terça-feira, 2 de outubro de 2012

[Cristologia] JESUS É O FILHO DE DEUS


"E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado,
em quem me comprazo"
Mateus 3:17

INTRODUÇÃO:

Há pessoas que dizem:
"Cremos que Jesus é Filho de Deus porque todos são filhos de Deus. Deus criou-nos a todos. E fé é o nosso Pai do céu".
Isto não é o que a Bíblia ensina a respeito de Jesus como Filho de Deus. A Bíblia ensina que Jesus é o unigénito Filho de Deus. Não há, nunca houve, nem haverá outro relacionado com Deus como é Jesus. Ele é eterno com o Pai.

JESUS NÃO TEVE PAI TERRENO

Leia cuidadosamente Mateus 1:18-25 e Lucas 1:26-35. Destas passagens das Escrituras aprendemos o seguinte: José e Maria estavam noivos. O anjo Gabriel apareceu a Maria e disse-lhe que ela teria um filho. Maria respondeu que isso era impossível porque era virgem. O anjo, porém, disse: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, pelo que também o Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus. Quando José soube que Maria ia ter uma criança intentou desfazer o seu compromisso com ela, mas um anjo apareceu em sonhos a José e explicou-lhe que o que nela havia sido gerado era obra do Espírito Santo. Então José recebeu Maria por esposa, mas não viveram como marido e mulher até Jesus nascer. Vemos, pois, que Jesus não teve pai terreno porque Maria concebeu pelo poder do Espírito Santo.

O ANJO GABRIEL DECLAROU SER JESUS O FILHO DE DEUS

Leia ainda Lucas 1:35. Faça a si mesmo esta pergunta: "DE ACORDO COM AS PALAVRAS DO ANJO GABRIEL. QUEM É JESUS?" Vemos imediatamente que só há uma resposta-Jesus é o Filho de Deus. Pessoas há que levantam indagações acerca do nascimento de Jesus. Para o anjo que desceu do céu, cuja sabedoria ultrapassava a de todos os homens, não havia dúvidas. Ele sabia que Jesus era o Filho de Deus.

JOÃO BATISTA TESTIFICOU QUE JESUS É O FILHO DE DEUS

Veja João 1:29-34 e estude estes versículos da Bíblia. Deus enviou João Batista a fim de que o coração do povo pudesse estar preparado para receber Jesus, o Salvador prometido. Ele conclamava o povo ao arrependimento. Deus indicou também a João a maneira pela qual poderia reconhecer esse Salvador prometido. Como o conheceria? Quando João viu o Espirito Santo descer e repousar sobre Jesus soube que Ele era realmente o Filho de Deus (versículo 34).


O PRÓPRIO DEUS TESTIFICOU QUE JESUS É O SEU FILHO

As seguintes passagens ensinam-nos isto com a maior clareza: Mateus 3:16-17; Mateus 17:5; Marcos 9:7 e Lucas 9:34-35. Os discípulos compreenderam claramente ser a voz de Deus o que ouviam. Anos mais tarde quando Pedro relatou o que havia acontecido no Monte da transfiguração ele disse que Jesus recebeu honra e glória de Deus Pai. Eles ouviram a voz: "ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO" IIPedro 1:17-18. Deus queria que o povo compreendesse bem que Jesus era Seu Filho.

OS DEMÔNIOS TESTIFICARAM QUE JESUS É O FILHO DE DEUS

Há muitos exemplos na Bíblia em que os demônios reconheceram e confessaram que Jesus era o Filho de Deus. Vamos ver um ou dois destes casos. Leia Lucas 8:26-39. Nesta passagem os demônios testificaram que Jesus era Aquele que tinha poder para os destruir. Agora veja Marcos 1:23-27. Aqui o espírito imundo proclama ser Jesus o Santo de Deus. Note-se que Jesus o repreendeu e mandou que se calasse. Ele não queria que Satanás ou os que estavam possuídos de espírito maligno O proclamassem. Quem deveria falar de Jesus? Leia ainda Lucas 8:39. A vida deste homem tinha sido transformada pelo poder de Jesus. É a homens como esse que Jesus quer, hoje, como Suas testemunhas.

OS DISCÍPULOS TESTIFICARAM QUE JESUS É O FILHO DE DEUS

Veja Mateus 16:13-17 e João 6:67-69. Os discípulos tinham vivido com Jesus cerca de três anos. Tinham observado de perto a Sua vida. Ouviram-no ensinar as coisas maravilhosas de Deus. Viram que vive sem pecado. Viram os grandes milagres que Ele fez. Por isso sabiam que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus.

O PRÓPRIO JESUS TESTIFICOU QUE É FILHO DE DEUS

Quando Jesus estava sendo interrogado, diante do povo não foi possível encontrar testemunhas que pudessem provar que Ele era culpado. Então fizeram a Jesus esta pergunta: «ÉS TU O CRISTO, O FILHO DO DEUS BENDITO?». A resposta de Jesus foi franca: «EU O SOU» Marcos 14:60-62.Se Jesus tivesse dito que não era o Filho de Deus talvez a sua vida tivesse sido poupada. Mas Jesus recusou ocultar tão grande verdade. Queria que todos soubessem que Ele era o Filho de Deus.

A RESSURREIÇÃO DE JESUS TESTIFICOU QUE ELE É O FILHO DE DEUS

Muitas vezes Jesus disse aos seus discípulos, enquanto esteve com eles, que teria de morrer mas que ressuscitaria dos mortos ao terceiro dia Mateus 16:21; João 2:18-22; João 10:17-18. Os inimigos de Jesus também tiveram conhecimento disto. Eles fizeram todo o possível para evitar a ressurreição de Jesus. Puseram uma enorme pedra à entrada do túmulo onde o corpo de Jesus tinha sido colocado. A pedra foi selada. Mandaram soldados guardar a entrada. Que insensatez! A força do homem jamais impediria o trabalho de Deus. Jesus ressurgiu dos mortos precisamente como tinha anunciado. A Sua ressurreição provou que Ele tinha dito a verdade. Provou que era verdadeiramente o Filho de Deus. Romanos 1:4.
Sim, a Bíblia fala claramente acerca de Jesus. Ele era e é o Filho de Deus. Negar este fato é o mesmo que negar a Palavra de Deus. Aceitemos a verdade sobre Jesus e confiemos sempre Nele como Filho de Deus e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails