terça-feira, 25 de dezembro de 2012

[Cristologia] JESUS CRISTO É O SENHOR


"Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a
quem vós crucificastes. Deus o fez Senhor e Cristo".
Atos 2:36.

INTRODUÇÃO:

Jesus Cristo é o Senhor. A Bíblia ensina que um homem não pode aceitar Jesus como Salvador a menos que deseje também aceitá-lo como Senhor. O próprio Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me" Lucas 9:23. Jesus falou assim de forma que, os que quisessem segui-lo, compreendessem que o Cristianismo nem sempre é fácil. Muitas vezes os seguidores de Jesus têm dificuldades e enfrentam grandes perigos. O próprio Jesus experimentou todas essas coisas e, por fim, a própria morte, da maneira mais cruel possível - crucificação. Como seguidores de Cristo devemos ter desejo de andar nos caminhos de nosso Senhor e fazer a Sua vontade não obstante o que isso nos possa custar.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA "SENHOR"

Na Bíblia a palavra "Senhor" tem um alto significado. É mais do que simplesmente um título recebido por herança. Ao empregar apalavra "Senhor" a Bíblia quer dizer o seguinte: Quando se é senhor de qualquer coisa, tem-se inteira autoridade sobre ela. Pode-se fazer dela o que se quiser.
Se você comprar uma bicicleta fica sendo proprietário, o dono, o senhor da bicicleta. Você tem autoridade para dizer como deve ser usada e o que deve ser feito com ela. Meditemos agora, sobre o domínio de Jesus Cristo.

JESUS E SENHOR DOS CRENTES

Desejamos chamar a atenção para duas razões pelas quais Jesus é Senhor dos crentes:

1. Jesus é Senhor dos crentes porque pagou o preço para os redimir do pecado e do eterno castigo. Em l Coríntios6:19-20 lemos as seguintes palavras: «Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço». Ainda podemos ler na epístola de l Pedro 18-19: «Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais mas com o precioso sangue de Cristo, como deum cordeiro imaculado e incontaminado». Portanto, vemos que Jesus tem autoridade sobre a vida de todos os crentes por meio da Sua morte na Cruz.
2. Jesus é Senhor dos crentes porque toda a pessoa que se arrepende e O aceita como Salvador também O aceita como Senhor. Uma das coisas exigidas aos crentes nos dias do Novo Testamento era confessar Cristo como seu Senhor. Ler Romanos 10:9. Vemos também que todos os crentes compreenderam o domínio de Jesus ao lermos I Coríntios 8:6: "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele".

OS CRISTÃOS DEVEM OBEDECER A JESUS COMO SEU SENHOR

Pessoas há que desejam confessar Jesus como Senhor, mas só de lábios. Cristo não aceita isto. Em Lucas 6:46 Jesus faz uma pergunta. «E porque me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis oque eu vos digo?» Jesus falou ainda acerca do mesmo assunto em Mateus 7:21: «Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus».
A pessoa que verdadeiramente recebeu Jesus como seu Salvador também O recebeu como Senhor de toda a sua vida O crente, logo que conhece a vontade de Deus, esforça-se por cumpri-la. É impossível falar de todas as coisas que o Senhor quer que façamos. Contudo mencionaremos algumas
1. Jesus quer que o crente O confesse como Salvador e Senhor. O Cristão não deve envergonhar-se de Jesus. Ler Mateus 10:32-32.
2.Jesus quer que a vida do crente seja vivida de tal maneira que os homens possam glorificar a Deus. Ler Mateus 5:14-16.
3. O trabalho do crente e as suas diversões devem estar de acordo com a vontade de Deus. Ler I Coríntios 10:31.
4. Jesus tem um plano para o matrimônio cristão e o comportamento no lar. O crente deve ler a Bíblia, aprender os seus ensinamentos e segui-los. Começar por ler Efésios 5:22-23; 6:1-4.
5. Jesus é Senhor do dinheiro do crente. Uma décima parte do seu dinheiro deve ser dada para o trabalho de Deus. Ler Hebreus 7:8.O restante deve ser gasto de maneira que agrade a Deus.
6. Jesus é Senhor do tempo do crente. O crente não deve ter o seu tempo de tal forma ocupado que não possa ler a Bíblia (II Timóteo 2:15), orar (Mateus 26:41), e ir à igreja (Hebreus 10:25).
7.Jesus quer que cada crente fale a outros sobre Ele e o caminho da salvação. Ler Mateus 28:19-20.
8. Jesus quer que cada crente seja batizado e ocupe o seu lugar na igreja. Leia como os salvos procederam nos dias do Novo Testamento. Ler Atos 2:37-47.

NO ÚLTIMO DIA TODOS RECONHECERÃO JESUS COMO SENHOR

É verdade que muita gente recusa recebê-lo como seu Salvador e Senhor. Alguns até riem do crente que vive de acordo com a vontade do Senhor Jesus Cristo. Um dia essas pessoas saberão quanto erraram. Ler Filipenses 2:5-11. Quando comparecerem perante Jesus no dia do Juízo e O virem sentado no trono, pronto para julgá-los, então terão conhecimento do seu grande erro. Mas o dia do arrependimento terá passado.
No último dia o Senhor Jesus receberá os que O aceitaram como Salvador e Senhor enquanto viveram na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails