numéricas e de listas genealógicas. Como
resolver tais dificuldades? Em 2 Samuel 24.1, temos um exemplo do problema, pois quando o texto é comparado com o seu paralelo em 1 Crônicas 21.1, notamos a diferença: Em Samuel, lemos que Deus levou Davi a fazer o censo de Israel; aqui em Crônicas, o texto afirma que foi Satanás. Não é uma contradição? Como entender? Segundo a própria Bíblia, Satanás só pode agir sob a permissão de Deus, pois o seu poder é limitado. Portanto, nada impede que Satanás tenha sido o motivador imediato do censo realizado por Davi, enquanto que, ao mesmo tempo, como Deus tem o domínio sobre tudo, inclusive sobre Satanás e sobre Davi, ele é também o motivador último do ato de Davi, tendo poder de levar a efeito os seus propósitos. Algumas sugestões podem nos ajudar a resolver o problema dessas contradições:
Ø  Quando o leitor lê a Bíblia sem um espírito prevenido contra a mesma, é muito mais fácil encontrar a resposta para uma dúvida.
Ø  A compreensão da cultura da época ajuda muito. Os estudos das genealogias demonstraram, por exemplo, que alguns nomes eram pulados propositadamente, conforme a intenção do autor, o que era prática comum na Antiguidade.
Ø  Outras dificuldades surgem do enfoque do autor. Certo autor bíblico procura enfatizar uma parte da história, enquanto que outro omite certos detalhes porque não são importantes para o seu propósito.
Ø  Não podemos exigir precisão científica para certas afirmações bíblicas. Quando Atos 7.6 diz que o povo de Israel ficou 400 anos no Egito, a afirmação é feita de modo arredondado, assim como alguém afirma que morou 5 anos em tal cidade hoje. Obviamente, ninguém vai dizer numa conversa informal que morou 5 anos, 3 meses, 12 dias e 8 horas e meia em tal lugar. Da mesma forma,  o texto bíblico faz afirmações generalizadas em muitas passagens.
Ø  Há alguns problemas linguísticos e relativos aos manuscritos bíblicos, que, quando avaliados com mais atenção por especialistas, resolvem muitas dificuldades aparentemente insolúveis.

__________
Fonte: Bíblia de Estudo Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails