terça-feira, 22 de junho de 2010

Esboço para pregação - ENCONTRANDO GRAÇA

2 Samuel 9.1-13

Há um episódio na Bíblia que exemplifica o que é GRAÇA.Usamos tanto esta palavra, mas não temos idéia do que isso significa em sua plenitude.

Primeiro vamos definir o que é GRAÇA. "Graça: favor imerecido, impagável da parte de Deus".

Vamos aos fatos bíblicos e o contexto por detrás do texto que acabamos de ler. Saul foi o antecessor de Davi. O rei Saul, contudo, fez o que era errado aos olhos de Deus, e o Senhor escolheu um pastor de ovelhas para ser o seu sucessor. Este sucessor era Davi. Como sabemos, Davi, apesar de ser sucessor escolhido e ungido, nunca levantou a mão contra Saul. O filho de Saul, Jônatas se tornou um grande amigo de Davi. Jônatas tinha um filhinho, Mefibosete. Quando finalmente morreram Saul e Jônatas numa batalha, a babá de Mefibosete, ao tentar fugir com o bebê (pois temia que todos os familiares e servos do antigo rei fossem mortos pelo sucessor), deixou-o cair, causando um ferimento que o deixou aleijado para o resto de sua vida.
Depois de alguns anos; Davi já estava com seu reino confirmado. Tinha vencido tremendas batalhas contra seus inimigos e um dia ele resolve demonstrar GRAÇA para com alguém da família do seu grande amigo Jônatas, filho do seu antecessor Saul (que também tinha sido o seu maior inimigo). Davi então pergunta se havia sobrado alguém da famíla de Jônatas para que ele pudesse fazer um bem. Lembraram-se de Mefibosete, que a essa altura já estava casado, morando em uma insignificante cidade chamada Lo-Debar. Mefibosete se apresenta ao rei, que o informa que ele receberia de volta tudo o que pertenceu ao seu pai, e que ele moraria no palácio e comeria na mesa do rei para o resto de sua vida. Deste texto aprendemos algumas coisas sobre "encontrar graça".

1. A primeira delas é que A GRAÇA DE DEUS O ENCONTRARÁ PRIMEIRO. Lembre-se que Mefibosete estava lá em Lo-Debar, esquecido, deixado de lado como um párea da sociedade, por ser aleijado e o herdeiro de um rei destituído e morto. Ele poderia até mesmo ser alguém revoltado com Deus pela sua condição, mas a GRAÇA - o favor imerecido - veio ao seu encontro. O rei Davi Mandou chamá-lo. Saiba, meu querido, que a graça de Deus também quer lhe alcançar hoje. E se você deixar que a graça de Deus lhe alcance, ela não irá mais deixar você. Deixe que a GRAÇA de Deus atinja a sua vida hoje!

2. Vemos também que VOCÊ ENCONTRA GRAÇA QUANDO DEIXA PARA TRÁS UM PASSADO DEFICIENTE. Quando Mefibosete se apresenta diante do rei Davi ele diz algo chocante: "por que é que o rei está se importando com um cão morto como eu?". A auto estima de Mefibosete é claramente um desastre. Ele se sente a pior das criaturas. Talvez ele quisesse dizer algo como: "Rei, por que você está fazendo isso comigo, me dando esperanças? É pra depois mudar de idéia e me esquecer de novo?". Mefibosete tinha a chance de deixar para trás uma vida deficiente. Ele não seria curado, mas deixaria a vida deficiente para trás. Da mesma forma hoje você é convidado a deixar o seu passado deficiente para encontrar a GRAÇA de Deus. Deixe o seu passado deficiente na vida moral, na vida espiritual, familiar, sentimental. O Senhor quer atingir você com a Sua graça. O Senhor quer que você saiba que ele tem planos pra você daqui pra frente! Prepare-se para o maravilhoso futuro na presença de Deus.

3. Outra coisa que vemos neste episódio é que VOCÊ ENCONTRA GRAÇA QUANDO DESCOBRE O LUGAR A QUE PERTENCE. Para Mefibosete, olhar para aquele palácio do rei deveria ser muito penoso. Ele deveria se imaginar lá dentro, por ser descendente do rei, mas aquele lugar estava fechado para ele. Agora Mefibosete é atingido pela GRAÇA e volta para o lugar a que pertencia. Nós também um dia fomos resgatados e retornados ao lugar onde pertencemos - junto do Pai, à mesa de Deus. Foi o Senhor Jesus Cristo que nos deu este direito, foi ele quem nos devolveu ao nosso lugar para junto de Deus.

4. Finalmente, vemos que VOCÊ SÓ ENCONTRA GRAÇA POR CAUSA DO FILHO. No caso de Mefibosete, foi por causa do filho do rei Saul - Jônatas - que ele agora poderia estar no palácio para o resto da vida. No nosso caso é por causa do Filho Unigênito do Pai - Jesus Cristo, que nós podemos encontrar GRAÇA diante de Deus. É pelos méritos de Jesus, não nossos, que podemos participar da mesa de Deus.

O nosso Deus é um Deus de GRAÇA - que nos dá aquilo que não merecemos. A salvação de nossas almas é algo que ninguém poderia comprar, merecer. Foi dado a nós porque um dia Deus se lembrou de nós e enviou o Seu Filho para que a Sua graça nos atingisse. Que você, meu querido amigo, deixe que a GRAÇA maravilhosa de Deus o atinja.

Um comentário:

  1. muito bom parabens amado que Deus continue ti abençoando e ti dando graças...fique na paz de Deus.

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails