quarta-feira, 10 de outubro de 2012

[Cristologia] - JESUS TEM TODO O PODER


"E chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: E me dado todo o poder no céu e na terra"
Mateus 28:18.

INTRODUÇÃO:

Jesus foi crucificado. Ao terceiro dia ressurgiu dos mortos. Num período de quarenta dias encontrou-se com os Seus discípulos em várias ocasiões. Eles tinham a certeza de que Jesus tinha sido crucificado e sepultado, e agora estava vivo dentre os mortos. Eles o tinham visto. Tinham-lhe falado e tocado com as mãos. Ao fim de quarenta dias Jesus reuniu os discípulos. Ao falar-lhes proferiu as palavras que encontramos no versículo desta lição. "E me deu todo o poder no céu e na terra." Ele desejava que os discípulos compreendessem bem o Seu poder. Então, quando acabou de lhes falar, subiu ao céu. E os discípulos viram-no desaparecer entre as nuvens.
Os crentes não adoram um Salvador morto. Adoram o Filho de Deus ressurreto, vivo, todo-poderoso. Enquanto Jesus viveu na terra Ele mostrou o Seu poder de muitas maneiras e em várias ocasiões. Nesta lição vamos estudar algumas passagens nas quais Jesus mostrou o Seu poder.

JESUS TEM PODER SOBRE A NATUREZA

1. Vemos o Seu poder ao repreender os ventos e o mar. Mateus 8:23-27.
2. Vemos o Seu poder ao andar sobre o mar.João 6:17-21.
3. Vemos como teve poder para multiplicar cinco pães e dois peixes de tal forma que 5000 homens foram saciados. E, depois de todos terem comido, do que sobejou ainda encheram doze cestos. Jesus não só alimentou 5000 homens com dois peixes e cinco pães como ainda fez com que sobrasse mais alimento do que o existente no princípio. João 6:5-14.
4. Vemos o Seu poder ao ordenar à figueira infrutífera que secasse. Mateus 21:18-21.
5. Jesus não só teve poder para criar os céus e a terra, mas tem também o poder de preservar da destruição todas as coisas. O mundo em que hoje vivemos cairia em pedaços se não fosse o poder de Jesus. É nos permitido viver neste mundo, cada dia, pelo poder de Jesus. Colossenses 1:16-17.

JESUS TEM PODER SOBRE OS ESPÍRITOS MALIGNOS

A Bíblia ensina que há espíritos malignos que obedecem às ordens de Satanás. Mas ela também nos ensina que o poder de Jesus Cristo é muito maior que o poder de Satanás. A pessoa que está sob o poder de Jesus sai vitoriosa de todos os ataques do Maligno.
Há muitas passagens no Novo Testamento onde lemos que o poder de Jesus é maior do que o de Satanás e seus espíritos malignos. Vejamos uma dessas passagens. Leia cuidadosamente Lucas 8:26-40.Este trecho das Escrituras foi escolhido porque mostra perfeitamente como Satanás atua. O seu intento é destruir. Ele se opõe a Deus e a tudo o que lhe é agradável. Os demônios implantaram-se no coração desse homem para destruí-lo. Jesus expulsou-os pelo Seu poder. Então os demônios entraram numa manada de porcos que se encontrava perto e estes precipitaram-se de um despenhadeiro no lago e se afogaram. Sim, o poder de Satanás trabalha continuamente para destruir o que é bom.
Por outro lado, o poder de Jesus é disponível para auxiliar os que verdadeiramente desejam receber a Sua ajuda. Em virtude do poder de Jesus ser maior do que as potestades de Satanás, podemos receber o auxílio de que necessitamos.

JESUS TEM PODER SOBRE A DOENÇA

Muitos foram curados pelo poder de Jesus. Vamos considerar alguns casos:

1. A lepra era uma doença considerada incurável no tempo de Jesus. Em Marcos 1:40-43 lemos como um leproso veio pedir auxílio a Jesus e foi curado imediatamente.
2. Em Marcos 5:25-34 lemos a respeito de uma mulher enferma há doze anos. Ela havia consultado muitos médicos e dispendido todo o seu dinheiro à procura da cura para o seu mal. Ninguém podia ajudá-la. Mas ao tocar as vestes de Cristo sarou prontamente.

Há muitos outros casos em que Jesus curou os doentes, mas não vamos mencioná-los nesta lição. Há uma coisa que devemos conservar em mente, é que nunca houve doença que Jesus não pudesse curar Ele tinha todo o poder sobre qualquer enfermidade.

JESUS TEM PODER PARA PERDOAR PECADOS

Muitas vezes se faz esta pergunta: "Como posso receber perdão dos meus pecados? "Há pessoas que julgam obter perdão confessando os seus pecados ao sacerdote. Outros esperam receber perdão pelo fato de fazerem parte duma igreja. Há outros que pensam ser perdoados ao receber o batismo. A Bíblia ensina que não é por meio dessas coisas que obtemos perdão dos nossos pecados.
Só Jesus tem poder para os perdoar. Leia ainda Marcos 2:1-12. Dê maior atenção ao versículo 10. Jesus não disse apenas que tinha poder para perdoar pecados mas provou-o, curando o homem que lhe tinham trazido.
Se alguém procura o perdão do pecado pode estar certo de que só em Jesus Cristo há perdão Efésios 1:7; Atos 4:12; Atos 10:43.

JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE

Leia as seguintes passagens das Escrituras: Mateus 9:23-26; Lucas 7:11-17; João 11:1-45. Em todas estas passagens lemos que Jesus deu vida a alguém que estava morto. Não tinham desmaiado apenas. No caso da menina ela já havia morrido há bastante tempo, tanto assim que os amigos tinham se reunido em sua casa e choravam com a família. O filho da viúva estava sendo conduzido ao cemitério a fim de ser sepultado. Lázaro tinha morrido há quatro dias e já estava sepultado.Uma de suas irmãs chegou mesmo a declarar que já cheirava mal Jesus mostrou o Seu poder sobre a morte, restituindo a vida a todos eles.
Regozijemo-nos porque confiamos e seguimos a quem é maior do que um grande mestre ou profeta. É Ele o Filho de Deus que vive e tem todo o poder no céu e na terra.

Um comentário:

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails