quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

[Cristologia] JESUS É JUIZ


"E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo".
João 5:22.

INTRODUÇÃO:

Pessoas há que procedem como juízes nestes dias. Pode haver surpresa, contudo é a verdade. Todos os dias ouvem falar de Jesus Cristo. Que Ele morreu por elas e como devem arrepender-se e aceitá-lo como Salvador e Senhor. Ao fazer a decisão agem como juízes de Jesus. Alguns julgam que Jesus é o Filho de Deus, que morreu pelos seus pecados e se arrependem e confiam nEle. Outros julgam o contrário. Rejeitam-no.
A Bíblia fala-nos dum homem que julgou Jesus. O seu nome era Pôncio Pilatos. Ele teve conhecimento do caso do mestre e perguntou: "Que farei então, de Jesus, chamado o Cristo? "Ao ouvir a multidão gritar que Jesus devia ser crucificado Pilatos foi da mesma opinião e consentiu na morte de Jesus. Cometeu o erro de permitir que os inimigos de Jesus decidissem como deveriam julgar o Filho de Deus.
Embora as pessoas estejam julgando a Jesus nestes dias, a Bíblia nos diz que virá o dia em que Cristo julgará todas as pessoas. Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre Jesus como Juiz. À medida que estudarmos, talvez no nosso espírito surjam perguntas sobre o dia do juízo. Devemos compreender que a Bíblia não nos fornece todos os detalhes sobre esse dia porque não é tal o seu propósito. A Bíblia nos faIa do Juízo a fim de nos prepararmos para essa ocasião. O mais importante é sabermos a forma de preparação para o dia do Juízo e não os pormenores acerca de quando será e assim por diante.

JESUS RESSUSCITARÁ TODAS AS PESSOAS NO ÚLTIMO DIA

Ler cuidadosamente João 5:26-30. Consideremos agora algumas verdades que esta passagem nos ensina:
1. Deus deu a Jesus autoridade para julgar. Versículo 27.
2. Jesus julgará com justiça. Versículo 30.
3. Todos serão ressuscitados a fim de poderem comparecer no dia do Juízo. Lá estarão o grande e o pequeno, o rico e o pobre, o bom e o mau. Os povos de todas as tribos lá estarão. A Bíblia diz: "Porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros sairão para a ressurreição". Versículo 28.

TODOS SERÃO REUNIDOS NO LUGAR DO JULGAMENTO

Ler cuidadosamente Mateus 25:31-46e Apocalipse 20:11-15.Uma vez mais as Escrituras nos dizem em linguagem clara, que todos deverão comparecer ao julgamento. Ninguém escapará. Vejamos algumas coisas que hão de acontecer a essa altura.

1. Será feita separação. Mateus 25:32-33.

Esta separação será feita segundo a espiritualidade do povo. Nesta passagem das Escrituras, as ovelhas são apresentadas como símbolo dos crentes; os bodes como símbolo dos perdidos. Serão separados antes que qualquer palavra seja pronunciada com respeito às suas boas ou más ações. Serão colocados num ou noutro grupo conforme o que forem. Cristo então observa as obras destes dois grupos. Eles revelam a sua condição de salvo ou perdido. As suas obras, não as palavras, mostram a sua verdadeira condição espiritual.
Em Apocalipse 20:11-15 lemos também que haverá uma separação. Aqui é empregada uma figura de retórica diferente para ensinar a mesma verdade. Os perdidos (não salvos) terão todas as suas obras escritas num livro e serão julgados segundo essas mesmas obras. Os crentes terão os seus nomes escritos no Livro da Vida.
Há uma coisa que devemos compreender antes de prosseguir, é que neste julgamento não será cometido erro. Toda a verdade será conhecida. O próprio Jesus será o Juiz.

2. Os crentes receberão a vida eterna.

Jesus torna bem claro que as suas ovelhas, todos os que têm o nome escrito no Livro da Vida, viverão eternamente com Ele. Todos os que aceitaram Jesus como Salvador e Senhor enquanto viveram na terra serão aceitos por Jesus naquele dia.

3. Os que não forem crentes serão julgados segundo as suas obras e lançados no lago de fogo.

Algumas passagens das Escrituras dizem-nos que o homem é condenado por não acreditar no nome de Jesus. Ler João 3:18.Vamos considerar o seguinte: Suponhamos que um homem tenha cometido um crime. Ele é preso e levado perante o juiz. O juiz inteira-se do caso e considera o homem culpado O homem deve pagar tantos reais de multa ou ir para a prisão. Nessa altura aparece um amigo do réu que quer pagar a multa. Porém o homem recusa que alguém pague a multa por ele. Então o juiz diz: "Muito bem, se você recusa ser ajudado deve ir para a prisão". E assim o homem é levado para a prisão. Falando acerca do caso alguém poderá dizer que o homem foi preso pelo crime que praticou. Uma outra pessoa poderá afirmar que o homem foi preso porque recusou a ajuda que lhe ofereceram. Ambas falam a verdade. O homem foi condenado pelo seu crime. Permaneceu sob condenação porque recusou a ajuda que lhe foi oferecida.
O mesmo se passa com o homem perdido. Ele é condenado pelos seus pecados. Jesus, ao morrer na Cruz em lugar do homem perdido pagou o preço dos seus pecados. Se o homem recusa a salvação que Jesus lhe oferece, permanece sob condenação porque o rejeitou. Não existe qualquer outro remédio ou esperança para o homem que rejeita a salvação que Jesus oferece.
           O homem que rejeita Jesus enquanto vive aqui na terra, um dia terá de ir à Sua presença. Jesus será o seu juiz. Se rejeitou tudo quanto Jesus fez por ele então Jesus, o Justo Juiz, o rejeitará nesse dia. Será então lançado no lago de fogo, um lugar de eterno castigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails