domingo, 7 de outubro de 2012

[Cristologia] JESUS É O ENVIADO DE DEUS


"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória
como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade"
João 1:14.

INTRODUÇÃO:

Ao estudarmos João 1:1-14 lemos acerca do Verbo. Talvez você pergunte: "Quem é o Verbo? "O versículo que temos para decorar dá-nos a resposta. Lemos que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Sabemos assim, com toda a certeza que o Verbo é Jesus. Mas por que se chama a Jesus "o Verbo?" Para melhor compreensão vamos supor que você esteja pensando em seu coração qualquer coisa que deseja transmitir aos seus amigos. O que deve fazer? Deve falar com eles. Deverá usar da palavra para expressar o seu pensamento.
Deus enviou Jesus, o Verbo, a fim de transmitir ao homem a Sua mensagem. É Jesus que nos faz saber as coisas que estão no próprio coração de Deus. Jesus tornou conhecida a mensagem de Deus pelos Seus ensinamentos e pelos Seus feitos. Esta é a razão pela qual Jesus se chama o Verbo. Ele é o Verbo de Deus para todo o gênero humano em todos os tempos. Portanto vemos que o "Verbo" é um dos muitos nomes ou títulos de Jesus. Vejamos agora algumas das grandes verdades acerca de Deus e que nos são reveladas por Jesus como Verbo de Deus.

JESUS REVELA O VERDADEIRO CARÁTER DE DEUS

Jesus disse: "Quem me vê a mim vê o Pai" João 14:9. Muitos perguntam em seu coração: "Qual é o verdadeiro caráter de Deus?" É impossível descrever exatamente o caráter de alguém – principalmente quando esse Alguém é Deus.
Isto é exatamente o que aconteceu com Jesus. Deus permite que O vejamos em Jesus Cristo. Os profetas do Velho Testamento tentaram por várias maneiras revelar ao povo o verdadeiro caráter de Deus. O que diziam era verdade mas nunca foram capazes de dizer tudo acerca de Deus. Só se O vissem. Em Jesus Cristo o homem pode perfeitamente ver a Deus e compreendê-lo. Sim. Jesus é o Verbo de Deus para o homem, e assim o homem pode verdadeiramente conhecer o caráter de Deus

JESUS REVELA O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO

No mundo todo as pessoas sentem necessidade de Deus em seus corações. Sabem que pecaram e que o pecado as afasta de Deus. E pensam: "Como posso ter novamente comunhão com Deus?" No seu esforço para um entendimento com Deus fazem várias coisas Alguns adoram espíritos ancestrais. Outros adoram ídolos. Outros oferecem sacrifícios vivos. Outros seguem os ensinamentos do homem. Nenhuma dessas coisas está certa. Se o homem deseja a salvação de Deus não deve seguir o seu próprio pensamento ou o pensamento de outro homem. Deve conhecer e seguir o plano de Deus.
Jesus é o Verbo de Deus para o homem, no que se refere ao verdadeiro caminho da salvação. "É falso todo plano de salvação que difere do que foi oferecido por Deus em Jesus Cristo". Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14:6.

JESUS REVELA A VONTADE DE DEUS EM RELAÇÃO AS VIDAS DOS CRENTES

Já vimos que Jesus é o Verbo de Deus que revela o plano da salvação de Deus ao homem. Jesus é também o Verbo de Deus para o homem que foi salvo para que possa saber a maneira como deve viver. O crente deve ler a Bíblia cuidadosamente. Deve estudar a vida de Jesus Verá que a vontade de Deus estava acima de tudo, na vida de Jesus. Quando Jesus pensou no grande sofrimento que iria suportar na Cruz, orou a Deus: "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres" Mateus 26:39. Se houvesse maneira de escapar ao sofrimento da Cruz, Jesus a desejaria. Mas, muito maior do que o Seu desejo de eximir-se do sofrimento que se aproximava era o desejo de fazer a vontade de Deus. Porque Jesus colocou a vontade de Deus acima dos Seus próprios desejos, existe hoje para todos nós um caminho de salvação.
Devemos também nos lembrar disto. Jesus é o Verbo de Deus à humanidade. Ele não disse apenas aos homens que deviam obedecer a Deus, mas mostrou-lhes como deviam obedecer-lhe. Deviam colocar a vontade de Deus acima de tudo nas suas vidas.

JESUS REVELOU A VERDADE ACERCA DA VIDA DEPOIS DA MORTE

Um professor não pode ensinar coisas difíceis às crianças de primeiras letras. Elas estão começando a aprender. Portanto, deverão ser-lhes ensinadas, em primeiro lugar, coisas simples. Então, quando já souberem bem as primeiras verdades estarão prontas a prosseguir e a aprender grandes coisas. Assim no Velho Testamento são ensinadas as primeiras grandes verdades e essas verdades precisam ser bem aprendidas. Mas em Jesus adquirimos uma maior compreensão de Deus e das coisas eternas. Os ensinamentos referentes à vida depois da morte são muito mais claros no Novo Testamento do que no Velho Testamento. Jesus é o Verbo de Deus que nos tornou claras essas verdades.
Estudaremos mais sobre a vida depois da morte na 11ª lição deste curso. Entretanto, conservemos bem em mente que Jesus é o Verbo ou Palavra de Deus a nós. Se quisermos verdadeiramente saber acerca da vida depois da morte devemos ouvi-lo.

JESUS É A PALAVRA FINAL DE DEUS AO HOMEM

Uma vez revelada a verdade completa, não há necessidade de acrescentar mais nada. Deus tornou conhecida toda a verdade a respeito dEle, da salvação e do viver cristão em Jesus Cristo. Em Colossenses 1:15, lemos: "O qual é a imagem de Deus invisível". Deus revelou-se perfeitamente em Jesus Cristo.
Portanto, se alguém deseja saber a verdade a respeito de Deus deve aprendê-la de Jesus Cristo. Há pessoas que dizem: "Mas Deus revelou-nos mais do que está escrito na Bíblia. Temos a Bíblia e a verdade suplementar". ISTO É MENTIRA. A revelação do próprio Deus completou-se em Jesus Cristo.
Se a um quadro que foi primorosamente pintado se acrescentar ou tirar alguma coisa ficará prejudicado. Deus está perfeitamente retratado em Jesus. Sempre que alguém queira tirar ou acrescentar seja o que for à imagem de Deus que vemos em Cristo destruí-la-á.
Deus falou claramente sobre os que procuram modificar a Bíblia. No último livro da Bíblia torna-se evidente que todo aquele que pretende alterar-lhe o sentido não vem de Deus. "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia. Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa que estão escritas neste livro" Apocalipse 22:18-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails