quinta-feira, 4 de outubro de 2012

[Cristologia] JESUS ERA HOMEM SEM PECADO


"Porém (Jesus) em tudo foi tentado como nós, mas sem pecado"
Hebreus 4:15.

INTRODUÇÃO:

Jesus Cristo é Filho de Deus e também Deus. Nesta lição aprenderemos o que a Bíblia nos ensina a respeito de Jesus como ser humano.
Podemos ver que Jesus era, sob todos os aspectos, como nós, exceto no pecado. Se quisermos analisar a verdadeira natureza de Jesus chegaremos à conclusão de que Ele tanto é Deus como foi homem.
Suponhamos que alguém tenha na mão uma moeda. Sabe que é uma moeda. Sabe também que essa moeda tem duas faces. Assim pode ser comparada a natureza de Jesus. A Sua natureza era uma só, mas esta única natureza possuía duas faces: o lado divino e o lado humano.
Ao estudarmos a natureza humana de Jesus tenhamos também em mente a Sua divindade.

JESUS ERA HOMEM

Consideremos agora o que a Bíblia nos diz sobre Jesus. Este estudo mostra-nos que Ele também era homem.

1. Jesus nasceu de mulher tal como nós. Apesar de ter Deus como Seu Pai, foi concebido no ventre de Maria. Nasceu e cresceu como todas as outras crianças. Gálatas 4:4.

2. O corpo de Jesus era como o nosso. Sabemos isto pelas seguintes razões:

(1) Ele cresceu até a idade adulta tal como acontece com todos os outros homens. Lucas 2:52.
(2) Ele sentiu fome e sede como todos os outros Mateus. 4:2; João 19:28.
(3) Jesus também sentiu cansaço como os outros homens. João 4:6.

3. Os sentimentos de Jesus eram como os nossos:

(1) Ele sentiu um desgosto tão grande perante o espetáculo da morte dum amigo que chorou João.11:34-36.
(2) Sentiu compaixão pelos sofrimentos alheios Mateus.9:35-36.
(3) Sentiu tristeza e ira perante a natureza pecaminosa do homem. Marcos 3:5.

COMO HOMEM, JESUS FOI TENTADO COMO NÓS

Leia Hebreus 4:14-15.Nesta passagem Jesus é chamado o nosso grande Sumo Sacerdote. Ele foi tentado, digamos, sob todos os pontos de vista como nós. Não devemos pensar que a única vez em que Jesus foi tentado foi quando Satanás se apresentou para tentá-lo depois de ter jejuado quarenta dias e quarenta noites. Jesus foi tentado muitas vezes e de várias maneiras.
Uma vez Satanás chegou mesmo a tentá-lo por meio de Simão Pedro, um dos discípulos. Quando Jesus disse aos discípulos que em breve devia sofrer e morrer Pedro repreendeu-o. Pedro disse a Jesus que tal coisa nunca deveria acontecer. Satanás estava usando Pedro para tentar Jesus a evitar sua própria morte na cruz. Se Satanás tivesse conseguido evitar que Jesus morresse na Cruz não teria havido salvação para a humanidade. Jesus compreendeu perfeitamente o que Satanás estava tentando fazer por meio de Pedro. Por essa razão Jesus disse a Pedro as palavras que se encontram no versículo 23. (Leia Mateus 16:21-23).Todos devemos compreender isto. Há ocasiões em que Satanás se serve dos nossos amigos para impedir-nos de fazer a vontade de Deus.
Há outra coisa que devemos saber acerca das tentações de Jesus. Recusou usar do Seu próprio poder a fim de atenuar as tentações. Quando teve fome foi tentado por Satanás a transformar as pedras em pães. Jesus tinha poder para fazer isto. Jesus recusou utilizar o Seu poder para vencer as tentações de Satanás. Por quê? Porque assim Ele não teria sido tentado como nós. Não teria sido verdadeiramente o nosso substituto. Por exemplo, um homem que tenha roubado para comer podia tentar desculpar-se dizendo: "Sim, quando Jesus teve fome transformou as pedras em pães. Eu não posso fazer isso, mas satisfarei a minha fome, roubando.” Pelo fato de Jesus ter suportado as poderosas tentações de Satanás Ele também pode compadecer-se e compreender inteiramente as nossas tentações. Dar-nos-á também poder para resistir a Satanás, precisamente como Ele fez, se somente confiarmos Nele.

JESUS VIVEU UMA VIDA SEM PECADO

Leia as seguintes passagens das Escrituras:
Hebreus 4:15; II Coríntios 5:31; 1 Pedro 2:22. Este é o único particular pelo qual Jesus, como homem, foi diferente de toda a humanidade. Todos os homens pecam. Jesus não cometeu pecado.
Muita gente não sabe que há duas maneiras pelas quais podemos pecar. A primeira é fazermos o que sabemos ser o mal. A Bíblia fala-nos de certas coisas que Deus não quer que façamos. Quando o homem recusa fazer a vontade de Deus e faz essas coisas está pecando contra Deus. Vemos, pois que é pecado fazer o que sabemos estar errado.
A segunda é não fazermos o que sabemos ser o certo. Deus diz-nos as coisas que devemos fazer. Quando deixamos de fazer essas coisas pecamos contra Deus, Em Tiago 4:17 lemos: "Aquele pois que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado".
Quando dizemos que Jesus viveu sem pecado queremos dizer que Ele jamais fez o que era errado aos olhos de Deus. Queremos também dizer que Ele sempre fez o que era reto aos olhos de Deus. Nunca fez o mal. Nunca deixou de fazer o bem.

A IMPORTÂNCIA DE JESUS COMO HOMEM SEM PECADO

Em IICoríntios5:21vemos que Jesus, que não conheceu pecado, se fez pecado por nós a fim de que Nele fôssemos feitos justiça de Deus. Se Jesus tivesse pecado não poderia ter morrido em lugar do homem pecador. Teria de sofrer o castigo do Seu próprio pecado.
Por exemplo, suponhamos que dois homens tenham cometido um assassinato. Foram julgados e considerados culpados. Então um dos homens diria ao juiz: "Senhor, permita que eu morra em lugar do meu amigo". Logo o juiz responderia: "Não. Ambos são culpados. Ele deve morrer pelo seu crime e tu deves morrer pelo teu." O culpado deve sofrer pela sua própria culpa.
Sendo um homem sem pecado, Jesus pôde sofrer em nosso lugar, por nossos pecados.

Um comentário:

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails