quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

[Cristologia] JESUS É O SALVADOR


"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."
Mateus 1:21.

INTRODUÇÃO:

Jesus morreu como cordeiro de Deus por causa dos nossos pecados. Esta é a razão por que o chamamos "Salvador". Nesta lição vamos estudar Jesus como Salvador e a salvação que Ele liberalmente dá a todos que se arrependem dos seus pecados e nEle confiam.

JESUS E O ÚNICO SALVADOR

Muitas vezes se faz a seguinte pergunta: "Se um homem pertencer a outra religião tal como o Maometismo, o Hinduísmo. etc. Não poderá ser salvo? ". De acordo com a Bíblia a resposta é: "Não. Jesus, o Filho de Deus, é o único que pode salvar".
Suponhamos que um homem queira ir de Belém para Brasília. Escolhe o caminho errado. Ao chegar a Estreito, em vez de seguir pela Estrada do Sul que conduz a Brasília envereda pela estrada Transamazônica. Ele crê sinceramente que percorre o caminho certo. Entretanto jamais chegará a Brasília. Muitas pessoas são como esse homem: são sinceras, mas estão erradas. Em Provérbios 14:12 lemos estas palavras: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele é o caminho da morte".
Jesus diz claramente que nenhum homem pode ir a Deus senão por Ele. João 14:6.
Em Atos 4:12 lemos: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".
Esta passagem das Escrituras ensina-nos que, se alguém confiar noutro para a salvação que não seja Jesus Cristo, erra o caminho.

JESUS NOS LIVRA DO PECADO

Agora, o que precisamos saber sobre Jesus como Salvador é que Ele nos livra do pecado. Muita gente julga que, por se tornar crente, está livre de todas as doenças e preocupações. Por isso, quando sobrevêm as dificuldades ou a doença pensam que Jesus não fez por elas o que devia fazer Isto porque compreenderam mal a espécie de Salvador que é Jesus. Ao lermos, na Bíblia, a vida dos discípulos de Jesus, vemos que eles sofreram muitas aflições Alguns foram açoitados. Outros, encarcerados. Outros até foram mortos Essas coisas lhes aconteceram porque seguiam realmente a Jesus e não porque tivessem feito algum mal. Mas eles não se queixavam. Sabiam que Jesus os tinha livrado dos seus pecados e que iriam gozar uma vida eterna com Ele, no lar celestial.

Vamos agora meditar sobre a salvação do pecador.

1. JESUS NOS LIVRA DO CASTIGO DO PECADO – ler Mateus 25:46; Lucas 16:19-31; Apocalipse 20:11-15.Nestas passagens vemos que há um lugar de tormento eterno para os que recusam fazer a vontade de Deus, preferindo andar em seus pecados. Essa eterna punição é o salário do pecado ou o castigo do pecado. Jesus morreu na cruz e sofreu em nosso lugar para que não tivéssemos de suportar o castigo dos nossos erros. Vemos, assim, que Jesus nos livra do castigo do pecado.
2. JESUS NOS SALVA DO PODER DO PECADO - As pessoas que se esforçam por viver uma vida sem pecado em breve ficam convencidas de que o pecado tem grande poder. Verificam que não têm força suficiente para afastar de si as suas próprias falhas.

Quando uma pessoa se torna cristã, Jesus salva-a do poder do mal. Daí em diante, o Espírito Santo vai habitar no coração do crente. Assim, o crente é capaz de vencer o pecado em virtude do poder de Jesus que nele habita. Filipenses 4:13.

3. JESUS NOS LIVRA DA PRESENÇA DO PECADO - O homem que não é crente ama o pecado. Ele procura os caminhos do mal. Ama talvez as tabernas (vendas, bares, boates, etc.), o jogo, o adultério ou qualquer outro pecado. Se não tivesse oportunidade de pecar o homem perdido seria muito infeliz.

Mas o crente é diferente. Ele tem um novo coração. Ele deseja que a vontade de Deus seja feita na sua vida. Por isso, a presença do pecado é um grande sofrimento para ele. Um dia, porém, Jesus livrará os cristãos da presença do pecado e dos tormentos ocasionados por ele. Jesus arrebatará os cristãos a fim de viverem com Ele no céu para todo o sempre. No céu não haverá enfermidade, tristeza, morte, fome ou sofrimento - ler Apocalipse, capítulos 21 e 22. Tudo será alegria e felicidade no lugar que Deus tem preparado para os seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails