segunda-feira, 21 de março de 2011

[Família] UMA COROA INESTIMÁVEL

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido” (Pv 12.4)

“Quais são seus planos para o futuro?” É uma pergunta que se costuma fazer àquele que está no último ano do colégio. Talvez estes que estão indagando esperem uma resposta usual como: enfermeira, advogada, professora, economista, ou jornalista. Porém, muitos não estão esperando a resposta: “Quero ser uma mulher virtuosa - uma coroa para meu marido”. Uns dão uns piscar de olhos, um “Oh! Isso é interessante…” e, uma repentina mudança de assunto. Essas são reações freqüentes a tal resposta. Na sociedade de hoje, uma jovem que deseja ser aquela esposa virtuosa, exemplificada no livro de Provérbios trinta e um como em outras passagens na Bíblia, é freqüentemente considerada peculiar, e, até mesmo sem nenhumas aspirações. Com oportunidades incontáveis abertos às recém-formadas, por que uma jovem escolheria a profissão de esposa? Mas, na realidade, uma mulher virtuosa, a coroa do seu marido, tem uma carreira cheia e recompensadora que oferece à candidata o manual perfeito de sabedoria, numerosas carreiras somadas em uma só, e com um salário de valor incalculável.

Para o sucesso nesta ocupação, a mulher achará seu guia indefectível na Palavra de Deus. Aqui estão os preceitos, os exemplos e a sabedoria que levá-la-ão a ser uma mulher virtuosa. Da instituição do matrimônio até o desempenhar de todos os seus deveres, a Bíblia tem todas as respostas. Ela começa com a criação de Eva e a sua posição de cuidar do marido e da família. Ela continua com os exemplos de esposas virtuosas como Sara, Rebeca, Raquel, etc., e inclui as verdades de Provérbios trinta e um com as características de uma mulher virtuosa. A Bíblia continua na epístola aos Efésios cinco onde Paulo graciosamente compara a união de um homem e uma mulher com a união preciosa de Cristo e Sua igreja. Pela Bíblia adentro, a esposa achará mandamentos e exortações de como conduzir uma vida piedosa e trazer a mais verdadeira felicidade para seu lar. A sociedade não pode ensinar ninguém a florir a verdadeira felicidade no lar; pois seu exemplo de luxúria e ênfase no avanço egocêntrico trará qualquer casa à ruína. Realmente, quando Eva deu ouvidos ao conselho do diabo e tomou do fruto proibido, ela foi conduzida ao pecado e sofrimento, juntamente com o seu marido (Gn 3.1-7). A Bíblia é o único guia verdadeiro de sabedoria completa e instruções para uma esposa.

Como é instruído na Bíblia, o papel da mulher virtuosa é ser uma ajudadora idônea do seu marido. “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”, (Gn 2.18). Em primeiro lugar, o papel da mulher virtuosa como uma ajudadora idônea é pela sua submissão. Depois da queda no pecado, Deus deu essa responsabilidade à mulher. “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”, (Gn 3.16). Esta é a exortação predominante das Escrituras para as esposas. Na analogia de Paulo sobre o teor do relacionamento Cristo-igreja e o relacionamento marido-esposa em Efésios cinco, as exortações finais são: “e a mulher reverencie o marido”, (v. 33). O alvo da esposa é sempre agradar o seu marido em primeiro lugar. O que ele deseja deve ser o desejo dela; o que ele manda deve ser o dever dela. Pedro, na sua epístola, vai ainda mais longe ao dizer que mesmo se um marido não está tratando a sua esposa como deve, a sua esposa ainda deve submissão a ele. “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra”, (I Pd 3.1). Quando uma esposa aprende a honrar o seu marido como deve, não só vai ser recompensada com as bênçãos de Cristo, mas ela também terá o amor e o cuidado do seu marido.

Provérbios capítulo trinta-e-um nos dá uma das mais belas listas que uma mulher virtuosa tem no seu papel para com o seu marido. Ela é fidedigna (11), diligente (27), culinária sábia (14), gentil nas suas palavras (26), humilde (30), espiritualmente forte (25); ela exalta o seu marido (23), provê as necessidades da sua família (21) e disciplina os seus filhos (28). Realmente, a sua tarefa é grande e variada! A mulher virtuosa tem muitas responsabilidades: é de sua responsabilidade verificar se há uma refeição boa na mesa a confirmar se as roupas estão limpas, do treinamento de seus filhos à responsabilidade de manter o lar funcionando suavemente e se esforçando para satisfazer o seu marido e, ainda, reforçar a si mesmo a permanecer humilde. Ao agir desta maneira ela mostra o seu amor pelo seu marido, e ela pode ser assegurada de que “O coração do seu marido está nela confiado”, (Pv. 31.11). O seu amor não só se manifesta com um sussurrado “eu te amo”, mas, como exemplificado em Provérbios trinta-e-um, se declara pela sua obediência a ele e nas suas ações para agradá-lo. Ela está disposta a sacrificar a si mesmo para trazer felicidade a ele. Ela não é irritante (Pv 19.13b; 21.19) ou contenciosa (Pv 27.15); ao invés, ela reconhece os desejos do seu marido e busca agradá-lo nestas áreas. Por ela desejar honrá-lo através da sua virtuosidade, “seu marido ... a louva” (Pv 31.28). Que benção maior pode uma esposa desejar de ter um marido feliz que a ama e deseja o melhor para ela!

Com tais realizações e virtudes, quais outras qualificações se deve ter para se tornar uma esposa? Para se conseguir uma das melhores carreiras, é exigido diploma universitário. Para se conseguir tal diploma é esperado: estudar livros didáticos, assistir a horas de aulas e fazer provas. Porém, para ser uma esposa, são necessárias horas de aprendizagem na casa dos pais. Ela tem que aperfeiçoar as habilidades de cozinhar, de lavar e de passar roupa, de fazer faxina, de efetuar as compras semanais, e de orçar (Robo). Ela não só precisa dessas capacidades domésticas como também ela tem que cuidar das suas virtudes. A diligência, a paciência, a humildade, a generosidade, a sabedoria, e a submissão (Robo) é o que se espera de uma esposa exemplar. Essas tarefas e qualidades podem ser aprendidas da mãe e das amigas amorosas e maduras da igreja. Andando junto a Cristo e se disciplinando a aprender enquanto está em casa, é o modo mais vantajoso para se preparar para o futuro como uma esposa. A perfeição não será conseguida nem será esperada, mas uma mulher que busca ser uma coroa para seu marido, se esforçará para provar que seus talentos e as suas virtudes serão aptos para enfrentar os rigores para ser uma boa esposa.

Qual seria o salário dessa esposa que consegue fazer essas tarefas e assimilar tais virtudes para com o seu lar e marido? Se fossem somar os holerites anuais de cada uma das profissões que essa esposa tem que preencher (de ser de conselheira a uma faxineira), a soma do valor dela seria surpreendente. Seria mais de dois milhões de reais por ano (Robo) - e isso só do ponto de vista financeiro! Pense em todo o esforço e amor que é investido diariamente para submeter e estimar seu abençoado marido. Mas, a esposa não recebe um salário semanal, mensal, ou até mesmo anual em dinheiro vivo. Não se vê ela patrocinando os Shoppings com dois milhões de reais para gastar anualmente nos seus deleites. De outra forma, o salário dela é muito mais, e, na verdade, é incalculável. Como pode o dinheiro ser comparado com o amor derramado nela pelo seu agradecido marido - aquele amor que é tão grande quanto o amor de Cristo para a Sua igreja (“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”, Ef 5.25)!

Matrimônio é uma das mais preciosas instituições de relacionamento que Deus consagrou. O desejo de ser uma esposa não é o de almejar uma profissão servil. A Sra. Ivester declarou: “Não sou uma dona de casa porque eu tive muito pouca ambição ou formação escolar para melhorar a minha situação. De jeito nenhum! Eu sou uma dona de casa porque Deus me deu a honra infinita de ser uma esposa, e eu me alegro em usar todas as minhas capacidades que Ele me deu no desempenhar dessa bela carreira” (Ivester). Sendo uma esposa, mesmo sendo o “vaso mais fraco”, a mulher tem a responsabilidade de transformar o seu lar num lugar de paz e descanso para o marido dela, e o trabalho particular de agradar e se submeter ao homem da sua vida. O trabalho dela é exigente, mas o seu guia é a Bíblia e o seu valor é inestimável. Junto com seu marido farão uma unidade maravilhosa tão forte e santificada quanto daquela de Cristo e a Sua igreja.


TRABALHOS CITADOS

Evans, Augusta J. St. Elmo. San Jose: Giles St. P, 1998. 1.

Holy Bible. KJV ed. London: Cambridge UP.

Ivester, Lanier. “I am a Stay-at-Home Wife.” 14 Aug. 2004. 31 Dec. 2005 http://www.ladiesagainstfeminism.org/artman/publish/article_1239.shtml .

Robo, Regina M. “A Labor of Love.” 31 Dec. 2005 http://www.salary.com/careers/layouthtmls/crel_display_Cat10_Ser253_Par358.html.


Autora: Elizabeth J Langley
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails