sábado, 19 de fevereiro de 2011

[Discipulado] CHAMADO AO DISCIPULADO

Marcos 2.14: “Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu”.

Esta é a única e verdadeira possibilidade de existir discipulado, a relação imediata entre chamado e obediência.
A resposta do discípulo não é uma confissão oral da fé em Jesus, mas sim um ato de obediência.
O que a gente sabe a respeito do conteúdo do discipulado? Jesus tem a resposta: “Segue-me! Vai andando atrás de mim! Isso é tudo! Isso não parece um programa de vida cheio de realização, sucesso , satisfação, não é algo que pelos padrões humanos mereça sacrifício.
O discípulo é chamado a abandonar tudo, tudo mesmo, sua própria existência anterior, o que é velho deve ficar para trás, totalmente abandonado.
Bonhoeffer diz que o discípulo é:
• arrancado de sua relativa segurança de vida, e lançado à incerteza completa (i. é na verdade, para a absoluta segurança e proteção da comunhão com Jesus);
• de uma situação previsível e calculável (i. é de uma situação totalmente imprevisível);
• para dentro do imprevisível (i. é na verdade, para dentro do que é unicamente necessário e previsível);
• do domínio das possibilidades finitas (i. é, na realidade as possibilidades infinitas);
• para o domínio das possibilidades infinitas (i. é, para a única realidade libertadora).
Qual é o conteúdo do discipulado? Não qualquer outro conteúdo, porque Jesus é o único conteúdo. O chamado ao discipulado é, portanto, comprometimento exclusivo com a pessoa de Jesus Cristo.
Concepções e ideias sobre Cristo, um sistema de doutrinas a respeito de Cristo, conhecimento religioso a respeito de Cristo, da sua graça e do seu perdão, não são necessariamente discipulado, na verdade, na maioria das vezes excluem Cristo, são contra Ele.
Saber algo sobre Cristo pode fazer você ter uma relação de conhecimento, de admiração por Ele, talvez até de fazer algo por em nome d’Ele, mas nunca uma relação de discipulado pessoal e obediente.
Cristianismo sem Jesus Cristo vivo, é cristianismo sem discipulado, e cristianismo se discipulado é cristianismo se Jesus Cristo, é uma ideia, um mito. Discipulado sem Jesus é escolha pessoal de uma caminho talvez ideal que talvez possa leva até ao sacrifício, mas discipulado sem Jesus não tem promessa, Jesus vai rejeitá-lo.
Discipulado é viver pela fé, e o caminho para a fé passa pela obediência ao chamado de Cristo. Jesus exige um passo decisivo, senão o chamado de Jesus fica no vácuo, e tudo aquilo que achamos que é discipulado, sem esse passo radical para o qual Jesus nos chama, se transforma em entusiasmo mentiroso.
Só o crente é obediente, e só o obediente é que crê. A fé só existe na obediência e jamais sem ela, e só é fé verdadeira no ato da obediência.
Quem sabe você se queixa de não conseguir crer: ninguém precisa se admirar de não poder crer enquanto se opõe ou se esquiva, em algum ponto, numa desobediência consciente, ao mandamento de Jesus.
Se você não quiser sujeitar ao mandamento de Cristo uma paixão pecaminosa, um rancor, uma mágoa, uma esperança humana, os planos da sua vida, a sua razão, não fique admirado se não receber o Espírito Santo, de não conseguir orar, de continuar a sentir dificuldade em crer.
Seja obediente, ouça o chamado de Jesus, vai reconciliar-se com seu irmão, vai e abandone o pecado do qual você é escravo e você vai poder crer novamente.
Se você rejeita o mandamento de Jesus, você não pode receber a palavra da graça. Como você pode encontrar a comunhão daquele de quem você fica se esquivando conscientemente em várias questões da sua vida? O desobediente não pode crer; somente o crente é que crê.
O desobediente não pode ouvir a Palavra de Cristo, é impossível que ele venha a crer n’Ela.
É como aquele diálogo entre o desobediente e o pastor.
Desobediente: Pastor, eu não consigo crer!
Pastor: Escuta a Palavra que está sendo anunciada à você!
Desobediente: Eu escuto, mas ela não me diz nada, continua vazia, não me atinge!
Pastor: Você não quer ouvir!
Desobediente: Quero sim!
O que dizer a uma pessoa assim? Somente o crente é que é obediente, e somente o obediente é que crê, portanto, o fato é que por trás de todos estes argumentos do desobediente sobre sua incapacidade de crer, se esconde a sua própria desobediência. Então aquele pastor diz ao desobediente:
Pastor: Você é desobediente, porque você se recusa a obedecer a Cristo. Você quer reservar uma parcela de domínio da sua vida para você mesmo. Você não pode ouvir a Cristo por ser desobediente, você não pode crer na graça por não obedecer; lá num cantinho do seu coração você está obstinado contra o chamado de Jesus. O seu problema é o pecado da desobediência!
A única solução de resolver nossos problemas, nossos conflitos com o pecado em nossa vida, é o mandamento de Cristo, é obedecer de uma vez por todas. E não apenas obedecer por obedecer, mas, obedecer para viver na comunhão com Cristo, porque o principal não são os mandamentos, mas Cristo que é o objetivo do mandamento.
Temos que para de se refugiar na mentira do conflito. O mandamento é claro: “Segue-me!”
Mas qual é o caminho a percorre no discipulado? Jesus diz: Eu te chamo, e isto é tudo!
O conteúdo do discipulado é Jesus Cristo, não há outro conteúdo, que não seja a ligação e a comunhão com Ele. Não somos chamados a apenas seguir o bom Mestre, mas viver na obediência ao filho de Deus.
Somos chamados a nos negar a nós mesmos no discipulado, para que Cristo seja o único objetivo do nosso existir e a autonegação consiste em conhecer apenas a Jesus e não mais a si próprio.
Somos chamados a tomar a cruz. Quem não quiser tomar a sua cruz com medo de sofrer as consequências que isto traz, de ser rejeitado pelos homens, de ser exposto ao sofrimento, esse perde a comunhão com Cristo e não é seu discípulo.
Mas quem perder a sua vida no discipulado, no carregar a cruz, este vai encontrar sua verdadeira vida no próprio discipulado, na comunhão da cruz com Cristo.
Você quer vencer? A cruz é a sua vitória!
Se você quiser se livra do fardo da cruz que te é imposto, você não vai se libertar do fardo, ao contrário, você vai levar um fardo maior ainda, pois o fardo de si mesmo é insuportável. Mas quando o discípulo leva por livre escolha a sua cruz, nessa própria cruz encontrará certeza de proximidade e comunhão com Cristo porque é a Cristo que o discípulo encontra ao tomar sobre si a sua cruz.
Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, a marcar presença, a sermos vistos, a sermos misturados não com o mundo, mas entre o mundo para ser diferença. Aquele que quer fugir ficando invisível ao mundo, nega o chamado. Igreja de Jesus que quer passar despercebida, não é Igreja no discipulado.
Mas como ser discípulo se temos uma carne que luta contra o espírito? Somos tentados a alimentar a nossa carne e não a deixa-la morrer no discipulado.
Por que não consigo crer, por que não consigo orar, por que não consigo servir, alguns dizem!
Porque alimentamos a carne com a desobediência, e a carne bem alimentada não gosta de orar e nem se dispõe a crer e muito menos a servir.
O que é a vida de fé e discipulado senão a infinita luta do espírito contra a carne?
Como alguém pode querer viver na fé, quando orar é algo enfadonho, quando já perdeu o gosto pela leitura da Palavra? Como pode viver na fé e no discípulo aquele para quem o sono, a comida, a vaidade, o dinheiro, o trabalho, o desejo sexual sempre de novo roubam a alegria em Deus?
O “alimento” do mundo querem desviar o coração do discípulo. Para onde está orientado o coração do discípulo? Para a riqueza do mundo, para Cristo e as riquezas do mundo? Ou está orientado unicamente para Cristo? A luz do corpo são os olhos, a luz do discípulo é o coração. Se os olhos estiverem embotados, como deve estar o nosso coração! E se o coração estiver em trevas, que terríveis trevas existem em seu interior! O coração do discípulo, portanto, se entreva quando se apega às coisas deste mundo.
O chamado de Jesus é radical e a única resposta é a obediência! O chamado prevê um relacionamento compromissado, exclusivo, único, de comunhão com Cristo.
O discípulo não pode viver com um pé na Igreja e outro nas coisas do mundo, pois assim não é verdadeiro discípulo.
O verdadeiro discípulo é crente e obediente, e só obedece e crê quem é discípulo?
E você, quem é?

Baseado no livro DISCIPULADO de Dietrich Bonhoeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails