quinta-feira, 4 de outubro de 2012

[Cristologia] JESUS É DEUS

“No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus"
João 1:1.

INTRODUÇÃO:

Jesus é o Filho de Deus, mas, Jesus também é Deus. Talvez você esteja dizendo, "Não compreendo isto Como pode Jesus ser o Filho de Deus e também Deus?" Logo no princípio deste estudo devemos compreender claramente a seguinte verdade: Deus ultrapassa o nosso entendimento. O que sabemos acerca de Deus é tudo quanto Ele nos quis revelar. Não o conhecemos pela nossa própria inteligência. Em I Coríntios 1:21 lemos estas palavras: "o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria". O nosso propósito nestas lições é aprender o que Deus nos ensina na Bíblia com respeito a Jesus. Vemos que a Bíblia ensina realmente que Jesus é Deus.

A BÍBLIA DIZ-NOS COM CLAREZA QUE JESUS É DEUS

Vamos analisar duas passagens das Escrituras. A primeira é João 1:1 que é o versículo que temos para decorar nesta lição. Já aprendemos que o «VERBO» se refere a Jesus. Este versículo diz-nos: «E o Verbo era Deus.» Negar que Deus e o Verbo (Jesus) são um é negar a veracidade da própria Bíblia.
A segunda passagem é Romanos 9:5.Vemos a resposta dos israelitas de como receberam a Lei e as promessas de Deus. O que quer dizer, no que se refere à carne, que Jesus nasceu naquele pais. Noutras palavras, aos olhos dos homens, Jesus devia ser considerado israelita. Porém, e de maneira que todos possam compreender a verdadeira natureza de Jesus, foi acrescentado, no que diz respeito a Cristo, que Ele é sobre todos, Deus bendito eternamente. Não é apenas nestas duas passagens das Escrituras que aprendemos que Jesus é verdadeiramente Deus. Estudaremos outras que tornarão clara a Sua autêntica natureza.

O PODER DE JESUS PARA PERDOAR O PECADOMOSTRA QUE ELE É DEUS

O pecado opõe-se a Deus. Há muito tempo o Rei Davi, orando a Deus disse: "Contra ti, contra ti somente pequei” Salmo 51:4. Vamos ver que Jesus tinha poder para perdoar o pecado. Leia Mateus 2:1-12.Nesta passagem aprendemos o seguinte: Jesus disse ao homem que os seus pecados estavam perdoados. Os inimigos Dele diziam que só Deus podia perdoar pecados. Eles tinham razão. Por isso acusavam a Jesus de estar pecando visto estar exercendo uma autoridade que só a Deus pertencia. Jesus então curou o homem provando ao povo que possuía o poder de perdoar pecados.
Sobre este assunto vamos dar a seguinte ilustração: Suponhamos que existe uma casa que se encontra fechada à chave. Sabemos que há apenas uma chave em todo o mundo que pode abrir aquela porta. Nunca vimos o dono da casa, mas sabemos que só ele tem a chave. Se virmos alguém aproximar-se da casa, pegar uma chave e abrir a porta sabemos que é ele o dono da casa. Sabemos que só Deus pode perdoar pecados. Todavia, ao vermos Jesus com poder para perdoar o pecado sabemos que Jesus é Deus.

JESUS RECLAMA HONRA IGUAL A DE DEUS

Leia João 5:23. Neste versículo Jesus torna claro que todo homem deve honrá-lo como honra ao Pai. Se começar a ler desde o versículo 17 verá que os judeus queriam matar Jesus. Diziam que Ele ensinava ser igual a Deus, versículo 18. Se Jesus não fosse igual a Deus com toda a certeza tê-los-ia corrigido quanto ao seu erro. Assegurar-lhes-ia que estavam enganados e que não era verdade Ele afirmar ser igual a Deus. Jesus fez isto? Não. Pelo contrário Jesus disse-lhes que «Todo o homem deve honrar o Filho como honra o Pai».
Ainda, a igualdade de Jesus com Deus é ensinada com toda clareza em Filipenses 2:6. Este versículo diz-nos que Jesus era em forma de Deus antes de vir à Terra. Isto significa que Jesus, sendo na forma de Deus, esvaziou-se voluntariamente, tornando-se homem, servo e Salvador. Não perdeu, no entanto, sua divindade.

JESUS CONSENTIU EM SER ADORADO COMO DEUS

Em Atos 14:8-18 lemos que Paulo e Barnabé estavam pregando em Listra. Pelo poder de Jesus curaram um homem coxo. O povo que presenciou esse milagre quis adorá-los. Acreditavam que tendo eles tal poder, com toda a certeza Barnabé imediatamente corrigiram esse erro dizendo ao povo que eram homens como eles.
Quando o Apóstolo João teve a visão da Jerusalém Celestial e se prostrou para adorar o que falava com ele, foi-lhe dito que não devia fazer tal. Só Deus devia ser adorado Apocalipse 19:10.A pessoa que falava com João recusou ser adorada porque sabia que só Deus devia ser adorado.
Agora leia João 20:27-29. Depois da Sua ressurreição Jesus apareceu a Tomé. Quando Tomé compreendeu que Jesus verdadeiramente tinha ressuscitado dos mortos, disse: "Senhor meu e Deus meu". Jesus o corrigiu por chamá-lo Deus? Não. Jesus aceitou essa confissão. Assim fez porque era Deus.

DEUS ESTAVA EM CRISTO

Por vezes as pessoas não querem glorificar a Jesus como glorificam o Pai. Zombam, dizendo: "Se Jesus é Deus quer dizer que Deus morreu na Cruz". Isto é exatamente o que a Bíblia nos ensina. Em II Coríntios 5:19 lemos: "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo".
Ainda, relacionado com este assunto, leia em Atos 20:28. Paulo, falando aos anciãos da igreja de Éfeso, dizia-lhes como deviam apascentar a igreja de Deus a qual Ele tinha resgatado com o Seu próprio sangue. Se você ler cuidadosamente esta passagem verá que Paulo está falando de Deus. Ele se refere à igreja como "A igreja de Deus" e depois acrescenta: "A qual Ele (Deus) resgatou com o Seu próprio sangue".


Há muitas coisas que nós não compreendemos. Quando olhamos o mundo e tudo o que nos rodeia podemos ver inúmeras coisas que estão além da nossa compreensão. Se não podemos compreender essas coisas que foram criadas por Deus, como pretendemos entender perfeitamente as coisas profundas de Deus? Contudo, podemos acreditar nas coisas que Deus nos ensina. Vimos que a Bíblia definitivamente nos ensina que Jesus é Deus. Talvez não possamos compreender tudo a esse respeito, mas podemos crer porque Deus nos ensinou. A maravilha está em que Deus veio à Terra, em carne, habitou entre os homens e morreu pelos seus pecados a fim de que tivessem a vida eterna por meio da fé Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails