segunda-feira, 1 de outubro de 2012

[Cristologia] - JESUS É O PROMETIDO DO VELHO TESTAMENTO


"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que
Nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome"
Atos 10:43.

INTRODUÇÃO:

Centenas de anos antes de Jesus nascer os profetas do Velho Testamento transmitiram a mensagem de Deus ao povo, dizendo que Deus enviaria um Salvador ao mundo. Não somente disseram que viria um Salvador mas também falaram de certos acontecimentos que ocorreriam na sua vida.
Consideremos por momentos o versículo acima, Atos 10:43. Segundo o que Pedro pregou a um grupo de pessoas. Deus declarou as palavras que encontramos em nosso versículo para decorar. Lembrou-lhes que todos os profetas tinham falado de Jesus e como a salvação do pecado podia ser obtida por meio da fé em Cristo.
Esta primeira lição será um estudo de algumas das profecias do Velho Testamento que dizem respeito ao Salvador prometido; vamos depois ver no Novo Testamento como essas profecias se cumpriram em Jesus Cristo. Ao fazermos este estudo devemos lembrar-nos também que os profetas do Velho Testamento viveram e falaram centenas de anos antes de Jesus ter nascido. Falaram, todavia, conforme as instruções que Deus lhes deu por meio do seu Espírito e as coisas que disseram passaram-se precisamente como tinham sido por eles preditas.

O LOCAL DO NASCIMENTO DE JESUS FOI PROFETIZADO
(Miquéias 5:2)

Miquéias predisse o local do nascimento de Jesus 700 anos antes do seu nascimento. Ao homem é impossível ter tão grande sabedoria. Ele o soube unicamente porque o Espírito de Deus o instruíra. Agora, leia Mateus 2:1-6. Sim, Jesus é aquele que cumpriu esta profecia do Velho Testamento.

FOI PROFETIZADO QUE HAVIA DE NASCER DUMA VIRGEM
(Isaías 7:14)

Sabemos que o nascimento de Jesus duma virgem foi devido à atuação do poder de Deus. Isto foi exatamente o que aconteceu. Em Lucas 1:26-35 lemos como Maria, que era virgem, foi escolhida para ser a mãe de Jesus. Apesar de José ser conhecido como pai terreno de Jesus, a Palavra de Deus ensina-nos claramente que José e Maria não viveram juntos, como marido e mulher, até Jesus nascer.Estudamos isto em Mateus 1:18-25. As palavras de Isaías  durante muitos anos, não tiveram cumprimento. Mas, no nascimento de Jesus tudo foi consumado tal como Deus tinha prometido por intermédio do referido profeta.

FOI PROFETIZADO QUE JESUS TERIA O ESPÍRITO DE DEUS
(Isaías 42:1)

Ao ler o Novo Testamento vemos que esta promessa feita pelo profeta Isaías foi realmente cumprida. Na verdade Jesus foi cheio do Espírito de Deus. O Espírito chamado pelo nome de Espírito Santo no Novo Testamento. Leia cuidadosamente João 1:32-34 e João 3:34-35.

A REJEIÇÃO DE JESUS FOI PROFETIZADA
(Isaías 53:3)

Por muitos anos o povo de Israel esperou por um Salvador em virtude das palavras dos profetas. Contudo, os israelitas não compreenderam a espécie de Salvador que Deus lhes enviava. Desejavam um Salvador que pudesse livrá-los dos inimigos terrenos e dar-lhes grandes riquezas e poder. O plano de Deus foi enviar Jesus a fim de que Ele pudesse salvar todos dos seus pecados. Deus sabia que Jesus recusando aceder aos desejos do povo falando-lhes acerca dos seus pecados e da necessidade de arrependimento, seria rejeitado e crucificado. A esse fato o profeta se referiu muitos anos antes, de forma que, ao consumar-se, o povo pôde compreender que em Jesus também tinha se cumprido esta profecia. No Novo Testamento podemos ver como os governadores e chefes religiosos odiaram a Jesus e finalmente o crucificaram.

FOI PROFETIZADA A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM
(Zacarias 9:9)

Esta profecia descreve com precisão a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém - montado humildemente num jumento. Agora leia Mateus 21:1-9. Isto também aconteceu na vida de Jesus, precisamente como os profetas há muito tinham predito.

FOI PROFETIZADA A TRAIÇÃO DE JESUS
(Salmo 41:9)

Este versículo diz-nos que o traidor seria alguém muito íntimo de Jesus. Judas Iscariotes foi quem o traiu. Viveu como um dos seus discípulos durante três anos. Ele até pregava. Mas o seu coração não era reto para com Deus. Em João 12:6 vemos que durante esse tempo Judas roubava dinheiro. Por causa do seu amor ao dinheiro ele consentiu em trair a Jesus e assim se cumpriu a profecia do Salmo 41:9.A respeito do cumprimento desta profecia leia Mateus 26:14-16.

FOI PROFETIZADA A MORTE DE JESUS

Há tantas profecias no Velho Testamento sobre a morte de Jesus que não podemos estudá-las todas nesta pequena lição. No entanto, vamos considerar algumas. Primeiro, leia o que está escrito sobre a crucificação de Jesus em Mateus 27:29-50. Agora leia algumas passagens das Escrituras, no Velho Testamento, que predizem com exatidão os acontecimentos relacionados com a morte de Jesus:
1. O seu clamor a Deus. Salmo 22:1 e Mateus 27:46.
2. O povo escarnecendo e o desprezando. Salmo 22:6-8 e Mateus 27:39-43.
3. As mãos e os pés trespassados. Salmo 22:16 e João 20:25(Naquele tempo, quando um homem era crucificado as mãos e pés eram pregados à cruz sobre a qual seria pendurado).
4. Deitaram sortes sobre as vestes de Jesus. Salmo 22:18 e Mateus 27:35.
5. A sua morte na Cruz foi por causa dos nossos pecados. Isaías 53:6 e II Coríntios 5:21.
6. O seu silêncio ao ser acusado. Isaías 53:7 e Mateus 27:12-14.
7.Foi contado com os transgressores.Isaías 53:12 e Marcos 15:27-28.

A RESSURREIÇÃO DE JESUS FOI PROFETIZADA
(Salmo 16:10)

Agora leia Atos 2:22-27. O Apóstolo Pedro ao fazer a pregação no dia de Pentecostes mencionou este versículo de Salmos como prova de que Deus tinha prenunciado a ressurreição de Jesus. Quando Pedro acabou de transmitir a sua mensagem muitos compreenderam que em Jesus tinham se cumprido as profecias do Velho Testamento.Então creram que Jesus era realmente o Salvador prometido das Escrituras. Nesse mesmo dia cerca de 3.000 pessoas se converteram e aceitaram Jesus como seu Salvador e Senhor. Assim, receberam o perdão dos seus pecados e a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails