segunda-feira, 11 de abril de 2011

[Família] A EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO LAR

Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do homem. Sabemos como é o coração do homem (Jer. 17:9; Rom 3:10-23). A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família. O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria o que chamamos de “o lar”. O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar. Então, podemos dizer, como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo.

Tal lar, tal mundo

Reconhecendo a existência e influência do pecado, sabemos que todos os lares não estão operando com as mesmas regras e propósitos com os quais um lar cristão opera. Aprender o que a Bíblia ensina sobre o assunto do lar é uma garantia que atingiremos o alvo o qual Deus tem para nós na relação de família.

I. O QUE É EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Provérbios 4:23; 20:11

Educação de almas quer dizer semear e ajudar
a implantação de princípios verdadeiros no coração dos filhos.
A responsabilidade dos pais é de treinar e desenvolver estas verdades continuamente
até que sejam enraizadas no coração do filho
ao ponto que sejam visíveis no comportamento e o raciocínio das ações dos filhos.

Entrando no assunto de educação de filhos devemos entender o que basicamente ela é. Educação de filhos é educação de almas. O coração da criança é o alvo de educação. Se o coração de uma criança é treinado, as ações da vida de um adulto serão influenciadas Pelas ações de uma pessoa se conhece seu coração (Prov. 20:11). Por essa importância dada ao coração de uma pessoa a educação de filhos deve indicar o treinamento do coração (Prov. 4:23).

Uma observação deve ser dada nesta altura. Quando uma criança faz algo que não é aceitável pelos pais a tendência é desculpar tal ação pelo ditado, ‘é coisa de criança’, ou ‘é coisa de jovem’. Uma atitude dessa é nada menos de uma fuga de responsabilidade que os pais têm em corrigir as ações dos seus filhos. Também tal ditado reflete uma falta de crença na própria Bíblia que diz que pelas ações da criança se conhece a criança. A verdade é: as ações tolas vem de uma criança tola. O que é necessário neste caso é uma correção e não uma desculpa (Prov. 22:15). Tolice deve ser cortado em crianças de qualquer idade. O que a criança faz indica o que ela é de coração. Educação adequada transformará tal coração em prudência, auto controle e sabedoria (Prov. 29:15). O que é necessário é educação, não uma desculpa.

Seria bom aqui já abordar o assunto do que a educação dos filhos não é. Educando os filhos não é só o que os pais investem no filho. É muito alem de um ambiente de bem estar no lar. O desenvolvimento no lar de um lado positivo e construtivo para o filho é importante mas não é a soma do assunto de educação de filhos. Os pais fornecendo roupa de bom gosto, comida deliciosa, habitação adequada, escolaridade avançada, proteção adequada e posição social não deve ser igualada à totalidade na educação de filhos. Todas essa áreas de uma vida podem ser cultivadas e bem estabelecidas sem ter dado uma educação propícia ao filho.

A alma do filho deve ser treinada. Ela não é neutra. Ou ela tem Deus como o alvo de agradar ou ela tem o que não é de Deus como o alvo de agradar e imitar. Não existe outras opções. “Do coração procedem os maus pensamento, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” (Mat. 15:19). Mesmo que o atitude que um filho eventualmente terá de Deus depende de uma decisão final do filho, os pais treinando o filho de um ponto de vista de temor a Deus e obediência em amor da palavra de Deus produzirá no filho os fatos necessários para ele fazer a sua própria decisão um dia. Mas até aquele dia, os pais têm uma responsabilidade de educar a alma do filho no caminho em que deve andar (Prov. 22:6).

Quando um pai e uma mãe entendem que as ações do filho refletem o estado do coração do seu filho e não só imaturidade ou fases de crescimento eles têm uma base boa para enfrentar todos os desafios que vem junto o privilégio de ter o filho.

II. A AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Há opiniões diferentes sobre a educação dos filhos. Cada pai e cada mãe têm uma opinião como a educação deve ser feita, pelo menos por uma fase ou outra na vida do filho. Geralmente essa opinião é uma reação contra a maneira que eles foram criados ou é uma opinião baseada num método que eles mesmo têm desenvolvidos. Os ‘profissionais’ têm opiniões também. Estas opiniões são diversos e até entre elas, há conflitos. A sociedade dita inferências que podem ou não responder às realidades. Os sentimentos no seio dos pais podem também indicar um caminho que deve ser escolhido neste desafio de educação dos filhos. O desafio de educar os filhos e a diversidade de opiniões que mudem com o passar do tempo são tantas que podemos entender que só tendo a capacidade de trazer filhos ao mundo não em si capacita para educar os filhos na maneiro coerente.

Na face de tantas duvidas e perguntas deve ser bem expressado que há uma maneira certa e há maneiras erradas na educação de filhos. Há mesmo um padrão para todos. Há absolutos. A verdade é que se a educação de filhos é educação de almas então a única fonte viável de instrução é a Bíblia (Prov. 9:10,11).

A. A Bíblia é Pura e Inteira - Hebreus 4:12

A Bíblia é de Deus. Sendo de Deus ela é o único livro não adaptado aos opiniões, pensamentos ou filosofias do homem. A Bíblia mantém-se estável em todas as épocas. Ela é sempre atual e por isso não é carente em nenhum ponto qualquer para ser aplicada em qualquer situação e especialmente nos desafios na educação de filhos.

B. A Bíblia é Necessária - Mateus 4:4

Como pão é necessário para o corpo física, a Palavra de Deus é necessária para a alma ou espírito do homem. Para as almas dos filhos serem educadas é necessário alimentação espiritual. As Escrituras Sagradas são esta alimentação espiritual (João 6:63; Hebreus 4:12, “ e penetra até à divisão da alma e do espírito ... e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”).

Na educação dos filhos é uma pratica boa para os pais levarem os filhos ao conhecimento do fato que são principias Bíblicos que eles estão baseando as suas ações para com os filhos. Se os pais, na educação dos filhos, só colocam a sua própria palavra como a autoridade final de tudo, um dia mais cedo ou mais tarde, os filhos podem rebelar contra o raciocínio dos pais. Mas se os pais estão treinando os filhos segundo aos princípios Bíblicos e informando aos filhos que os principias que os pais estão ensinando são realmente princípios de Deus, a autoridade já é diferente. Se o filho rebelar contra os princípios Bíblicos ele torna de ser contra Deus. Então é sábio para os pais serem conhecedores dos ensinamentos da Bíblia, tê-los em pratica na suas próprias vidas e deixar os filhos saberem que o que eles, como pais, estão exigindo, Deus está exigindo em primeiro lugar.

Para a alma do filho ser treinada, ela necessita instrução espiritual

C. A Bíblia é Superior - Isaías 55:8,9

Qualquer sistema de pensamento que não baseia-se na Palavra de Deus é falho (Prov. 28:26). A filosofia do homem eventualmente levará à deificação do homem. Se não é de Deus não levará a Deus. Lembramos como é o coração do homem (Jer 17:9).

Se a filosofia usada na educação dos filhos não for divina, o filho não terá orientação adequada para todos as áreas da sua vida. Só quando a criança sabe de onde veio, para qual razão veio e para onde vai pode realmente ser bem equilibrada. Só a Bíblia pode dar as respostas competentes para estas perguntas essenciais. A Bíblia é a revelação adequada de toda a verdade necessária sobre o homem e sobre Deus. A sabedoria do homem nunca pode levar o homem a Deus nem às verdades espirituais (I Cor 1:21; 2:14). Qualquer pessoa só pode se conhecer e saber a verdade de Deus através da revelação que Deus deu do homem e de Si mesmo - a Bíblia.

Naturalmente cada homem tem opiniões baseados nos seus próprios conhecimentos adquiridos pelo ensino tanto pelo sistema humana quanto pelas suas próprias experiências. Quando se aprenda o que diz Deus de qualquer assunto, a ação apropriada será de avaliar as opiniões pessoais com o ensinamento da Palavra de Deus. Nunca devemos julgar a Palavra de Deus pelos nossos pensamentos, mas o vice-versa é necessário .

D. A Bíblia é Divina - II Tim 3:16; II Ped 1:20,21

A Palavra de Deus é de Deus e é para o benefício do homem. Sendo divina, ela tem o que o homem necessita para orientar em assuntos tanto à vida terrestre quanto à vida celeste. O que é certo e errado são absolutos. Só Deus pode comunicar com autoridade nestes assuntos. A Bíblia pode ser consultada nos assuntos morais.

O que é necessário para o homem é aqui na Bíblia (Deut 29:29). A Bíblia não ensina tudo o que é possível saber mas tudo o que é necessário é abordado. Ela foi escrita e assim pode ser estudada. Os princípios dela quando são aplicados em pratica com regularidade e exigência só apontam para sucessos. Sendo divina, a Bíblia é confiável.

E. A Bíblia é Verdade - João 17:17; Josué 1:8

Deus não pode mentir (Heb 6:18). Quando os princípios da Bíblia são aplicados numa maneira certa eles produzem resultados previstos. Ela é fonte de verdades absolutos. Há conseqüências fixas tanto na observação quanto na negação dos princípios dela. Se observe os, terão bênçãos (Deut 28:1,2; Jer 15:16). Se não observe os, não terão bênçãos (Deut 28:15; Josué 1:8). Não precisa meio-termo quando se fala do que ensina a Bíblia.

III. A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

A. Filhos São Dádivas de Deus

A vida humana para Deus é sagrada. A vida humana é diferente da vida animal ou orgânica (Gên. 2:7). Por ser diferente Deus cobra do homem o seu tratamento para com seu próximo (veja os exemplos de Caim - Gên. 4:8-12 e a Lei - Êx 21:12-16) uma coisa que Deus não faz com as outras formas de vida que Ele criou. A vida humana tem tratamento diferenciado pois é diferente. O homem foi feito na imagem de Deus e Deus o deu o “fôlego de vida” (Gên. 1:26,27; 2:7), uma alma.

Pelos pais Deus dá vida humana. A parte genética de certo vem dos pais, mas Deus tem dada a essência da vida, a alma (Gên. 2:7; Jó 33:4; Sal 127:3). Mesmo que os pais não planejaram ter um filho ou outro, a conseqüência dos fatos é que têm filhos e estes são criações e dádivas de Deus.

Deus faz tudo com propósito. As vezes Ele revela este propósito a nós, outras vezes não (Deut 29:29). Se Deus os deu filhos, e se Deus os fez, Ele os tem dado e os tem feito com propósitos específicos pois Ele opera tudo “segundo o conselho da sua vontade” (Efés 1:11).

O fato que os filhos são dádivas de Deus aos pais indica responsabilidade dos pais para com Deus pelos filhos recebidos. A vida dos filhos que Deus tem dado aos pais como uma herança implica responsabilidade, pois a vida a Deus é sagrada. Abençoado o lar que tem pais que temem a Deus e toma como algo de grande importância a responsabilidade de treinar os filhos na maneira de agradar Deus.

Abençoado também os filhos que vivem como se tenham responsabilidade para com Deus de viver como uma dádiva de Deus aos pais.

1. A Verdade da Responsabilidade
Deut 6:6-9; Provérbios 22:6; Efés 6:4

Há ordem no que Deus faz. Examinando mundo animal, o corpo celeste, o corpo humano, as leis de Deus e as ações de Deus para com seu povo (Arca de Noé, Tabernáculo, Igreja) se vê que há gloriosa ordem em tudo que Deus tem feito. A família não é nada diferente. Há uma hierarquia de comando no lar que garante paz e ordem no lar (I Cor 11:3; Efés 6:1-4). Os pais, depois de Deus, são os que tenham a primeira responsabilidade no lar (Deut 6:6-9; Efés 6:4). Para entender que Deus cobra dos pais as ações dos filhos vede o exemplo de Eli (I Samuel 2:27-29; 3:13).

Só por terem a responsabilidade não quer dizer que todos os pais sentem capazes de educar os filhos. Muitos pais já sentem fracassados mesmo antes de começar, e outros sentem o mesmo depois de começar. Parece que tanto mais tempo exercitados como pais menos que sente capaz. Talvez por não terem exemplos adequados ou por sentirem ignorante da maneira certa muitos já pensem que tem falta de capacidade. Independente dos sentimentos dos pais, a sua experiência boa ou má ou até a falta dela, o mandamento dos pais para com os seus filhos é o mesmo. Deus mandou, então há responsabilidade. A posição dos pais é uma posição que Deus tem dado. Lembra-se que os filhos vem dEle.

2. Pais Devem Ser Honrados
Êx 20:12; Deut 21:18-21; 27:17; Efés 6:2

Deus quer receber glória em tudo que Ele faz (Jer 9:23,24; Mar 12:30; Apoc 5:13). Pais têm responsabilidade no lar, e também os filhos. Aquela posição que Deus tem dado aos pais deve receber a honra dos filhos. Os pais têm a responsabilidade de glorificar Deus pela instrução dado aos filhos. Os filhos têm responsabilidade de glorificar Deus pela honra que dão aos pais. Todos no lar têm responsabilidade de glorificar Deus (Efés 6:1-4).

Mesmo que os pais não sentem dignos de terem a honra dos filhos, Deus mande que os filhos honram os pais do mesmo jeito. Deus tem dado esta posição aos pais e os pais devem cumprir o melhor possível as responsabilidades da posição. Se os pais não vivem dignamente de receberem honra, Deus cuidará deles. Os filhos não precisam julgar os pais dignos antes que dão honra aos pais. Os filhos devem dar honra aos pais pois é mandamento de Deus que eles a dão. Os filhos que não dão honra aos pais, Deus também os cuidarão (Provérbios 30:17). É um favor aos filhos no desempenhos das suas responsabilidades de honrarem os pais se os pais ensinem os filhos de honrar eles como pais. Os pais nunca devem permitir que os filhos desrespeitem a posição que Deus tem os dado (Mat. 15:4-6). Também facilita as coisas se os pais vivem dignamente de receberem tal honra.

Para ver o grau de erro que os filhos que não respeitarem os pais cometem, devem considerar estas listas de pecados grossos e verão que o pecado de desobedecer os pais esteja bem no meio: Rom 1:28-32; II Tim 3:1-5. Pela exanimação destes referencias, não fica consciente que os pais devem ser honrados?

B. Pais Têm Autoridade

Se Deus fez tudo segundo seu propósito, pode crer que Ele tem planos para desenrolar tal propósito. Ele nos revelou pela Bíblia os planos quais são importantes para nós sabermos. A verdade que autoridade existe no mundo não deve restar nenhuma dúvida qualquer. Agora queremos estudar para saber o que é autoridade, ver um exemplo convincente de autoridade em ação e entender os princípios de autoridade.

1. O Que é Autoridade

Autoridade definido é o direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir, etc. (Dicionário Aurélio, 1a edição). Mesmo que há muitos que não usem corretamente a autoridade que Deus tem estipulado para que os outros usassem, o princípio de autoridade não muda. Há um que tem domínio, e os outros precisam de o obedecer. Se for de outra maneira, autoridade seria inexistente.

O exemplo supremo de autoridade é Deus. Deus é a primeira e a última autoridade (Sal 47:2; 83:18). Só Deus é o “SENHOR, Altíssimo”. Deus pode ser considerado a autoridade suprema porque:

a) Por Ele ser o criador de tudo já é suficiente razão para Ele ter autoridade sobre tudo (Rom 11:36; Apoc 4:11: 5:13).
b) Por Deus ser o onipotente e sobre tudo no céu e na terra mostra que tudo e todos devem obedecer a Sua autoridade (Dan 4:34,35).
c) Por Deus ser amor e o ser perfeito mostra que só Ele deve ter todo o respeito de autoridade (I João 4:8; Rom 2:4; Sal 145:3,17).
d) Por exercitar perfeitamente e com justiça tal autoridade. De Deus veio a lei e é “Deus que há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Ecl. 12:14; Apoc 20:7-15).

Os pais e os filhos podem aprender muito pela consideração íntima da autoridade de Deus e como Ele exercita Sua autoridade em todas as situações.

Deus sendo a autoridade suprema Ele tem delegado autoridade entre vários no mundo como aquilo que agradou Ele. As autoridades que Ele estipulou no mundo (Rom 13;1,2), inclusive no lar (I Cor 11:3; Efés 6:1-4), devem ser vistas como uma extensão da Sua autoridade. Isso, “porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenarão.” (Rom 13:1,2,7).

Os princípios de autoridade são os caraterísticos ou a natureza dela. Devemos qualificar qualquer autoridade pelos estes princípios:

a) Deus é a autoridade suprema (Êx 8:10; 9:14; Rom 11:36).
b) As instituições estabelecidas por Deus, bem como governo, casamento, família e igreja foram instituídas para o desempenho ordenadodos propósitos de Deus (Rom 13:1; Efés 1:11; I Cor 14:40).
c) Aquele que tem uma posição de autoridade em qualquer instituição que Deus tem estabelecida só pode exercitar o seu domínio entre os limites daquela instituição. Por exemplo: um governo entre os limites do seu país; um pai entre os limites da sua família, etc. (Efés 6:1, “vossos pais”; 5:24, “seus maridos”).
d) Cada pessoa tem uma autoridade sobre Ele, pois Deus é sobre todos (Jó 34:12,13; Rom 11:36; I Cor 11:3). e) Autoridade tem limites. O governador tem autoridade entre os seus governados mas não entre os governados por outros governos (a menos que no evento de auto defesa). O pai tem autoridade no seu lar mas ele também tem limites. Por exemplo, o pai não tem autoridade de pedir seu filho roubar nem controlar os filhos dos outros, a não ser que é para proteger a sua própria família (Efés 6:1,4).

Há ordem no que Deus tem estabelecido e a capacidade de controlar tudo resta com Deus. Nenhum homem por mais bom que seja ou por mais poderoso que seja pode controlar tão justa e bem quanto Deus. Só Deus é onisciente, onipresente e onipotente (Êx 8:10; 9:14).

2. A Autoridade dos Pais

Agora queremos entender como as verdades de autoridade aprendidas já podem ser aplicadas no lar. É uma coisa saber o certo, é outra coisa fazer o certo. Não é abençoado o homem que só olha no espelho, mas aquele que olha e não esquece os defeitos que viu (Tiago 1:23). Só pelo fazer o que se ouve da Palavra é de edificar algo firme, bem estabelecido e duradouro (Mat. 7:24-27).

A primeira verdade que queremos entender neste aspecto é que os filhos têm uma obrigação obedecer os pais. Essa ação de obedecer não é opção dos pais e nem dos filhos (Efés 6:1; Col. 3:20). A palavra obedecer no grego significa de dar ouvidos (como um subordinado, Col. 3:22); ouvir atentivamente; com implicação de ouvir para fazer o que for pedido, ou para conformar à autoridade (#5219, Strong’s). É de obedecer como os ventos e o mar obedecem a palavra de Jesus (Mat. 8:27), os espíritos imundos obedecem a autoridade de Jesus (Mar 1:27), como Abraão obedeceu Deus (Heb 11:8) e como Sara obedeceu Abraão (I Ped 3:6). O pecador obedeça a chamada de Deus pela palavra nesta maneira (Heb 5:9). Negativamente, os crentes não devem obedecer como um subordinado ou como um servo às concupiscências da carne (Rom 6:12,16). O que os pais pedem para os filhos fazerem, os filhos devem fazer. É isso o significado da palavra ‘obedecer’ na relação filho - pai.

A palavra dos pais é lei. Se é os filhos que devem obedecer aos pais então podemos entender que são os pais que estabelecem os parâmetros no lar. Enquanto os filhos estão no lar, obediência é necessária . De outra maneira, autoridade é inexistente. Os pais têm a responsabilidade e a autoridade de Deus de até forçar a submissão dos filhos fazer o que for pedido deles. Deus requer dos pais o controle dos filhos (castigo por não controlar os filhos mesmo sendo moços - I Sam 3:13; rebeldia como resultado de não controlar os filhos - I Reis 1:6; a instrução de controlar os filhos - Prov. 23:13, 14). Isso não quer dizer que os pais não podem errar nem que o pais podem ultrapassar os limites da sua autoridade. Os princípios de autoridade já estudados continuem em efeito neste relacionamento, e em verdade, em todos os relacionamentos que tem autoridade envolvida. Se tem autoridade, a natureza ou os caraterísticos dela fiquem em evidência. Em conclusão entendemos que no lar são os pais que estabelecem os limites para os filhos e que os filhos têm a obrigação de submeterem-se à essa autoridade. Por isso, os pais não devem procurar ser o “amigão” ou “o irmão maior” dos filhos. Devem ser os pais - a autoridade para ser obedecida, os líderes. Se os pais são pais verdadeiros e dão liderança, quando os filhos são mais velhos, serão amigos dos pais.

OBS. Nenhuma outra instituição estabelecido por Deus tem a mesma autoridade sobre os filhos. Os filhos devem honrar (decidir dar estimação) às outras autoridades, mas não devem obedecer com a mesma submissão (ser obrigatório, mesmo sem gostar de dar) tanto quanto aos seus pais. É certo que devemos sujeitar nos às autoridades civis (Rom 13:1; Tito 3:1) mas uma outra palavra grega é usada para essa subordinação (#5293, Strong’s). Essa outra palavra grega dá o entender que a vontade é exercitada nesse caso. Uma ação da vontade é evidente sem ter a absoluta obrigação de fazer algo. Essa palavra é usada para os mais jovens se sujeitarem aos mais velhos (I Ped 5:5), as esposas aos maridos (Efés 5:22; Col. 3:18), todos os crentes um ao outro (I Ped 5:5), servos aos mestres (I Ped 2:18) a igreja a Cristo (Efés 5:24) , Cristo ao Pai (I Cor 15:28) e Cristo a José e Maria (Luc 2:51). Nestes casos vejamos a ação da vontade dirigindo tais ações. É uma obediência escolhida, desejada em amor com respeito à posição da pessoa que está fazendo o pedido. Mas a palavra usado para aquele relacionamento de pai - filho (#5219) é aquela com o significado que os filhos devem obedecer mesmo que não querem. É uma obediência absoluta, mesmo sem o exercício da vontade nem necessariamente por amor à pessoa que está fazendo o pedido. Então é evidente que as outras instituições (governo, escola, igreja, etc.) têm uma autoridade sobre os filhos e os filhos têm uma responsabilidade para com as outras instituições de obedece-las mas não é aquela mesma responsabilidade de obedecer que os filhos devem ter para com os pais nem é a mesma autoridade que os pais exercitem sobre os filhos.

3. A Posição do Governo no Lar

Será que podemos achar na Bíblia a indicação da pratica tão popular no mundo hoje que se os pais errem no seu desempenho como pais, o governo tem o direito e responsabilidade de tomar o lugar dos pais no lar?

Estudando Mat. 15:4; Êx 21:15,17; Deut 27:16; Prov. 30:17 podemos aprender que são os pais que o governo deve apoiar. A posição de autoridade dos pais deve ser reforçada pelas ações do governo. O governo deve restaurar a autoridade dos pais e não substitui-la. O governo deve ver que os filhos obedecem os pais em vez de verificar que os pais cuidam bem dos filhos.

Se o governo quer ser Bíblico, que ele apoie os pais e ajude eles na disciplina dos filhos. De outra maneira é interferência.

4. A Benção dos Filhos que Obedecem os Pais

Quando os pais obedecem a Palavra de Deus e sejam a autoridade devida no lar respeitando os princípios de autoridade; e quando a autoridade do lar for respeitada pelos filhos, há grande recompensa. Essa recompensa será nas esferas pessoais, sociais, escolares e eclesiásticas. Como é o lar, tal é o mundo. Se o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano for estabelecido com respeito à autoridade, então a humanidade recolhera ordem e bênçãos divinas (Efés 6:2,3; Êx 20:12; Prov. 3:1,2).

Quando os pais requerem que os filhos obedecem eles e quando os filhos obedecem com respeito aos pais, Deus os abençoa grandemente. No mundo há grande número de influências contrárias à boa formação de caráter e virtude nos filhos. Também existe a destruição geral no mundo por causa de pecado. Da mesma forma pode ter a amaldiçôo particular sobre a terra, um país, cidade ou família por causa de pecado. Mas quando há obediência na parte dos filhos, e além disso, na parte dos filhos para com os pais, uma proteção está armada sobre tais filhos. Funciona como um guarda-chuva resguardando os que estão embaixo dele dos elementos diversos da natureza. Deus proteja os filhos que obedecem os pais desta maneira dando os favor especial (Jer 35:14-19), glória particular (João 17:4; Fil. 2:8-11), bênçãos reservadas (Prov. 3:13-18) e oportunidades exclusivas (Êx 20:12; Efés 6:1-3). Os dias longos pode referir ao fato que tais filhos em geral não seriam atingidos com os desastres naturais para morrerem cedo na vida. Também refere às oportunidades para se enriquecerem pois tanto mais dias que tem, mais oportunidades para ter êxito nos negócios). Se os pais forem obedientes a Deus, os filhos saberão o caminho que devem andar (Deus 6:6-9) e tais filhos, andando naqueles caminhos, terão grande recompensas. Contrariamente, os filhos que não obedecem os pais terão nada menos que a destruição normal do pecado e mais a amaldiçôo de Deus sobre eles (Deut 21:18-21; Prov. 20:20; 30:17). Por exemplo ver os casos de Caim (Gên. 4), Cão (Gên. 9:20-27) e de Absolão (II Sam 18:9) e considerar as listas de pecados abomináveis de Romanos 1:29-32 e II Timóteo 3:1-5.

C. A Importância de Autoridade

A autoridade não é só uma verdade e boa para ser aplicada no lar. Ela também tem influencias aonde é que ela é exercitada com o equilíbrio Bíblico.

1. É Direito

Devemos lembrar que Deus tem dado a autoridade aos pais. Os pais não inventaram o sistema, é divina. A posição de ser pai traz junto a responsabilidade de autoridade divina. Os pais realmente são agentes de Deus desta responsabilidade divina no lar. O lar é administrado pelos pais e devem influenciar tudo no lar. A musica, filmes e atividades no lar é da responsabilidade dos pais. A cabeça do lar deve tomar as decisões no lar. Os amigos com quem anda os filhos devem passar pela aprovação dos pais. A influência da educação escolar deve também ter o aval dos pais. Se a educação não for em conformidade dos princípios morais dos pais uma mudança deve ser feito pois quem é responsável em primeiro lugar são os pais, um direito divino. Os pais que não exercitam devidamente a sua posição de responsabilidade como agentes de Deus no lar, não podem desculpar essa falta no pastor, a igreja, a escola ou a sociedade. Deus deu os o direito de ensinar autoridade no lar e são eles que precisam levar qualquer culpa pela falta da pratica de serem os representantes de Deus no lar (I Sam 3:13).

2. É Liderança

A maneira que os pais cuidam da autoridade no lar dá um exemplo para os filhos seguirem quando terão filhos. É fato que os filhos precisam de um exemplo; alguém que eles podem respeitar e seguir. Se não for achado no lar será achado fora do lar. A autoridade firme no lar exercitada pelos pais em amor supre esta necessidade dos filhos em terem este exemplo e dá lhes um modelo oficial para servir de padrão para as suas vidas. Ai dos pais que não dão um exemplo bíblico para os seus filhos (Luc 17:1,2; Prov. 13:13).

3. Ë Influência

A autoridade no lar refletirá nos atitudes dos filhos sobre autoridade em qualquer lugar: no governo (Rom 13:1-7), trabalho (Efés 6:5-9), lar (Efés 5:22-24; 6:1-4) na escola e igreja (Efés 1:21-23). Se os filhos vêem os pais como pessoas justas no exercício da autoridade eles terão uma confiança que as que têm autoridade em outros lugares também serão justas. Se os pais corrigem pelos erros, vão crer que as autoridades na escola, governo, etc., também corrigirão pelos erros cometidos. Os pais que vêem a sua posição como dada por Deus e entendem que a sua autoridade foi dada por Deus para ser usada para a glória de Deus apontarão repetidas vezes à pessoa de Deus como a razão das suas ações. Isso acostumaria os filhos à idéia do direito e autoridade divina sobre as suas vidas (Prov. 22:6). Contrariamente se os pais dão um exemplo de displicência na formação deste atitude sobre autoridade, os filhos também terão a mesma falha nas suas personalidades e vão esperar que os outros em posições de autoridade sejam tão preguiçosos quanto a seus pais neste respeito. Seria interessante ver quantos reis seguiram o exemplo dos pais nos livros de I e II Reis (por exemplo: I Reis 15:3, 11, 26). Os pais que não vivem a Palavra de Deus não têm muito de Deus para passar para os filhos. Que os pais serão testemunhas, boas ou más, é evidente (II Cor 3:3).

4. É Simbólica

A autoridade, sendo designada por Deus, como todas as obras de Deus também mostra os aspectos do Divino na sua autoridade, proteção, amor, sabedoria, justiça e firmeza (Rom 11:33-36). Quando a autoridade é mostrada fielmente no lar os filhos podem até adaptar bem à aceitação da posição da autoridade de Deus como Salvador nas suas vidas eventualmente. A autoridade bem exercitada com prudência e justiça levará para a glória de Deus pois autoridade é obra de Deus e mostrará a sua glória tanto quanto qualquer outra parte da sua obra (Sal 19:1-3; Apoc 4:11).

IV. A NATUREZA DOS FILHOS

O que os filhos são por dentro é de extrema importância. Por isso educação de filhos tem por objetivo treinar o coração do filho. Educação de filhos e treinamento de almas. Os filhos só podem reagirem ao que são por dentro. Qualquer educação deve levar em conta a natureza do sujeito que está sendo educado. A falta de considerar isso trará decepção tanto para o educador quanto frustração ao que recebe a educação.

Por que uma criança precisa ser educada? O que é que dificulta a educação dos filhos? Por que os filhos precisam autoridade dos pais? Quais são os objetivos que os pais devem ter para educar bem os seus filhos? Cada filho é igual? As necessidades dos filhos modificam com a idade?

A. A origem da natureza dos filhos

1. Considere a criação original de Deus. Quando Deus criou o mundo é evidente que Ele criou os animais e o homem já com a vida madura. Deus criou Adão já homem, maduro. Por isso ele foi dado as responsabilidade de lavrar e guardar o jardim do Éden (Gên. 2:7,15). Eva foi criada em forma de mulher já crescida para ser a ajudadora idônea para o homem (Gên. 2:18-25), de outra maneira ela não seria tal ajudadora idônea para ele. Por Deus criar a vida adulta primeiro podemos entender então que as crianças precisam de serem cuidados pelos adultos. Deus criou o homem já maduro para não ser desamparado e para amparar o fruto da relação de homem e mulher no lar. Crianças são imaturas e precisam de aprender para poderem viver bem no mundo adulto. Jesus, como criança, submeteu-se aos que representaram a autoridade no seu lar e precisava crescer tanto em sabedoria quanto estatura (Luc 2:51,52; Heb 5:8).

2. O homem tem uma natureza pecaminosa (Gên. 5:3; Rom 5:12, 18). O Adão perdeu a sua inocência e desde então todos que nascem já nascem com a natureza pecaminosa. Por isso as crianças já falam mentiras desde que nasceram (Sal 51:5; 58:3). As mentiras das crianças só têm um objetivo: engrandecer a si mesmo! Os filhos nossos têm o mesmo problema que nós temos: auto suficiência e egoísmo terrível! Satanás, que é o pai da mentira (João 8:44), iniciou pecado com este problema de egoísmo (Ez 28:17; Isa 14:13,14) e este era o problema de Adão (Gên. 3:6) e é também o de todos que já nasceram desde então (Rom 5:12). Quando os adultos querem desculpar o que uma criança diz ou faz pelo ditado “É coisa de criança” eles estão dizendo uma verdade. Educação dos filhos conforme a Palavra de Deus determinará se tal criança continuará fazendo coisas de criança para sempre pelo tempo da sua mocidade e até adulto ou aprenderá deixar as coisas de criança e viver com o alvo certo na vida. Se deixar a tolice do pecado agir, por mais engraçadinho que parece no momento, ela tentará de dobrar todo mundo ao seu redor para lhe servirem tanto quanto Satanás designo no seu coração fazer Deus ser seu servo (Mat. 3:9).

3. Os filhos que não têm educação moral baseada em autoridade serão sempre controlados pela natureza pecaminosa: ou a deles mesmo, ou a de outros. Os filhos precisam aprender auto controle. Pecadores não querem Deus nem o seu controle. Pecadores naturalmente não aprenderão de amar o próximo como a si mesmo. Autoridade dos pais repreenderia esta tolice de pecado para que os filhos tenham esperança (Prov. 29:15; I Sam 3:13). Os pais qualificados melhor para ensinar os filhos de terem auto controle são os pais que já aprenderam a submeterem se à Palavra de Deus e viver por ela. Os pais que ensinam os filhos de controlarem a natureza pecaminosa ensinem os filhos de não ser escravos do pecado (Rom 6:16). Não ensinar os filhos dizer não à sua própria natureza pecaminosa é crueldade à criança e tais pais são culpados de mal tratarem os seus filhos (I Sam 3:13; Ez 33:3-6).

É CRUELDADE NÃO EDUCAR A CRIANÇA

B. O Propósito Certo na Educação da Natureza dos Filhos

Não há todos os pais que tenham alvos já determinados para seus filhos. Alguns têm objetivos mesmo gerais (saúde, boas maneiras, aceitação social) e alguns ficam satisfeitos com talvez um só (emprego bom, casar bem, alegria). Só se tenhamos objetivos podemos programar o necessário para atingi-los e só assim teremos uma esperança maior de obtê-los. Quais são alguns desígnios principais que alguns pais têm para seus filhos?

1. Capacidades Especiais. Para alguns pais sucesso é obtido só se os filhos sabem cantar, dançar, se defender com as artes marciais (judô, caratê, etc.), falar em varias línguas, ser craques em algum esporte, ter sagacidade com negócios financeiras, etc., ou uma variedades de todas estas. Para estes pais é necessário considerar se o número de atividades oferecidos para os filhos é a medida verdadeira de ser um bom pai. Também os filhos precisam analisar se é o número de capacidades desenvolvidas que é a medida verdadeira de uma boa cidadão. O fazer muitas atividades ou o ter muitas capacidades faz que a Bíblia seja melhor obedecida? Virtudes Bíblicas, respeito para autoridade ou amizades de alta qualidades estão formadas pelas atividades para quais os pais levam os filhos e pelas capacidades quais os filhos desenvolvem? O Apostolo Paulo falou mais línguas que os outros (I Cor 14:18) e tinha o talento de eloquência (I Cor 9:19-23) mas isso não fez ele ser o servo de Deus que era (I Cor 2:1-5;15:10).

2. Ajustamento Psicológico. Para outros pais o sucesso na educação de filhos é determinado pelo identidade que o filho tem de si. Nestes filhos estão encorajados a terem auto estima alta, de ser um líder potencial e de ter atitudes positivos, de confiança e de ter uma firme disposição. Reboão tratou firme com a decisões (II Crônicas 10:6-11) mas isso não fez que ele fosse virtuoso. Quais passagens da Escritura Divina apontam estes pais de esforça-lhes aos estes objetivos? Já notou que os filhos que estão animados de tem auto estima bem alto não têm tanto respeito para os outros? Os que estão guiados para serem lideres têm problemas de submeterem à autoridade? Os que estão treinados a serem firmes, positivos e bem confiantes tem problema de honestidade simples e respeito normal pelo próximo? Rom 12:17-21; Luc 6:27-36

3. Salvação ou Religião. Este objetivo parece o melhor de todos pois é para produzir filhos de Deus de todos os nossos filhos. Os pais que têm este desígnio para com seus filhos usam de tudo para que os filhos chegam a orar a Deus procurar a salvação. Eles manipulam os filhos de orarem uma oração padrão de aceitação, coloquem eles em os programas vários da igreja ou estimulam os de ter amizades com crentes exemplares na sociedade para que caraterísticos do bom exemplo tornam de ser parte da personalidade do filho. Em tudo disso, os pais devem ter muito cuidado. A certeza da salvação de uma alma é realmente só entre aquela alma e Deus. Os pais que querem forçar os filhos agirem como crentes para crer que tais filhos são crentes verdadeiros podem até condenar os mesmos filhos para a condenação eterna. Também, mesmo que os filhos são crentes eles precisam pais que treinam e orientem para a vida do mesmo jeito dos filhos descrentes. Pode ser entendido que não é errado para os pais preocuparem para a salvação dos filhos ou de estimularem os de ter bons amigos que tenham vidas exemplares mas não existe na Bíblia o mandamento que obriga os pais trazer os filhos a orarem uma oração modelo para a salvação. Os fariseus tinham educação religiosa desde criança e mesmo que sabiam instruir o povo bem as suas vidas não eram exemplares (Mat. 15:8; 23:3, 25-28). O que os filhos precisam é mais que uma decisão espiritual. Precisam ser criados “na doutrina e admoestação do Senhor”, Efés 6:4.

4. Comportamento Aceitável. Há os pais que não estão bem interessados nas capacidades que os filhos podem desenvolver ou o que os filhos mesmos pensem de si ou mesmo o estado de suas almas diante de Deus a menos que os filhos são bem comportados. Seja qual localidade que for, os filhos precisam ser bem comportados pois contrariamente, os pais morrem de vergonha. Este objetivo leva os filhos a servir só na aparência como para agradar aos homens uma caraterístico que a Bíblia não ensina (Efés 6:6; Col. 3:22). Boas maneiras devem ser incentivados para amar o próximo, Fil. 2:3,4.

5. Educação Superior. Muitos os pais que acham que educação traz sucesso. Estes pais incentivem os filhos de estudarem bem de dia e de noite e fazer cursinhos suplementares nas horas vagas. Os pais louvam com prêmios caros todas os sucessos que os filhos conseguem e lamentem quando os objetivos não são alcançados. Educação pode ajudar muitos nas suas situações, mas como um objetivo principal para a educação dos filhos é bom lembrar que há muitos filhos bem formados e bem empregados que tenham lares despedaçados e imundos. O Apostolo Paulo era bem formado (Atos 22:3) mas isso não levou ele para ser virtuoso diante de Deus. Um objetivo melhor seria de incentivar os filhos de usar todas as suas capacidades para a glória de Deus (I Cor 1:31; 10:31)

6. Controle Absoluto. Alguns pais acham que só controle dos pais sobre os filhos é o que importa. Se os filhos sabem obedecer sem piscar o olho, então um cidadão exemplar foi formado e os pais têm tido sucesso absoluto com os filhos. O problema com este alvo é que tais pais geralmente treinem os filhos a obedecerem só o que os pais acham convenientes dependendo de cada situação que estão e não conforme princípios básicos de amor e respeito pelo próximo em qualquer situação. Seria bom para os pais lembrarem que só tendo controle os filhos não desenvolvem virtudes, caráter ou amor.

7. Glorificar Deus. (Jer 9:23,24) Há pais que querem educar os filhos para que as ações deles agradam o seu Criador e que viverem conforme os princípios da Bíblia. Estes pais, mesmo tendo limitações financeiras, posições na baixa sociedade ou mesmo tendo falta de exemplo nos seus próprios lares ensinem princípios que influem a sociedade para o bem, estabelecem alicerces firmes para a vida inteira dos filhos, abrem espaço para as bênçãos de Deus e tornem exemplos de qualidades virtuosas. É isso que a Bíblia pede dos pais (Mal. 2:15; Deut. 6:4-9; Ecl 12:13; Efés 6:4; Josué 1:8). Cultos domésticos ajudam na realização deste objetivo se os cultos tem o alvo de agradar e conhecer Deus em vez de ser só um ritual formal (Jer 9:23,24).

OBS. Os pais devem saber que a Bíblia avisem os de não seguir a cultura vigente mais que a Palavra de Deus (Num. 33:50-56). A filosofia humana muda de geração de geração com cada uma achando que é melhor do que a outra. É a Palavra de Deus que permanece para sempre (I Ped 1:24,25) e a vida estabelecida nEla é prudente, instruída, sábia (Prov. 1:1-7).

C. As Fases de Desenvolvimento da Natureza dos Filhos

Quando pensamos das fases de desenvolvimento da natureza dos filhos podemos pensar também o que é o que desenvolve quando um filho cresça. Os filhos não só têm uma natureza que transforma de idade em idade mas o que é que os filhos realmente são desenvolve também. Quais são as partes separadas de uma “pessoa total”?

Lucas 2:52, “E crescia Jesus em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”
I Tessalonicenses 5:23, “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Resumindo podemos entender que somos feitos das seguintes partes:

Física - o corpo (Gên. 2:7, 22); alimentação, habitação; atividades físicas, capacidades físicas
Mental - a mente; espírito do homem (I Cor 2:11), curiosidade, aprendizagem, observação, criatividade, criticismo, auto controle, raciocínio, julgamento dos fatos
Emocional - os sentimentos; expressão, humor, aventura, sonhos · Social - interação um com os outros; amigos, aceitação, identificação
Espiritual - intimidade com Deus; alma (Gên. 1:27; 2:7), conhecer a verdade, sabedoria, morais, consciência (Prov. 20:27; Rom 2:14,15)
O desenvolvimento equilibrado de todas estas áreas é importante para termos filhos bem ajustados e prontos para resolverem a razão de existirem no mundo: de glorificar Deus (Ecl. 12:13; Jer 9:23,24). Cabe aos pais de educarem os filhos para serem bem prontos para este objetivo. As fases de desenvolvimento de cada um de nós pode ser separadas nas seguintes maneiras (UNDERSTANDING PEOPLE, Omar Burbaker, M. A.Robert E. Clark, Ed. D.; Evangelical Teacher Training Association, Box 327, Wheaton, IL 60187, 1972):

1. Nenê, ou criancinha. Abrange desde a conceição até a idade de três ou quatro anos.
2. Criança. Abrange a idade de três ou quatro anos até a idade de doze ou treze anos.
3. Jovem. Abrange a idade de doze ou treze anos até dezenove ou vinte anos.
4. Adulto. Abrange a idade de dezenove ou vinte anos para cima

Entendendo as caraterísticos de cada fase de desenvolvimento podemos educar os filhos conforme a necessidade de cada fase. Não devemos tratar um nenê como um jovem, nem vice-versa. As capacidade de receberem a instrução e a maneira que a instrução é dada varia de fase em fase. Pelo estudo das fases diferentes de pessoas vamos concluir que há uma necessidade fundamental que os filhos tenham respeito à autoridade para terem uma educação boa e completa. Para ter uma pessoa bem formada e ajustada como um adulto que prática autocontrole é necessário que controle externo seja usado quando criança e isso por causa da natureza pecaminosa dos filhos. É necessário educar os filhos ativamente. Contrariamente serão mal educados.

1. Nenê, ou Criancinha - Mateus 11:25

Físico - cresce rápido, ativo; precisa experimentar o mundo ao redor para fazer parte dele
Mental - Descobridor; aprende do que se vê e experimenta ao seu redor
Emocional - Sensível; pode aprender um pouco sobre comportamento aceitável ou inaceitável
Social - Mundo pequeno; gosta do que é conhecido (família) · Espiritual - Dependente; imita o que vê os outros fazendo e assim aprenda hábitos para sua vida

2. Criança - II Tim 1:5; 3:15; Lucas 18:15-17

Físico - Ativo; mais e mais gosta de brincar. O mundo é um ‘playground’; imita ações dos outros; disciplina corporal pode ser administrada com firmeza e amor, Prov 13:24
Mental - Curioso e observador; problemas resolvidos mais e mais pela razão; começa de se realizar; imaginação desenvolve; raciocínio desenvolve para entender o bem do mal; aceita instrução; memória desenvolvendo; gosta de ler e investigar; Fil. 4:8
Emocional - Formativo mas inseguro; pode ter melhor autocontrole mas mesmo assim é muito expressivo; impaciente; esconde sentimentos verdadeiros; responde à correção e instrução
Social - Conformador, gosta de estar com grupos e ser mais independente dos pais; capacidades de interação desenvolve (gosta de clubes), identifica com modelos de comportamento; Tiago 1:22
Espiritual - Pode Crer; começa de adorar Deus por si só; pode expressar gratidão, amor, reverência, perdão; pode aprender fatos de Deus, Bíblia, conceitos abstratos e discernir se é verdade ou não; I Tess 5:21

3. Jovem - Eclesiastes 12:1

Físico - Mudanças rápidas (peso, altura, puberdade), Sal 147:10,11
Mental - Juiz crítico e vivo; quer ver provas para seu raciocínio mais profundo; mais capacidades para o abstrato; imaginação criativa e prática; sonhador; precisa aprender autocontrole de corpo e mente para aproveitar da sua escolaridade; Prov 1:4; Josué 1:7,8; Prov 8:13; 9:10 ·
Emocional - Flutua; emoção paralelo as mudanças físicos; II Tim 2:20,21
Social - Companheiro mas independente; mais opinado; II Tim 2:22; Ecl. 11:9
Espiritual - Transformações; envolvimento na crença é muito pessoal; tem menos dependência moral; satisfação em servir a verdade; pode entender e obter a sabedoria de Tiago 3:17; Sal 119:9; II Tim 2:15

4. Adulto - I Cor 10:31

Físico - Crescido e desenvolvido; usa energia para se estabelecer e capacitar para os desafios da carreira e família; o adulto mais velho aumenta pesos de um corpo em declive junto com responsabilidade pesadas de uma carreira, Sal 90:10, 12
Mental - Capacidade total; razão, mais definida, acompanha as convicções morais e espirituais; juízo é firme e experimentado com mais e mais idade e assim importante para aconselhar os menos velhos; II Tim 1:7
Emocional - Moderação; reconhece o equilíbrio entre os sonhos e a realidade; satisfação com amadurecimento emocional bem controlado; Gal 5:22; tem ajustamentos para fazer com as mudanças que pode vir no termino da vida dos que são amados.
Social - Centrado no lar e com amigos seletos; o novo adulto sofre com estresse forte se não tiver morais e amigos bons já feitos anteriormente; materialismo pode ser uma tentação, Luc 12:15; o adulto mais maduro gosta de fazer parte de organizações
Espiritual - Alicerces Firmados; reavalia pensamentos e convicções religiosos para depois servir como exemplo; Mat.. 6:33; pode influenciar os mais jovens com a sabedoria e experiência ganha na vida; tempo para testar o que aprendeu antes sobre Cristo e a Palavra de Deus, Fil. 3:13,14; Tito 2:13-15.

V. EDUCANDO OS FILHOS - OS MÉTODOS

NÃO É POSSÍVEL DESOBEDECER A DEUS PARA A GLÓRIA DE DEUS

Temos já organizados os pensamentos sobre a educação dos filhos ao ponto de entendermos o que é a educação dos filhos (educação de almas), o assunto da necessidade de autoridade na educação dos filhos, a responsabilidade dos pais nesta educação e a própria natureza dos filhos que precisam receber tal educação.

Agora precisamos de ver os métodos que a Bíblia ensina para que a educação dos filhos seja aplicada. Precisamos mais do que teoria, precisamos a prática. No assunto de obediência aos mandamentos de Deus, o método que empregamos é de sumo importância.

Métodos têm importância. Não é só a intenção que vale. A maneira que atualmente fazemos o que Deus diz é de tanta importância quanta a nossa intenção. Por exemplo disso só precisamos examinar a vida de Caim. Ele deu um sacrifício tanto quanto o seu irmão Abel. Mas, por causa do método sendo errado, Deus não atentou para a sua oferta (Gên. 4:1-7). Imagina também o problema que Noé teria se usou a madeira jacarandá em vez da madeira de gofer como Deus mandou. E se usou outra substancia em vez de betume, ou colocou o betume só num lado e não tanto o lado de fora quanto o lado de dentro (Gen. 6:13-16). Se foi como Deus tratou de Caim, a obra de Noé não seria aceita. Também no caso de Uzá entendemos que o método usado para servir Deus tinha muito mais importância que a sua intenção, mesmo em dia de festa ao Senhor (II Samuel 6:4-7; vede também Saul e os Amalequitas - I Sam 15). Sarai achava que a obra de Deus em dar um filho a eles não dependia de métodos e surgeriu algo que Deus não aprovou. No fim, por causa de não atentar pelos métodos divinos nos mandamentos divinos, temos Ismael, mesmo hoje, habitando diante da face de todos os seus irmãos com a sua mão contra todos e todos contra ele (Gên. 16). No Novo Testamento temos a mesma verdade. Jesus explicou que o amor a Deus é relacionado com o nosso fazer (João 14:15,23). Não há maneira honrosa de desobedecer o mandamento de Deus. Usando os métodos dos homens para substituir, melhorar, ou mudar o que Deus mandou fazer, para Deus é abominação (Marcos 7:6,7; Rom 10:1-3). Jesus é o nosso exemplo em obediência pois Ele fez todo o que foi dado a fazer e fez na maneira que agradou o Seu eterno Pai e assim Ele glorificou a Deus (João 17:4; Fil. 2:8).

Também há métodos que parecem funcionar mas os resultados são pior que a própria correção. Há os que conseguem resultados no controle dos filhos pelo espancamento ou a privação de comida, atenção ou até das necessidades básicas de amor mas os efeitos secundários, muitas vezes nas emoções dos filhos, fiquem danificados pelo resto das suas vidas.

A. Métodos Não Bíblicos

Há inúmeros métodos não Bíblicos de educar os filhos. Quando há intenção de não usar o método de Deus, todo mundo tem uma idéia melhor que o outro. Mas todos os métodos não Bíblicos têm a mesma base: a mente humana, as emoções humanas e a sociedade humana. Se o coração do homem é pecaminoso (Jer 17:9) os métodos que originem dele serão pecamiosos do mesmo jeito.

1. Do Meu Pai - Muitos pais na hora de educar os filhos dependem no que os pais fizeram. A gritaria, manipulação, espancamento, etc., que os pais expressam diante dos filhos na hora de disciplinar é desculpado pela razão, “Meus pais fizeram a mesma”. Se os pais fizeram bem, ótimo, se não, o erro deles espalha por mais uma geração. O raciocínio certo dever refletir na seguinte maneira, “Meus pais disciplinaram segundo a Bíblia?”.

2. Por trocas - Os pais espertos usam idéias espertas. Aqui vem os contratos entre os pais e os filhos. Contratos que requerem obediência são feitos verbalmente ou até por escrito que tem galardões como prêmios de cumprir os contratos. Faça um acordo e eu dou recompensa. Inconscientemente os pais estão ensinando as crianças de ser ainda mais egoístas do que o normal. Elas aprendem de agir certo só por interesse próprio em vez de fazer o certo por que é certo de fazer o certo. Vêem tudo pelos pensamento de só fazer algo se a recompensa para si é satisfatória. Em realidade, querendo crer ou não, o trabalho bem feito é a sua própria recompensa.

3. Emocionalismo - Nesse método, os pais entrem na emoção para conseguiram um comportamento dos filhos mais adequado. Os pais mostram tristeza profunda se algo não for feito de acordo dos seus desejos, ou estimulam o terror no coração dos filhos, provocam vergonha exagerada aos filhos, ou até fazem o oposto: isolam o filho com silencio total. O erro aqui é que não há dialogo com a criança para saber onde seu comportamento foi não aceitável. A maneira para consertar o erro nunca é apresentada para que a padrão de comportamento se corrige. Geralmente um círculo vicioso se repita cada vez que a criança erra com os pais ficando mais e mais distantes dos filhos.

4. Punitivo - Se fez errado, pronto, o castigo é isso ou aquilo. Gritaria horrenda, espancamento, privação de privilegies (assistir TV, jantar, brincar, sair do quarto, etc.) são decretados na hora sem mais sem menos. Esse método é muito popular e tem várias maneiras de ser feita em cada família. Por que esse método é tão popular? A razão é porque esse método não requer nenhum papo dos pais com os filhos, nem paciência, nem tempo para instrução construtiva. O problema desse método como muitos dos outros é que é administrado com raiva na maior parte das vezes. O problema principal não é conhecido, nem tratado para o corrigir.

5. Miscelânea - Este método é reservado para os pais criativos. Um pouco de cada método é usado quando é conveniente. Se o vizinho sugere um método, esse é adaptado sem maiores explicações. Se um programa da TV apresenta um mestre de educação de filhos, estes métodos são adotados já e usados até outra maneira é apresentado. Cada mês é uma maneira assim deixado as crianças sem saber o que devem esperar. Ninguém aprenda consistência e insegurança domina.

B. O Resultado de Métodos Não Bíblicos

Todos os métodos não Bíblicos tratam só o comportamento. Nunca é focalizada a atenção dos pais aos filhos, de maneira correta, a educação do coração da criança. Quando uma criança não é corrigida ou educada conforme a Bíblia ela sofre no caráter numa maneira ou outra. Mesmo que a criança não revela exteriormente os efeitos de ser criada sem principiais Bíblicos, os efeitos existem ou no seu coração ou num lugar n sua consciência.

Quais são alguns resultados dos métodos não Bíblicos?

1. Um dos primeiros resultados é que a criança não aprenda qual é o erro, porquê errou e como deve consertar o erro feito. Se o coração não for educado Biblicamente, o propósito de correção nunca será atingido. Lembra-se que educação de filhos é educação de almas.

2. A Bíblia foi inspirada pelo Criador e assim é o melhor manual de vida. Quando a Bíblia não é usada as necessidades dos filhos não serão supridas adequadamente. As necessidades maiores do filho são ignoradas se o coração não é o alvo da correção. Crianças que estão treinados com métodos não Bíblicos são criadas a serem ignorantes do porquê do seu próprio comportamento e como controlá-lo.

3. Métodos não Bíblicos manipulam o coração da criança a ser mais manhoso, enganoso, sofredor, etc. A correção verdadeira estimulará o coração da criança para sabedoria, virtudes de responsabilidade e auto controle. Nada disso é atingido com métodos não Bíblicos pois o coração da criança está sendo estimulado para egoísmo ou para obedecer só por interesse na maior parte dos métodos não Bíblicos.

4. A criança que está sujeita aos métodos não Bíblicos torna mais e mais distante dos pais. Os pais não são exemplares para seguir quando os filhos estão pequenos, nem são vistos pelos filhos como sujeitos com quais os filhos crescidos desejam conversar.

C. Os Métodos Bíblicos
Provérbios 23:13-19; II Timóteo 3:16

Há duas maneiras de educação de filhos que a Bíblia expressa e as duas cooperam juntas. Um método é comunicação para entender o erro, e a outra é o uso de disciplina para corrigir o erro. Os dois métodos não devem ser vistos como opções mas usados juntos. Um sem o outro resultará em educação desequilibrada.

1. Comunicação - Falando e Escutando
Deut. 6:5-9

Temos estudado O Que Diz a Bíblia Sobre a Comunicação no Lar mas podemos adicionar uns pontos sobre a sua relação com a educação de filhos. Seria bom lembrar que toda e qualquer comunicação no lar tem o objetivo de glorificar Deus. Quando se trata da educação de filhos, um objetivo de comunicação com os filhos deve ser o entendimento do coração. Educação dos filhos no lar é educação de almas. Então nada melhor de conhecer bem o coração do seu filho. Nada melhor para entender o coração do filho do que boa e constante comunicação. Quando os pais entendem porquê os filhos estão agindo de uma maneira ou outra, o processo de educação está melhorado. Entendendo o porquê é de entender o coração do filho. Se a educação não visa o entendimento do coração dos filhos a educação aprimorara só o comportamento do filho. Temos já estudado o fim terrível de visar só comportamento de filhos como o objetivo maior na educação de filhos. Sabe também que educação errada de filhos não só afeita o relacionamento de pai com o filho mas resultaria em filhos que não sabem se entender ou se expressar também. Educação deve visar o desenvolvimento de sabedoria no filho e isso vem pela educação da alma. Comunicação no lar é de suma importância tanto para o relacionamento de marido - esposa como no relacionamento pais - filhos. Comunicação pode ser definida com a capacidade de expressar em maneiras Bíblicas o que se tem no seu coração e entendendo completamente o que um outro pensa e sente.

Comunicação com os filhos leva tempo e flexibilidade sábia. Leva tempo pois troca de pensamentos não é sempre rápido e demora as vezes para realmente entender o que o outro está comunicando. Precisa flexibilidade pois cada vez que se conversa é uma necessidade que precisa ser comunicada.

a. Versículos para contemplar sobre a comunicação
Col 4:6 - exortação
Tiago 3:1-12,17 - os perigos de uma língua não controlada
Tito 2:8 - a importância de conversa sadia
I Tim 4:12 Deut 32:1-4 a beleza de palavras boas

b. Maneiras de comunicar
Há maneiras diferentes de comunicar com os filhos e com os outros que a Bíblia mostra por exemplos. As maneiras diferentes de se comunicar seria as maneiras seguintes:

* Reanimação - Provérbios 27:17; Num 14:7-9; Heb 10:24; 12:12
* Reprovação - II Samuel 12:7-14; Atos 5:3,4,8-10
* Imploração - Provérbios 23:26; 4:14-19; Num 14:7-9
* Instrução - Salmos 119:98-100,104; Provérbios 1:1-6; 23:13-19; II Timóteo 3:16
* Aviso - mostrar o fim de uma ação - Provérbios 12:24; 13:18; 15:1;16:18; 19:15

O tipo de comunicação que usamos na educação dos filhos é de suma importância. Há vez que instrução é necessária, outra vez é o chamar a atenção do filho ao problema que é necessário. As vezes o filho precisa ser avisado do mal que está na sua frente e outra ocasião o filho precisa só uma opinião. Há tempo para reanimar o espírito do filho e outra hora é tempo para ensinar ou mostrar o fim de uma ação ou outra.

Para ajudar com a comunicação com seu filho essas perguntas podem servir como um ponto de partida.

1. O que era a tentação que levou para o erro?
2. Qual seria uma resposta Bíblica diante tal tentação?
3. Qual era o erro da sua resposta que resultou no comportamento errado?

c. Os benefícios de comunicação com sabedoria:

As bênçãos do uso de comunicação no lar podem ser entendidas quando se vê que o lar é o alicerce da sociedade. Um bom habito aprendido no lar é um bom habito praticado na sociedade. Em quais áreas uma comunicação boa pode ajudar a sociedade?

O relacionamento familiar é o primeiro lugar que a comunicação mostra as suas belezas. Quando os filhos estão pequenos, o que rege mais no lar é a força física. Tanto mais velho o filho, menos força física é possível de ser exercitada e mais que a comunicação tem influencia até o ponto que a força física não é mais necessária. Se não tiver comunicação e nem pode a força física ser usada não terão os pais influencia com seus filhos para que os filhos aprendam a sabedoria. Mas tanto mais comunicação que é existente no lar, tanto mais influencia tem os pais com os filhos. Tanto mais influencia que os pais têm com seus filhos, melhor que o filho desenvolve. Um relacionamento familiar que é baseado em boa comunicação Bíblica tende a tornar o relacionamento mais e mais agradável pelo passar dos anos. Conversa honesta quando o filho é pequeno garante conversa boa e continua na adolescência e pelo resto da vida. Também, se o filho está tendo um bom relacionamento no lar, os mau elementos e influencias danosas que existem na sociedade não terão nenhum ponto atrativo sobre ele. Ele pode raciocinar com clareza e determinar o mal que cada amizade não bíblica terá na sua vida.

O próprio filho, como uma parte íntegra da sociedade, beneficia de comunicação sadia no lar. Ele aprenda de escutar e raciocinar para entender que os outros têm para dizerem. Ele torna de ser muito além de só alguém presente no lar, ele torna de ser um participante da vida do lar. Ele sabe ouvir, aconselhar e reprovar os outros pelo conforto, reprovação ou aconselhamento que ele tem recebido dos próprios pais. Também ele aprenda não só como os outros pensam e raciocinam mas ele aprende de se entender. A comunicação que visa revelar os pontos deficientes de uma personalidade e que fornece sugestões Bíblicas para melhorar os pontos deficientes só tem para fazer progredir o auto conhecimento do filho assim exercitado. É fácil imaginar qual proveito tem a sociedade de tais filhos presentes nos lares.

A sociedade beneficia da comunicação Bíblica no lar pois mais cedo ou mais tarde, os filhos tornam de ser os participantes ativos na sociedade. O que ocupa o berço e o grupo escolar hoje são os empregados ou empregadores; cidadãos ou governantes; professores sou alunos; comerciante ou consumidor; integrantes de lares, da sociedade amanhã. O que os filhos aprendem no lar que é saudável e sábio, levem eles para aonde eles vão na vida e assim a sociedade recolhe os frutos de prudência, sabedoria e os virtudes morais que foram plantados e amadurecidos no lar.

2. A Vara - Correção prática
Hebreus 12:5-8

A comunicação em si não pode ser separada da vara. A comunicação explica o porquê a vara precisa ser usada e a vara reforça a necessidade de dar atenção à comunicação. Quando um destes métodos Bíblicos é separado do outro uma educação desequilibrada é o resultado. Mesmo que a comunicação toma tempo, processos mentais e angustia de espírito, o método de comunicação é o método mais fácil dos dois. Todavia é o uso da vara que faz que o filho queira ouvir e prestar atenção à comunicação.

As opiniões da sociedade sobre o uso da vara podem ser diferentes da instrução Bíblica. Todavia, a educação Bíblica do lar não tem a sua origem nas opiniões da sociedade e as necessidades básicas dos filhos e os princípios Bíblicos não mudam com os tempos. Se a voz da sociedade for o mais importante que a verdade absoluta da Palavra de Deus a sociedade ficaria numa confusão total pois cada geração desenvolve uma filosofia própria sobre o assunto. Até no decorrer de uma mesma geração, pode surgir muito mais do que uma filosofia popular para a educação de filhos no lar. Hoje a sociedade é sensível às necessidades de crianças e à realidade de crueldade praticada contra elas. A atitude hoje dita que qualquer trato seja verbal, mental ou física, que estimula a criança a chorar ou para ser menos do que completamente feliz é diabólico. Se a historia for estudada seria entendido que o que a sociedade desenvolve repete os mesmos erros de Adão e Eva. Por não crêem no que disse Deus, fizeram o que era certo nos próprios olhos e assim resultou em medo, vergonha e morte para toda a sociedade. O coração do homem é enganoso (Jer 17:9). Se a sociedade, o coração do homem, for a fonte de instrução na educação de filhos no lar, só confusão resultará. Não é isto evidente já na nossa sociedade suficientemente para nos indicar a necessidade de olhar à uma outra fonte além da esperteza da sociedade em geral? A Bíblia nos dá essa instrução e exemplo no próprio Deus (Heb 12:5-8).

Devemos entender que toda e qualquer correção corporal não é abusiva. O uso da vara não é sinônimo com maus tratos. Por causa de excessos em uma minoria de casos, o principio é julgado como perigoso. Imagina se a mesma lógica que a sociedade usa com o uso da vara na educação de filhos no lar fosse usada com o uso de facas na cozinha. Por ter uma faca na cozinha, e por causa de facas serem usadas muitas vezes em crimes, o uso de uma faca na cozinha é um crime, e quem usa uma faca por qualquer razão é um criminal.

A verdade, pela natureza dela, é fixa, sólida e segura. Quem tem a verdade absoluta como alicerce tem estabilidade. A verdade oferece garantias estáveis pois ela é imutável. É de suma importância que o que diz a Palavra de Deus sobre o assunto do uso da vara seja avaliado para que tenha uma educação de filhos no lar bem ordenada.

a. A Necessidade da Criança Indica o Uso da Vara
Salmos 51:5; 58:3; Romanos 5:12

É necessário lembrar que o ser humano já nasce com uma natureza pecaminosa. Por isso nenhuma criança, porém, é neutra. Toda criança age segundo o que há no coração (Mateus 12:34). Por causa da criança tendo uma natureza pecaminosa o que ela precisa principalmente não é só direção ou informação. O problema principal do ser humano não é a falta de uma oportunidade, higiene, modelos virtuosos, escolaridade ou consultas psicológicas. O problema principal de toda criança é que é uma pecadora (Romanos 3:23). Pela razão da criança ser uma pecadora é um fato que se ela for deixada a si, só trará vergonha para aquele que a trouxe no mundo (Provérbios 29:15). É ingenuidade pensar que uma criança, deixada à sua natureza desejará a submeter-se à autoridade no lar, escola ou na sociedade. Os desejos e paixões naturais de qualquer criança nunca levarão ela a crucificar o seu “eu quero” para o bem de outrem. A natureza pecaminosa leva todos os pecadores sempre a querer satisfazer a si em primeiro lugar.

Por ter a criança uma natureza pecaminosa um controle de fora é necessário para ser aplicado que é eficaz a estimular a criança pensar diferente do que dita a sua natureza. Podemos crer que o que Deus estipula para este controle, que é a o uso da vara em junção com a comunicação, é um controle e estimulante perfeito e bem eficaz para ajudar transformar uma vida de tolice para descanso de alma. Veremos seguinte a função da vara.

b. Os Benefícios da Vara
Hebreus 12:5-11

Deus tem instituído correção corporal não só para contrabalançar a tolice da natureza pecaminosa mas para transformar o correção num coração sábio (Prov. 22:15). Se vamos educar os filhos conforme o que diz a Bíblia o uso da vara vai ser usada, e isso desde cedo (Prov. 13:24).

Os exemplos de Deus mostra que só a correção produz os frutos pacíficos de justiça (Heb 12:11). Manipulação, emocionalismo, punição ou outros métodos não Bíblicos só produzem agudeza ou sutileza ainda pior de espirito na criança exercitada por eles. O uso da vara produz sabedoria (Prov 29:15) ao ponto de até salvar a alma (Prov. 23:14). A vara comunica amor (Prov 13:24) sem nenhuma possibilidade de machucar a criança psicologicamente. Para entender que o uso da vara não é crueldade pode contemplar o fato que uma criança que é disciplinada com o uso da vara junto com a comunicação desenvolve sabedoria e um estilo de vida que trará descanso para os que a educam (Prov. 23:13). Crueldade nunca produzirá tais frutos.

c. A Natureza Correta da Vara

O uso da vara mostra fé na parte dos pais. O uso da vara não é uma invenção da natureza pecaminosa dos pais. Vem de Deus. Se os pais aplicam os que a Bíblia estipula é só porque os pais estão crendo na Palavra de Deus e obedecendo ela. Os pais usa a vara pela fé sem ver os efeitos positivos da correção corporal. Pelas obras dos pais, a fé é manifestada (Tiago 2:20,22).

O uso da vara mostra o amor que os pais têm para com o filho (Prov. 13:24; Heb 12:5,6). Quando os pais usam a vara eles não estão desesperados e sentem que não têm outra opção. Eles usam a vara por que têm esperança que a vara trará bênçãos para o filho. O filho, pelo tolice do pecado, tem se distanciado dos seus pais, desrespeitado a sua autoridade, quebrado as regras que eram para ser para a sua própria segurança e bem. A correção que é eficaz e instituída por Deus traz o filho de volta ao conhecimento do amor dos pais, ao bem relacionamento com os pais e de volta ao lugar que é seguro.

O uso da vara é uma atividade física (Prov 23:13, “fustigares com a vara”. Fustigar significa de bater com vara; vergastar, acoitar (Dicionário Eletrónico Aurélio). O uso da vara não é um escape emocional ou uma maneira dar expressão à frustração ou ira. É puramente uma atividade de correção mas física Por ser física e controlada pelos que amam o filho (propriamente serão os pais) a emoção psicológica não é exercitada. Por ser física a correção dificilmente torna de ser emocional pois ameaças emocionais, espirituais, psicológicas ou até outras formas de corrigir fisicamente estão dispensadas junto com todos os outros métodos não Bíblicos quando o uso ordenado da vara é aceita como a forma correta de correção.

d. A Natureza Errada da Vara

Para ter uma certeza que este assunto é bem claro queremos entender que há atitudes sobre a vara existentes no mundo que não são atitudes Bíblicos. Deve ser bem entendido que o que o homem inventa ou opina raramente é o que a Bíblia ensina.

A correção com a vara não é o direito de mostrar a ira sem controle. Tiago 1:20 diz que “a ira do homem não opera a justiça de Deus.” E por isso a ira pecaminosa não é uma forma aceitável de corrigir um filho, com ou sem a vara.

A correção corporal que a Bíblia ensina não é o direito de bater no filho qualquer hora por qualquer coisa. A vara, para ser usada Biblicamente, é para ser usada só na hora de disciplina e isso para corrigir um erro. O uso indeterminado da vara provocaria o filho à ira e semearia confusão algo que a Bíblia manda que os pais não fazem (Efés 6:4).

A correção Bíblica com o uso da vara não é só punitiva. O objetivo do uso da vara não é de causar dor, nem é uma maneira aceitável ter vingança. O uso da vara causa dor e é em resposta ao erro praticado pelo filho mas punição não é o porquê da vara. O objetivo correta é correção.

e. Atitudes Contra o Uso da Vara

Por Deus criar o homem com caraterísticos de raciocínio o homem tem opinião sobre tudo. Por ter o homem caído no pecado, o raciocínio humano é contaminado (Jer 17:9; I Cor 2:14). Por causa do fato do homem ser um pecador ele não abraça o que é de Deus facilmente. Por isso o homem tem atitudes contra o uso da vara.

Uma das atitudes mais citadas é que um pai ou uma mãe não pode usar a vara porque ama o seu filho demais. É fato que o uso da vara é difícil. É difícil controlar as emoções e obedecer Deus no que trará lagrimas para o filho. Mas quem os pais estão dizendo que amam demais não é filho. Quem é que beneficia temporariamente os efeitos por não aplicar a correção? São os pais. O filho não tem beneficio positivo por não receber os frutos positivos da vara. O filho continua distanciado dos pais, continua não sentindo o amor pelos dos pais, não vê um exemplo de fé na Palavra de Deus pelos pais e é vitima de métodos não Bíblicos para a sua correção. Os pais que não usam a vara não precisam gastar o tempo necessário para usar a vara, exercitar a fé na Palavra de Deus e eles economizem o trabalho das suas próprias almas em ver os filhos chorarem. Quem os pais amam demais por não usar a vara são eles mesmos e não os filhos (Prov. 13:24; Heb 12:6; Apoc 3:19).

Uma outra atitude para não obedecer a Deus no uso da vara é que os pais têm medo de machucar. Para isso é só determinar qual é a maneira correta e julgar acima disso. Pela Bíblia podemos ser tranqüilos pois ela afirma que os exercitados pelo uso da vara experimentarão os frutos pacíficos da justiça (Heb. 12:11) e nunca precisam de ter o medo que de morrer pelo uso da vara (Prov 23:13).

Uma outra atitude citada para não usar a vara é o medo de criar rebelião no coração do filho. Para entender bem a rebelião (ou qualquer outra tolice) devemos perceber de onde ela vem. A Bíblia diz que a tolice vem de um coração não corrigido (Prov 22:15). A vara afugenta a tolice e dá sabedoria ao coração, nunca o contrário (Prov 29:15).

Uma atitude que parece mais correta nos olhos do homem e pelos pais que ‘testaram’ o uso da vara é que ela não funciona. A falta da eficácia da vara não é a culpa da vara em si mas sim na falta de aplicar a vara corretamente. Ou os pais tem sido inconsistente no uso dela, ou não têm usado a vara com a força necessária para penetrar a roupa externa. Pode ser que a vara tem sido usada com raiva também. Ou a Bíblia é verdadeira quando ela afirma que a vara afugentará a tolice do coração do filho (Prov 22:15) ou ela é mentirosa. Se é verdadeira, a falta está em quem usa a vara e não nas instruções Bíblicas sobre o uso dela. A última atitude que é contra a lei é a única que parece que tem base boa. Em verdade qualquer excesso é contra a lei. O uso controlado e adequado da vara não é contra qualquer lei. É verdade que a opinião publica acha que não é possível usar a vara sem mal tratar o filho, mas os que usam ela de acordo com a Bíblia já sabem diferente. Sabem que a disciplina aplicada no lugar certo na maneira certa não traz problema a ninguém e sim produzem frutos pacíficos que é descanso à alma. Todavia, para não atrair atenção não favorável quando essa forma de correção for usada seria melhor usar num lugar privativo e sempre com calma. Manejando bem a Palavra de Deus não traz ninguém a sentir a vergonha (II Tim 2:15; Tito 2:7,8).

f. O Uso Acadêmico de Correção com a Vara
I Cor 14:40, “Mas, faça-se tudo decentemente e com ordem.”
Col 3:17, “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus pai.”

Quando uma criança tem manifestada que não respeita as palavras de autoridade, ou em atitude ou em ação, nenhuma quantidade de palavras trará respeito para o seu devido lugar. É hora de aplicar a vara. Não é a hora de avisar, ameaçar ou de manipular as emoções. Rebelião é presente e todos os frutos amargos de tal atitude virão para o filho se medidas de correção não venham. É hora de afugentar a estultícia do coração da criança (Prov 22:15); de livrar a sua alma do inferno (Prov 23:14); de dar sabedoria (Prov 29:15) de mostrar o seu amor como o Senhor mostra o Seu amor (Prov 13:24; Heb 12:6,7; II Sam 7:14). Nenhum destes frutos virão sem o uso correto da vara.

Primeiro, procure um lugar de privacidade onde a criança e o pai ou a mãe podem dialogar e administrar a vara sozinhos. O propósito da correção não é de humilhar a criança na frente da família ou dos seus amigos. A dignidade da criança pode ser preservada se a disciplina corporal é administrada corretamente num lugar que não é público.

Em segundo lugar, comunicação com a criança é necessária. É necessário que a criança entenda antes da aplicação da correção exatamente o que foi o erro. Específicos exemplos do que a criança fez de errado devem ser conversados até a criança reconheça o porquê da correção. Que tudo fica bem esclarecido e explicado faz que a correção seja para ações especificas e não para atitudes em geral (crianças com mais idade pode entender generalidades, mas crianças pequenas precisam exemplo específicos). A comunicação deve incluir a razão exata porque a correção está sendo aplicada. Pode ser explicado assim: ‘O erro (nomear o erro) foi feito e a Bíblia ensina que o fruto deste erro é destruição. A Bíblia manda que os pais corrigem a rebelião no filho para que ela seja submissa.’. Durante o tempo da conversa seria até recomendável dizer exatamente quantas vezes o pai, ou a mãe vão aplicar a vara naquela instancia.

Em terceiro lugar, preparação do lugar e a aplicação da vara. A vara deve ser aplicada no lugar apropriado da criança. Nos ombros ou nas pernas, nos braços ou num outro lugar não são lugares apropriados. O lugar apropriado é o lugar mais almofadado no corpo: o assento. Tirando qualquer roupa deste lugar é recomendável. A preparação do lugar e a colocação da criança sobre os joelhos de quem está administrando a correção e a aplicação da vara não leva muito tempo.

Em quatro lugar,a comunicação com a criança é tido outra vez. Afirmação do seu amor pela criança pode ser comunicada agora e a transmissão da idéia de bater a criança com a vara não é gostoso para os pais. A comunicação da esperança que tal ato não precisa ser repetida logo pode ser expressada agora também. Restauração de relacionamento é um objetivo da correção e nunca a vingança por atos feitos.

Por último, uma avaliação deve ser feito pelo administrador da correção. A Bíblia promete a produção de frutos pacíficos nos que estão exercitados suficientemente com a vara (Heb 12:11). Se a criança tem estes frutos (submissão, tristeza pelo mal feito, etc.), a avaliação é positiva e o tempo da correção termina. Porém, se ainda existe atitudes de raiva, rancor, mal gosto ou rebelião, a avaliação é negativa e o tempo da correção ainda não terminou. Quem está aplicando a correção deve avaliar se a vara está sendo usada adequadamente e se a sua própria atitude está em ordem. Se forem feitos erros, devem ser corrigidos naquela hora. Se o administrador errou e bateu em ira, perdão deve ser procurado. A avaliação deve examinar a atitude do corrigido também. É possível que a correção tem que continuar a partir do segundo passo e seguir outra vez pelo terceiro e quatro passos até que tenha os frutos pacíficos de justiça e de sabedoria em evidencia. Se a sabedoria não foi ensinada, a correção não foi completa. A continuação da correção até que tenha o objetivo da correção (correção de atitude e de ações) mostra que não é a sua ira que está precisando ser apaziguada mas sim, o erro da falta de submissão e respeito à autoridade da criança.

Para finalizar o tempo da correção, oração é recomendável entre os participantes. O princípios Bíblicos de correção para desobediência, perdão divina e salvação em Cristo podem ser relembrados em oração.

Lembra durante a administração acadêmico da vara que os métodos de correção Bíblica incluem tanto comunicação quanto a vara.

VI. Os Filhos Problemáticos
Eclesiastes 10:10, “Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.”

Há muitos os casos quando os pais aprendem o que a Bíblia ensina sobre a educação dos filhos depois que os filhos crescem além da idade melhor para corrigir. De certo estes pais têm educado os seus filhos, só não conforme os princípios Bíblicos. Os hábitos formados só podem ser modelados com paciência mas há esperança se a sabedoria Bíblica for usada.

Um entendimento claro do erro deve ser entendido pelos pais. Os pais devem saber exatamente onde e na qual medida foi a omissão de aplicar os princípios Bíblicos por eles.

Sabendo estes fatos é necessário deixar os filhos a par dos erros que os pais deixaram acontecer pela ignorância do que é certo. Os filhos podem ser contados os pontos específicos que os pais erraram e como os filhos foram privados de aspectos positivos nas suas vidas pelos erros dos pais. A maneira que os filhos podiam ser ajudados se a submissão à autoridade fosse estipulada como regra quando eles eram crianças deve ser revelado.

A procura de perdão dos filhos pela omissão dos pais deve ser estimulada.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará,
mas o que as confesse e deixa, alcançará misericórdia.”
Provérbios 28:13

Para não continuar no erro mudanças por necessidade virão acontecer no lar. Tudo deve ser elaborado: Quais mudanças devem acontecer, qual comportamento é aceitável e qual que não é aceitável, quais atitudes devem ser modificadas, etc. Explicações claras e bem objetivas devem ser feitas.

Uma determinação de como o comportamento não aceitável vai ser tratado no futuro precisa ser decidido junto com os filhos. Entendimento entre todas as partes é primordial.

Consistência na conduta dos pais é necessária pois são os pais que estão se corrigindo também. Os pais precisam andar segundo princípios novos tanto quanto os filhos. Se o objetivo é só mudar os filhos, é melhor nem começar mudar os hábitos deles. Mas se há um sincero arrependimento entre os pais para com Deus e uma tentativa honesta de corrigir o erro, os filhos identificarão com essa atitude e com tempo serão salvos dos erros do passado.

Paciência é a palavra chave. É difícil para uma família mudar hábitos. Terá uma batalha entre a colocação dos princípios divinos em primeiro lugar e a manutenção dos princípios humanos. Oração e sabedoria divina é necessária. A leitura e estudo da Palavra de Deus junto com a família deve ser instituído pois ajudará muito na transformação de atos de loucura para atos de sabedoria. Um relacionamento com Deus pode ser cultivado entre todos no lar e com tempo, de pouco em pouco, a modificação será feita.



Autor: Pastor Calvin Gardner
Fonte: www.obreiroaprovado.com

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